quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Alquimia da Amizade



Carlos Magnus da Costa de Souza




A conquista de tudo o que queremos alcançar na nossa existência, depende do que fazemos para alcança-la. E, muitas vezes, precisamos rever nosso conceito de como proceder com o nosso Semelhante.
A Palavra-Chave que traduz esta conduta está nesta palavra: Transformação, tanto exterior quanto interior. Uma boa imagem, bons pensamentos, palavras de Amizade e atos de generosidade para com os outros, é fundamental para que os outros percebam a nossa mudança.
Para alcançarmos esta Transformação é preciso trilhar o Caminho do Amor e da Paz de Espírito, que na maioria das vezes, torna-se difícil, pois buscamos esta Transformação sem que tenhamos a devida correção daquilo que fazemos de errado e que não queremos deixar de lado.
Mas, quando observamos nossa conduta e com muita Boa Vontade verificamos o erro que estamos cometendo com nossa aparência, é que procuramos através dos procedimentos existentes, a nossa Transformação.
A Alquimia da Amizade começa quando nos tornamos Amigos Verdadeiros do nosso Corpo, quando nos amamos de Verdade, pois só podemos Amar Verdadeiramente quando deixamos que nossa Vida seja pautada no Amor (Deus). Só amaremos verdadeiramente o nosso próximo, se antes nos tornemos Amigos de nosso Corpo. Só amaremos a Deus quando amarmos verdadeiramente nosso próximo e quando aceitarmos de verdade nossa aparência.
A pior coisa que pode acontecer ao Ser Humano é ele negar a ser aquilo que ele é. O Homem e a Mulher para terem Boas e Verdadeiras Amizades precisam ser Amigos de Si mesmo, fora disto todo seu relacionamento é condicionado à superficialidade.
Uma frase Antiga diz claramente que é preciso conhecer a Si mesmo; ela é verdadeira, pois no momento que conhecemos a nós mesmos, descobrimos que somos fruto do Amor do Deus Verdadeiro; e, assim, começaremos a maior de todas as Transformações que é a aceitação de sermos parte da Essência Criadora, e, depois disto, aí sim, seremos observadores e guias da nossa Felicidade.
Esta Transformação só será possível quando descobrirmos que este Potencial é tangível e também possível, através da nossa Abertura ao próximo, dando o melhor de nós ao outro, resguardando a nossa individualidade.
A Bíblia, no Novo Testamento, traz a Mensagem de Paz, Amor e Prosperidade, sempre que Jesus Cristo, vendo a necessidade da Mudança de Vida dos Homens e Mulheres, deixou nos Quatro Evangelhos a forma mais Perfeita e Justa deles terem suas vidas Transformadas. Esta mudança que Jesus Cristo deixou em suas Pregações, demonstra a Vontade que Ele tinha, teve e sempre terá de ver o Ser Humano a Imagem e Semelhança Dele.
Na nossa existência muitos acontecimentos nos entristecem e fazem com que fiquemos fechados a novos relacionamentos. A princípio poderemos estar agindo corretamente, mas a essência do Ser Humano está na Amizade.
Existe um Fundamento Cabalístico que diz que devemos estar preparados para as adversidades da Vida, pois nelas encontramos sempre motivos para crescermos e nos Transformarmos de Ativos para Pró-Ativos (ao invés de sermos o efeito, sermos, SIM, a CAUSA).
A conquista de um novo Amigo é um dos maiores obstáculos que o Homem ou a Mulher encontra na nossa sociedade, pois a sociedade na maioria das vezes, favorece e privilegia quem é egoísta e desprestigia quem busca ser Amigo e Leal com o seu semelhante.
Não teremos uma sociedade justa e mais Humana se na mente dos Humanos não tivermos enraizado a nossa essência primeira: DEUS.
Só acontecerá o processo da Verdadeira Alquimia da Amizade, se buscarmos em pessoas que procuram ajudar aos outros, a essência de Deus, sem que tenha dentro delas o princípio egoísta (narcisista).
Uma Santa e Doutora da Igreja Católica Apostólica Romana, Tereza D’Ávila, diz que devemos procurar em Pessoas Virtuosas, a Verdadeira Amizade e que devemos encontrar nos bons Livros, o Caminho para termos uma Vida Melhor.
A Vida é uma dádiva do Eterno. A Essência do Universo está em termos um Deus que é nosso Amigo e que só quer o nosso Bem. Este é a Pedra Angular que deve nos guiar para conseguirmos começar a trilhar o Caminho da maior e mais bonita das Transformações: Sermos Bons Amigos de todos os Homens e Mulheres. Amém. Shalom.