domingo, 31 de janeiro de 2010

Frases de Reflexão!!!

"Um País se faz com Homens e Livros". - Monteiro Lobato
"Aquilo de que os Homens carecem é o que Eles mais desejam". - Aristóteles
"Pertencemos todos a uma Pátria, a uma Profissão, a uma Civilização, a uma Religião. Não somos apenas seres humanos". - Antoine de Saint-Exupéry

O Jogo mais Fascinante do Universo: A Amizade!!!

Todos nós gostamos de apreciar algum tipo de jogo.
Pode este jogo fazer com que percamos nossos bens ou alguma coisa de nossa estima.
Isto acontece quando ficamos viciados em jogos que aparentemente podem trazer momentaneamente prazer e mexer profundamente com nossas emoções.
Se permanecermos por muito tempo neles, poderemos no final destes jogos ficar sem ter nem o que comer ou vestir. É, para muitos, motivo até de perder a vida, suicidando-se.
Então, deixando de lado este tipo de raciocínio, tenho algo que pode fazer com que você ganhe muitos bens (espirituais) e no final fará com que você se sinta feliz e realizado, sem ter perdido um único bem (material).
Mas, afinal, que jogo é este?
O nome deste jogo é A AMIZADE.
Como então começar? – É simples, basta amar a Deus, abrir-se ao próximo e gostar de si próprio.
O segundo passo é interessar-se verdadeiramente pelo outro, nunca querer ser mais do que o outro; melhor mesmo é se sentir igual ou se preferir, seja humilde, pretenda ser menor que o outro.
Depois disto: SORRIA, este jogo está sendo assistido no Céu por Deus e por todos os Santos e Anjos de Deus.
Se depois disto você ainda sentir que é o dono do pedaço, vai aí um recado: neste jogo ninguém ganha ou perde; todos se sentem felizes e se completam. Só quem perde com isto é o demônio e os anjos dele.
Dê um pouco mais de si, vá sempre resistindo ao egoísmo e ao orgulho. Nunca tenha medo de ir em frente, Deus estará sempre contigo.
Observe o outro; e, se você sentir que o outro está começando a perder o pique do jogo; faça o mais difícil, saia do seu estrelato e o ajude a ficar lado a lado com você.
Siga as instruções do jogo, nunca saia nem por um segundo dele, com isto será levantada uma fortaleza de nome: CONFIANÇA.
Só joga bem este jogo quem tem confiança no outro, nunca quem quer se dar bem sozinho.
Após algum tempo, olhe para trás e pergunte se vale a pena ou não investir mais neste jogo; se valer à pena você ganhou outro ponto: A PERSISTÊNCIA, peça essencial deste jogo.
Nunca queira se sentir superior, use sempre a regra, use a palavra HUMILDADE; Ela é que te dará suporte para sempre ajudar ao próximo.
Se sentir que o outro está querendo usa-lo, não desanime, mostre-se sempre disposto a servi-lo, nunca queira revidar, seja verdadeiro.
Depois de ter mostrado ao outro sua lealdade, siga outro passo: demonstre carinho e afeto, dois ingredientes que fortalecerão cada vez mais a união de todos que estão fazendo parte deste jogo.
Neste jogo, a BOA VONTADE deve ser tratada com toda disciplina, pois o que um tem é do outro e vice-versa.
O lucro não é compartilhado com apenas alguns, mas com todos que participaram dele.
Quem menos gosta de falar neste jogo são aqueles que ainda não aprenderam a compartilhar um tesouro guardado dentro deles: O AMOR. Com o tempo estes poderão passar a gostar deste jogo
Vai um pequeno AVISO: é um jogo que só lucra quem ajuda e divide e nunca quem guarda e esconde a riqueza que existe dentro do coração: A AMIZADE.
Deixo para todos que quiserem participar deste jogo, o seguinte SLOGAN: A AMIZADE É O AMOR COMPARTILHADO A DOIS OU MAIS!!! SHALOM!!!

Livro: o Amigo que nos faz Abrir Novos Horizontes!!!

É algo bastante proveitoso que o Homem e a Mulher tenham e cultivem o hábito de sempre reservarem algum tempo do Dia para a Leitura.
Quando o Ser Humano descobre isto, adquire conhecimento; e, uma das frases mais antigas que existe na Humanidade é a de que é através do conhecimento que o Homem se Liberta.
Encontramos, na Leitura de um Bom Livro, na maioria das vezes, a maneira como devemos nos comportar diante de uma atitude ou de um problema que precisamos resolver.
O Livro é um grande Amigo, que, embora silencioso, pode mudar a forma de vermos o Mundo e também a maneira da gente pensar, falar e agir.
Existe o Projeto: LIVRO AMIGO, da Rede INTERTV Cabugi, que dá ao Livro a devida posição que Ele merece na sociedade; Projetos desta envergadura devem ser seguidos, pois como escreveu Monteiro Lobato que um País se faz com Livros, é a pura realidade, a essência para que uma Sociedade possa ter mais condições de levar às Pessoas que fazem parte delas a terem uma visão mais crítica dos acontecimentos que A envolvem, e, assim, conseguir levar Cultura a todos.
A Leitura é, hoje, o grande diferencial para quem deseja ter uma Vida mais independente e mais atuante no Mundo em que nós estamos vivendo.
Existem Livros maravilhosos que merecem de nós a devida atenção, pois trazem em seu contexto lições que se bem assimiladas, podem nos ajudar no nosso dia-a-dia.
Mas, infelizmente, existem muitas pessoas que não dão o devido valor à Leitura; e, com isto, não conseguem ter uma visão mais apurada de tudo que acontece no mundo.
O Livro é realmente o Amigo que faz a gente descobrir Novos Horizontes; na Leitura encontramos a base para acrescentarmos novos conhecimentos ao que já temos.
Santa Tereza D’Ávila, Doutora da Igreja Católica Apostólica Romana, num de seus Livros deixa claro a importância da escolha de Bons Livros para uma melhor compreensão da Vida.
Os Bons Livros fazem com que possamos ter um procedimento mais Justo e Equilibrado das questões que a cada momento nos envolvem; sejam para nos ajudar no crescimento como Pessoas e também para que consigamos ajudar a quem precisa, através de um conselho que estava inserido Neles.
A melhor forma de alcançarmos o Hábito da Leitura é o de começarmos aos poucos. Um Professor de Matemática, disse certa vez na Sala-de-Aula que se déssemos pelo menos 15 (quinze) minutos do dia para a Leitura, certamente com o passar do Tempo obteríamos grande conhecimento. Isto até hoje está guardado na minha Memória.
A abertura para Novos Horizontes é claramente encontrada na Leitura, pois de certa forma, Ela abre a nossa Imaginação para criarmos os Personagens e as Paisagens que estão contidos no Livro.
No início é um pouco difícil para adquirirmos o costume da Leitura; contudo, existe um ditado que diz que tudo que conseguimos com dificuldade torna-se mais fascinante para nós.
A Boa Leitura faz a nossa Vida mais repleta de sentido e de querermos sempre aprender, pois existe uma frase que diz que o Homem e a Mulher são Eternos Aprendizes de tudo que os cercam.
Dar valor à Boa Leitura é valorizar os Escritores que adquiriram a capacidade de transmitir a sua sensibilidade através da Escrita. É um grande bem para a Humanidade que o nosso Bondoso Deus deu a Inteligência e o Discernimento para Eles deixarem para a Humanidade tudo o que eles assimilaram durante a vida deles; e, assim, fazer com quem busca o Conhecimento através dos Livros uma das mais brilhantes ocupações do Ser Humano: A Boa Leitura.
Abra um Livro, Nele, caro Leitor ou Leitora, encontrará um Bom Amigo que auxiliará sua Vida para que Ela seja mais repleta de Paz e de Felicidade para todos. Shalom.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Como resolver nossas diferenças?

Hoje é muito difícil olhar o mundo pelo lado do otimismo. Os homens estão cada vez mais distantes uns dos outros. As pessoas querem apenas alcançar os seus objetivos e se esquecem de que bem perto delas, existem pessoas que precisam de ajuda e da sua atenção.
É o amor desenfreado pela sua auto-satisfação, pelo desejo de ganhar dinheiro, sem querer saber a forma de como adquiri-lo.
Nossa civilização, infelizmente, tornou-se escrava daquilo que para ela é a sua salvação, mas que está trazendo para a mesma um câncer, uma chaga mortal que se não tiver cuidado não haverá cura para ela.
Existe hoje uma acentuada diferença entre os que têm e aqueles que estão privados de possuir condições para manter suas necessidades e dos seus familiares.
Poderia citar as causas sociais, políticas e culturais, mas irei trata-las de uma maneira apenas voltada para o lado espiritual, já que este é que realmente mexe com toda a estrutura psicológica, moral e ética das pessoas.
A primeira coisa que citarei, será o fato de que não estamos preparados para a abertura do nosso coração para acolhermos as pessoas com suas virtudes e defeitos. Acontece o seguinte, somos educados para sempre estarmos dispostos a sermos os melhores, e muitas vezes não nos educam para alcançarmos aquilo que somos capazes de conseguir.
Aí, sim, começa para muitos a desordem em suas consciências. Muitos esquecem de seus valores morais, éticos e religiosos e procuram de formas vis e desonestas, muitas vezes hediondas, conseguir aquilo que não lhes pertence, tornando-se pessoas capazes de cometerem crimes que prejudicam e por muitas vezes acabam com a vida de muitos.
A segunda é o fato de que a própria sociedade se encarrega de fabricar e condenar aqueles que não conseguiram se ajustar ou que a própria sociedade ajudou a criar.
A terceira esta sim a mais importante, somos também educados a nos fecharmos às pessoas e a procurarmos apenas quem nos agrada manter uma aproximação. Diante disso, deixamos de exercer aquilo que há de mais precioso em nosso ser: a capacidade de nos comunicarmos com nosso semelhante.
Com toda convicção, digo que essa capacidade que temos foi tirada de nós, desde o momento em que começamos a ter os primeiros contatos com o mundo. Sei também que devemos nos precaver de possíveis ataques, dirigidos por pessoas que ainda não amadureceram nas relações sociais.
A essas pessoas devemos mostrar o nosso lado de compreensão e de apoio; nunca devemos deixa-las de lado; devemos, sim, procurar através de nosso exemplo mostrar para elas que só se é feliz cultivando a AMIZADE.
A coisa mais difícil para o homem é exatamente a dificuldade em se abrir para o próximo. Abrir-se não é sair contando seu lado íntimo; mas, sim, ajudar a quem nos procura e também quem está precisando de ajuda.
Num mundo em que se busca apenas o prazer pelo prazer solitário, parece que é loucura o que estou dizendo; pode até ser, mas é o que eu penso e acredito. O homem resolverá seus problemas quando deixar de lado seu egoísmo e se abrir para o seu semelhante; então, faremos da nossa sociedade, uma sociedade voltada para o homem e não para o capital.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Frases de Reflexão!!!

"Ama a Teu Próximo como a ti mesmo." - Livro do Levítico.
"Um Santo Triste é um Triste Santo." - São Francisco de Sales
"Quem Canta, Reza duas Vezes." - Santo Agostinho

A Justiça Divina como Fonte para Resolver os Problemas Jurídicos.

Os nossos relacionamentos, muitas vezes, são prejudicados por algo que está fora de nosso controle, como exemplos: ofensas, agressões, crimes etc.
A primeira coisa que fazemos é recorrer à justiça humana que, em muitos casos, não é justa para quem está com a razão.
Queremos sempre quando somos agredidos a proteção do Poder Judiciário, isto é correto e justo porque este é o meio que os homens têm para resolver suas diferenças.
Nem sempre a justiça humana é fiel a quem foi agredido e ela permite que o agressor seja liberado da acusação ao qual foi denunciado.
Então, fica no ar a seguinte pergunta feita por quem não conseguiu que a justiça fosse fiel ao seu pedido de reparação: “em quem eu devo confiar?”
Se a pessoa que foi agredida olhar apenas para o lado humano, verificará que na maioria das vezes a justiça que se diz “cega” não é tão cega assim; e, por motivos inescrupulosos, ela pende para quem tem mais condições econômicas e sociais, esquecendo-se de que deve ser imparcial no seu julgamento. Com isto a pessoa perde a devida confiança nos homens e mulheres que têm o poder de decidir as causas que chegam até eles.
Olhando deste ângulo fica difícil acreditar nesta justiça tão cheia de erros e de parcialidade.
Deixo claro que existem pessoas sérias no meio jurídico e que sabem resolver com prudência os casos a elas destinadas.
Então acreditar em quem? - Esta resposta tem na Bíblia; é só confiar em Deus; porque Ele sabe muito bem qual é a melhor solução para os nossos relacionamentos com quem nos agride.
A Justiça Divina é a melhor fortaleza para que sempre tenhamos confiança em Deus. Como está bem escrito no Evangelho quando Jesus conta a Parábola do Juiz iníquo que não queria fazer justiça a pobre viúva e depois de muito tempo fez justiça por considerar que Deus era quem estava desejando dele uma resposta positiva àquela viúva.
A Justiça Divina é fonte de Luz para quem assim a busca; pode demorar, mas, Ela, quando chega, decide tudo o que está em discussão.
Existem muitos outros casos na Bíblia em que Deus age em favor de quem é perseguido; entre eles está o do rei Davi que foi muito perseguido e depois da humilhação que passou, Deus o exaltou.
Ela pode demorar, porém quando chega tira toda mentira e coloca tudo que é Verdade no seu devido lugar. Confiar em Deus é seguir com os olhos abertos para aquilo que Ele deseja de nós.
Muitas vezes aquilo que queremos não é o que Deus deseja de nós. Muitas vezes, Ele deseja que exista a reconciliação entre as partes e nós não percebendo isto, percorremos caminhos traçados por nosso orgulho e egoísmo, deixando de lado a vontade de Deus e seguindo nosso discernimento. Mas quando percebemos que no Amor há sempre perdão e que a Justiça Divina é sempre querer perdoar e não condenar vem para nós sentimentos de verdadeira Paz e Bênção para nossa vida.
A verdadeira máxima para nossa existência é esta: viver na Justiça Divina é fonte de Paz duradoura, é sempre ter em mãos nosso coração voltado para o perdão e nunca para as artimanhas do ódio.
A Justiça Divina é digna de toda honra na vida terrena e mais ainda na vida futura: a Vida Eterna.
Devemos sempre está observando nossos comportamentos em relação aos outros; e, se notarmos que estamos corretos ou errados em algum procedimento, então, deveremos nos voltar para o Cristo Crucificado e observarmos que nem sempre o justo prevalece no tribunal humano. Melhor é a Humildade sincera do que a exaltação que só leva ao orgulho e também às paixões da alma.
A verdadeira Justiça busca a compreensão e não a discórdia. Busquemos sempre o Deus Amor e não o “deus ódio”, assim nossa vida terá por fim a coroação do Pai de nosso ser: Jesus Cristo. Amém. Shalom.

Viagem ao Juazeiro do Norte e ao Canindé.

Fiz com meus pais nesta semana a Viagem a Juazeiro do Norte e Canindé. Fomos em Romaria. Conheci a Vida de Padre Cícero e fiquei encantado pelo Que Ele representa para o Juazeiro e também para o Ceará. Estava acontecendo a Festa de São Sebastião.
Foi uma Viagem na qual pretendo voltar mais vezes lá. Ficamos hospedados bem próximos à Basílica de Nossa Senhora das Dores, muito bonita tanto por fora quanto por dentro. Visitamos Várias Igrejas entre Elas a Capela de São Vicente de Paula, a do Sagrado Coração de Jesus, Menino Jesus de Praga, o Santuário de São Francisco. Assisti várias Missas. Fiz minha Confissão na Igreja onde estão os restos mortais de Padre Cícero. Fomos ao Monte onde está a estátua Dele. Também visitamos a Igreja em construção do Horto.
Depois fomos ao Canindé, Cidade muito aconchegante e acolhedora. Visitamos a estátua de São Francisco de Assis.
Na volta visitamos o Santuário de Santa Edwirges, muito bonito o local.
Foram dias de profunda interação com a minha Fé. Passei a ter uma Devoção mais profunda do que representa Padre Cícero e também perceber o Real sentido de tanta gente procurar o Apoio Divino na Pessoa de Padre Cícero e também de São Francisco de Assis.
É certo que tivemos alguns contratempos, mas eles são minimamente pequenos às graças que recebemos Deus através do meu "Padim" Cícero.
Tem uma frase que o Padre dizia aos seus Paroquianos que diz: "quem matou não mate mais, quem roubou não roube mais, deixe a violência e promova a Paz..."
Próximo Ano irei, se Deus assim me permitir, ao Juazeiro e ao Canindé, com meus Pais. Pretendemos ir no mesmo período (Festa de Nossa Senhora das Candeias)!!! Shalom!!!

domingo, 17 de janeiro de 2010

Aviso Importante!!!

As minhas Postagens serão retomadas na próxima sexta-feira, por motivo de viagem.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Espaço Cultural: Lançamento de Livro!!!

Foi lançado no início de dezembro de 2009, em Ceará-Mirim, o Livro: Três rios dentro de um homem: Nilo Pereira em Imagens do Ceará-Mirim, 1920-1960; escrito pela Jovem Historiadora Helicarla Morais.
Comecei a ler este Livro neste Final de Semana e fiquei encantado não só por conter nele recordações de um dos mais Ilustres Filhos de Ceará-Mirim Dr Nilo Pereira, mas por revelar mais uma Jovem que, acredito ter Grande Talento para a Escrita.
Quem se aventurar por Este Livro, irá descobrir o Amor de Dr. Nilo pela Cidade do Ceará-Mirim, e, também encontrará as Lembranças Dele pela Cidade que , em sua Visão, é um Verdadeiro Paraíso.
Desejo a Helicarla SUCESSO e que Sempre o que Ela produza obtenha seu devido Merecimento, pois o Livro foi muito bem Escrito!!! Shalom!!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Violência no Trânsito: Precisamos coibir este tipo de Comportamento!!!

É lamentável o que está acontecendo no Brasil em relação à conduta de pessoas que estão no trânsito se autodestruindo e também à Justiça que muitas vezes não age com rigor às irregularidades que a todo instante acontecem nas Cidades e Rodovias do nosso País.
Estas irregularidades vão desde um atendimento telefônico ao celular até a brutal morte de alguém no Transito.
Também muitas vezes há discussões dos senhores condutores; e, infelizmente, por um Ato irresponsável e ilegal muitos tiram a Vida do ouro com alguma Arma, seja ela branca ou de Fogo.
Mas, como fazer para que seja coibido este tipo de situação? É uma resposta bastante clara: devemos aplicar a Lei!!! Mas como vamos aplicar se grande parte dos infratores recebem uma punição bastante branda? Devemos então ver como a Lei está sendo aplicada ou se Ela não traz consigo o efeito corretivo ou punitivo.
Uma Lei para ser justa deve ter como princípio o fato de ser ao mesmo Tempo Punitiva e Educativa. Se Ela beneficia e não Pune com rigor o infrator esta Lei é falha e faz com que ele volte a praticar o Ato ou outro Ato que seja de igual ou de intensidade maior.
Se a aplicação da lei é certa, e realmente Ela for bem imposta pela Justiça, então, quem assim infringi-la pensará muitas vezes antes de cometer o Ato nocivo aos outros condutores (Isto também se aplica aos outros delitos).
A Lei, infelizmente, no nosso País, em relação ao Ato de aplicação da mesma deixa muito a desejar; isto faz com que com a certeza da impunidade muitos infratores não sejam punidos e com isto incentiva a quem age de má fé a continuar com seus Atos de vandalismo.
No trânsito um dos acontecimentos mais freqüentes é o uso da discussão que levam muitos a praticarem Atos desde a agressão Física até atitudes de desrespeito à vida, ou seja, muitos tiram a Vida dos outros por um gesto banal e funesto.
Se conseguirmos fazer com que sejam tiradas de circulação pessoas indignas de estarem com um automóvel no trânsito, fazendo barbaridades como rachas, dirigirem embriagadas, com alta velocidade, pessoas que discutem com violência com as outras, então, certamente, com estes procedimentos conseguiremos fazer com que tenhamos um Trânsito bem melhor.
Dizer não a todo tipo de imprudência no trânsito, é fator de termos no nosso dia-a-dia um padrão de conduta melhor e que nos deixará mais responsáveis e não teremos mais que se lamentar com a perda de um ente querido vítima de um acidente ou discussão no Trânsito.
É também tarefa de quem faz as Leis neste País fazê-las com que sejam vigoradas e fiscalizar quem as faz cumprir.
Um fato que me chamou bastante minha atenção é de uma discussão no Trânsito e sem nenhum motivo para que este ato nocivo acontecesse. Um dos envolvidos foi morto a queima-roupa; e o pior aconteceu na esfera do Judiciário, quem cometeu o crime foi solto com um Habeas-Corpus. Isto é lamentável e fere toda Sociedade. O elemento que praticou o crime responde processo por outro crime. Isto faz com que ele sinta dentro dele o sentimento de impunidade e ele pratique outros atos desonestos com os outros.
Outro fato lamentável eu escutei foi quando ia ao comércio estava mais ou menos oito a dez carros parados buzinando quando escutei do cidadão irresponsável que estava causando a paralisação isto: “se ele descer até aqui, eu mato Ele!”.
Se estes elementos danosos a sociedade fossem presos e sem direito a serem soltos, inibiria consideravelmente que outros praticassem atos lesivos à Sociedade.
O sentimento de impunidade fica presente quando não há o cumprimento da punição deste ato.
O problema maior do Brasil está na aplicação da Lei, pois se os infratores que cometessem fossem punidos severamente e não houvesse brecha na Lei para que eles se sentissem acima da Lei, então teríamos menos violência no trânsito e uma melhor conduta no Trânsito Brasileiro.
Melhorar a Qualidade do Trânsito é algo que teremos quando cada um perceber que como diz o Direito: “o meu Direito começa quando O do outro termina”. Shalom!!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Ética na Amizade!!!

A Amizade é o Fundamento mais importante nos relacionamentos entre os Seres Humanos. É o Princípio para que possamos conquistar bons relacionamentos.
Vivemos em sociedade; e, na medida em que nos relacionamos, conseguimos fazer com que nossos semelhantes possam depositar em nós a sua confiança.
Mas como conseguir a confiança necessária para que os outros depositem em nós a devida abertura da sua vida?
O primeiro passo é sermos verdadeiros, deixarmos claro o que somos e cultivarmos bons sentimentos para com o nosso próximo; ou melhor, utilizarmos o nosso lado de querermos sempre o melhor para com o outro, ou seja, passarmos a utilizar de Atitudes Éticas para com todos.
É um grande desafio cultivarmos estes procedimentos, pois na maioria das vezes somos tratados pelos outros com muita falta de consideração e também nós muitas vezes agimos do mesmo jeito.
Passarmos a ter uma conduta voltada para não atingirmos os outros com procedimentos nada desejáveis, isto é muito difícil, mas com bastante determinação poderemos conseguir que cada atitude que tenhamos para com os outros seja pautada na direção de não sermos injustos nem tenhamos de fazer o que não gostaríamos que nos fizessem. (Esta é a Regra de Ouro)
Nos dias atuais, com a correria diária, a busca por uma posição mais privilegiada na sociedade, a concorrência muitas vezes desiguais e desleais, o querer levar sempre o melhor para si em detrimento dos outros, entre outras atitudes nada recomendáveis, faz com que muitos passem a ter uma conduta egoísta e passem a desprezar seus semelhantes.
Vamos fazer seguinte pergunta: Será que a Ética tem lugar na sociedade em que vivemos?
A resposta é bem complexa, mas se quisermos ter nossa mente livre de acusações, será bem melhor agirmos com muita Honestidade e Sinceridade mesmo que percamos algo com o nosso comportamento.
A Cabala ensina que se fizermos algo de ruim, este ato voltará para nós mesmo que não apercebamos disto. Em algum lugar receberemos o que plantarmos. A Bíblia é Sábia ao afirmar isto também.
Agora, na Amizade, como poderemos agir para que a Ética tenha lugar? – É muito fácil escrever dizendo que devemos ter sentimentos puros e verdadeiros, difícil é cultivarmos este Hábito, mas tudo feito com Disciplina e Respeito tem sua devida recompensa. Ser Ético é o motivo principal para que os outros confiem em nós.
Sermos sinceros e verdadeiros é também uma das características para que não cairmos em situações desagradáveis, pois o requisito principal para conquistarmos a Amizade dos nossos semelhantes é não sairmos falando dos assuntos tratados com os nossos semelhantes.
A Ética requer que sintamos de fato os sentimentos dos outros; não um simples condicionamento, mas que possamos nos colocar na situação do outro.
A Amizade requer abertura do nosso Eu; e, tudo que diz respeito a nós mesmos e os outros têm que ser bem Discernido e Avaliado para que não caiamos na condição de dizer coisas que não poderiam ser ditas.
Já errei algumas vezes, não sou hipócrita neste ponto, mas faço ao errar uma auto-análise do meu procedimento e procuro não cometer o erro.
O nosso comportamento é algo que deve ser trabalhado para que não ajamos erradamente com os nossos Amigos. Para adquirirmos uma Conduta Ética é preciso observar tudo que nos rodeia e que tenhamos uma Visão Crítica de todas as coisas que acontecem dentro de nós e das coisas ao nosso redor.
A Ética na Amizade requer que estejamos dispostos a dar o melhor de nós e dizermos e fazermos aos outros tudo que for preciso (dizer com cuidado para não ferir o outro; é saber dizer tudo na hora certa) para que não percamos um grande Amigo.
A maior inimiga da Ética é a Traição e precisamos saber que não existe Amizade se não deixarmos de lado esta atitude.
Vamos, então, cultivar bons sentimentos para podermos agir com a devida responsabilidade nas atitudes que tivermos com nosso próximo. Shalom!!!

sábado, 9 de janeiro de 2010

BBB10.

Vai começar na próxima terça-feira mais uma edição do BBB. Não entrarei no mérito se é ou não este Reality Show bom ou não para quem o assiste.
Só o comentário que pretendo fazer é como os concursos no País são feitos.
Quando o concurso é de Cultura, no máximo chega-se a uma premiação de R$ 100.000,00. Já esse programa a premiação é de R$ 1.500.000,00 para o vencedor.
Como é que o nosso País diz que temos a Educação como prioridade quando um programa desses, até que prove o contrário ,não traz nenhum traço de Cultura. Não dá para ficar calado... Viva a Cultura!!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A Cabala: Fonte de Crescimento Espiritual Para Toda a Humanidade.

Uma das riquezas mais escondidas e guardadas da humanidade, a Cabala, pode, hoje, ser utilizada por todas as pessoas da humanidade.
Ela, como essência da Sabedoria Universal, foi exposta durante a maior parte do Tempo, há apenas a poucas pessoas que tiveram em seus corações o DESEJO de servir à humanidade.
Esta abertura, que esteve envolta de grande mistério, tornou-se possível por que o Rabino Rav Berg, Diretor do Centro de Cabala, e a sua esposa a Senhora Karen Berg, com coragem e determinação, observando às profecias Cabalísticas, abriram às portas do Conhecimento Cabalístico a todas as pessoas que queiram adquirir a melhora de suas vidas.
É um longo caminho percorrido, em que quem corajosamente resolveu levar este ensinamento à frente, na maioria das vezes foi perseguido e muitos perderam a vida por causa disto.
O Cabalista é aquele que está totalmente voltado para a melhora do comportamento dos homens e mulheres; e, sempre sua preocupação é a de que as pessoas possam encontrar o ponto de equilíbrio na sua existência.
A Cabala em Hebraico quer dizer “Receber”.Um dos pontos principais para isto é a quebra total do orgulho e do egoísmo; onde quem predomina não é o Desejo de Receber para Si Mesmo, mas, sim o Desejo de Compartilhar. Este princípio Cabalístico tão bem vivenciado pelos Cabalistas traz a Luz Espiritual viva no comportamento deles.
A leitura (escanear diário) do Zohar deixa o Cabalista unido a Deus e ao que Ele deseja que façamos para ajudar ao semelhante.
O Zohar é o Livro que traz um longo comentário dos primeiros cinco Livros da Bíblia; e, é conhecido como o Livro do Esplendor.
A Cabala é o Misticismo Judaico, é a forma mais pura da Sabedoria Universal; nela estão contidos todos os Princípios Básicos para uma Vida mais iluminada pelo Nosso Criador (Deus).
No Livro O Caminho, escrito pelo Rabi Michael Berg, diz que O Zohar é totalmente repleto de LUZ, ou melhor, SABEDORIA.
Temos na Cabala todas as ferramentas para a nossa mudança interior; e, requer de nós total abertura para que o Criador possa agir nas nossas Vidas. Estão traçados neste Livro assuntos para a melhora das nossas atitudes, a termos uma conduta digna perante o nosso próximo e também como lidar com todos os aspectos sociais das nossas vidas.
É também tratado neste Livro (coleção no Hebraico contendo 24 volumes) assunto ligado à nossa vida amorosa, onde podemos encontrar a nossa Alma Gêmea, a nossa outra metade: e, através de detalhado estudo, fica possível determiná-la.
É útil e proveitoso o ensinamento contido na Cabala Judaica; Ela é o presente de Deus para a toda a Humanidade. O Homem ou Mulher que desejar enveredar por este Caminho, não achará melhor ensinamento de Amor e Amizade deixado por nosso Deus para que o Ser Humano atinja o Estado de Perfeição; perfeição, esta, que o nosso Criador deixou para todos nós.
A transformação espiritual é o presente maior que a Cabala proporciona aos que a procuram com sinceridade; é o DESEJO que nosso Deus tem para nós; e, é, o Princípio de todas as Religiões na Terra.
A Cabala está sendo revelada ao Mundo num Tempo muito difícil da Humanidade, porém como diz a Sabedoria Cabalística: no lugar em que há mais negatividade a LUZ torna-se mais presente. A melhor hora é esta.
Agradecer ao Rav Berg e a Sua esposa Karen Berg por terem aberto às portas do Centro de Cabala à Humanidade, é algo que cada Homem ou Mulher poderá fazer. Senhor Rav Berg e a Senhora Karen Berg muito obrigado; a Luz permaneça sempre em seus corações. Amém. Shalom.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Lei Maior do Amor: "Ama a Teu Próximo como a Ti Mesmo".


No princípio, antes do homem ter desrespeitado ao nosso Criador, existia a Harmonia e a Concórdia entre a criatura (Homem e Mulher) e o Criador (Deus).
O homem movido pela curiosidade e falta de consideração diante do que o Criador ordenou que ele observasse, resolveu por conta própria ser um transgressor da Amizade que Deus nutria com o mesmo.
A partir daí, o relacionamento entre a maioria dos homens passou a ser de domínio e também de egoísmo, gerando uma profunda divisão entre eles.
Foi preciso que fossem feitas através dos Tempos, Leis que passaram a vigorar como formas de orientação e conduta nas sociedades existentes no mundo.
Entre estas Leis está a que é considerada como uma das mais antigas, ou seja, o Código de Hamurabi: “dente por dente, olho por olho”.
Este Código perdura até os nossos dias; e, agora deixo uma pequena reflexão: será que para o Amor isto é também válido ou é apenas algo que traz mais confusão nos relacionamentos entre os homens e mulheres?
A princípio, a resposta será que não traz confusão; mas, se formos mais adiante e aprofundarmos nossa reflexão, nós veremos que esta conduta de aplicarmos esta Lei poderá ser mudada e transformada noutra Lei que transformou o modo de pensar, falar e agir de grande parte da humanidade quando, Jesus Cristo, profundo sabedor da Palavra Divina, mostrou ao mundo que a perfeição não está em revidar e sim em perdoar a quem nos fez algo de errado. A Doutrina vinda d’Ele está presente na forma como o nosso Pai Celeste deixou no Pentateuco, na Torá quando é exposto para amarmos nossos semelhantes assim como nós amamos a nós mesmos.
Analisando desta forma podemos perceber que na nossa consciência existem duas formas de procedimento quanto ao modo de agirmos em relação a quem nos ofende. Deixo agora uma pequena mensagem contida num dos Livros da Bíblia, no Novo Testamento, está contida no Livro de Romanos, Capítulo 12,17 quando diz: “Não pagueis o Mal com o Mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens”.
Então, temos diante de nós duas formas de se fazer Justiça; a primeira de agirmos respondendo à agressão imposta a nós pelo outro; e, a segunda, a de agirmos de forma a perdoarmos o nosso semelhante.
Estes princípios estão ainda hoje enraizados nas nossas relações com os outros e merecem uma avaliação profunda, na hora de observarmos aquilo que é justo para a situação, ao qual estamos vivenciando.
A Lei maior do Amor é esta: “Ama a Teu Próximo como a Ti mesmo”; mas, infelizmente, foi rejeitada por grande parte dos Judeus, que preferiram acreditar em pessoas sem escrúpulos a observar este ensinamento tão bem ensinado e vivido pelo Messias que nós Cristãos acreditamos ser Jesus Cristo.
O Amor é Justiça também; mas a Justiça Divina não é superior a Graça Divina, Ela (a Justiça) orienta, mas é na Graça que Deus faz os julgamentos dos homens e mulheres.
Tantas guerras existiram e existem no mundo, frutos do egoísmo e da idolatria perante o poder e as vaidades humanas; se os homens observassem mais atentamente a mensagem do Evangelho certamente veriam que no Amor não há revanchismo e sim uma Palavra que infelizmente é distorcida: A Amizade.
Quando a Amizade entre as pessoas passarem a ser vivida no ensinamento do Amor, então quem verdadeiramente se aproximar de Deus, encontrará a Paz tão desejada, perdida pela incapacidade do homem de observar e se orientar pela Voz do nosso Deus (Jesus Cristo).
No Amor a Palavra Forte é a Verdade, contida na humildade que passa a gerar Amizade entre todos os homens e mulheres do mundo.
Só há Amor quando há Amizade. Este é o princípio básico da Lei do Amor. Esta é a Era do Amor, palavra de Padre Zezinho, grande comunicador da Igreja Católica, no Brasil. Amém. Shalom.

Agradecimento!!!

Agradeço desde já ao Sr. João André Neto pela atenção que teve a minha Pessoa em relação ao meu Blog e indico também o seu Blog: joãoandréneto.zip.net.
Ele tem a grata Simpatia da População em ser o mais acessado e o mais popular dos Blogs da Cidade. Desejo que isto sempre aconteça. Um Forte Abraço!!1 Shalom!!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vestibular UFRN 2010 - Uma Nota.

Quero neste espaço Registrar e Parabenizar ao Curso Decisivo em Especial ao Seu Administrador Fabiano Moreira o Agradecimento por ter Estudado e ter sido Aprovado no Vestibular a distância de 2010 - Curso Química (L).
O Curso consta com uma Excelente Equipe, tanto Pedagógica quanto administrativa e que teve grande êxito no Vestibular de 2010.
Parabéns, que neste Ano consigam ir muito mais Além, pois a Sua Competência está mais que Comprovada.
Um forte Abraço a todos que fazem parte do Decisivo.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Frases de Reflexão!!!

"A Fé Transporta Montanhas" - Jesus Cristo
"Só Deus é e Basta" - Santa Teresa D´ávila
"O Amor não cansa e não se cansa" - São João da Cruz

Como Cultivar bons Pensamentos e não Alimentar os Maus Pensamentos

Desde a antiguidade que os Seres Humanos colhem o que há de mais precioso nos seus ensinamentos: os Pensamentos.
A todo instante estamos nos deparando com situações em que temos que parar se estamos sendo coerentes com a nossa forma de agir em determinadas ocasiões e ver se estamos fazendo o melhor para nós e para quem estiver ao nosso lado.
O Pensamento quando construtivo traz sempre condições para podermos melhorar nossa forma de ver o mundo e de ajudar ao nosso Próximo e também de saber qual é a Vontade de Deus para nós e para o nosso Semelhante.
Sempre precisamos discernir os Pensamentos que vem à nossa Mente, pois se alimentarmos aqueles que não trazem boas lembranças, certamente, nós poderemos estar alimentando para o Futuro problemas psíquicos que poderão se alicerçar em nossa Mente e se não os eliminarmos poderão causar grandes males à nossa Saúde, entre eles podemos citar a DEPRESSÃO.
Agora, como poderemos saber se nossos Pensamentos são bons ou não?
A resposta é difícil de responder, mas se analisarmos nossa forma de ver a Vida e conseguirmos descobrir se o que pensamos é bom ou ruim para nosso Ser, então, este será o primeiro passo para conseguirmos reter os pensamentos destrutivos; e, assim, ficarmos com os pensamentos que edificam a Vida.
Todos os Pensamentos Bons vêm de Deus; são Pensamentos que mostram quem nós somos e o que nos faz crescer como cidadãos e também de ajudarmos ao nosso Semelhante.
Muitas pessoas descobriram ao longo da Vida formas equilibradas de como utilizar seus Pensamentos e assim fizeram com que Eles construíssem seu Caráter para que quem se chegasse a Elas, sentissem a Presença de Deus em suas Vidas; entre elas podemos citar Jesus Cristo, São Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, D. Hélder Câmara etc..
Olhar para Eles é ter a certeza de que seus Pensamentos nos ajudam a ver que só com Pensamentos revestidos de AMOR, conduzem nossas ações na busca de um Mundo melhor.
O Papa João Paulo II sempre em sua Vida trouxe grande exemplo para que possamos colher o melhor dos nossos Pensamentos. Numa de suas frases Ele diz que todos os Seres Humanos são Pensamentos de DEUS.
A Cabala ensina que fazer o BEM é bom, pois fazer o Bem nos traz bênçãos.
Sei que os Pensamentos moldam o Ser Humano e são Eles que constroem o que uma Civilização deixa para as Futuras Gerações.
Infelizmente, existem os Pensamentos que destroem todo tipo de convivência harmoniosa que precisam ser extirpados da nossa Vida.
Eles causam desde a cobiça até querermos a destruição de alguém.
Mas, como tirá-los da nossa Mente?
Ensina os Sábios que é preciso colocar na nossa Mente a Virtude diretamente oposta ao vício; e, que é preciso como foi dito antes, fazer o BEM ao nosso próximo. Só assim estaremos cultivando dentro de nós uma Cultura voltada para o Bem-Estar da nossa Alma.
Não podemos deixar de mencionar a mãe de Jesus Cristo, Maria Santíssima, que ao primeiro Sinal do Eterno deu seu Sim para que pudéssemos ser chamados a termos uma Vida voltada para Cultivar Bons e Preciosos Frutos de Deus.
A Vida está cheia de exemplos a serem seguidos. Pensamentos que nos levam às drogas, alcoolismo, prostituição, querer denegrir ao outro, só nos trazem DOENÇAS que podem ser fatais à nossa existência.
Muitas vezes cultivei pensamentos nada bons, mas procuro, Hoje, deixar de lado os que não trazem bons frutos e praticar os que trazem para mim Felicidade.
Cuidar da saúde é Fundamental, pois quando não cuidamos dela, muitas vezes, esquecemos que viemos a este Mundo para Sermos Felizes, como sempre nos Lembrava o Saudoso Padre Léo.
Viva a Vida cheia de Bons Pensamentos!!! Diga Sim à Vida Feliz!!! Shalom!!!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Folhas de Rosa*

Todas as prendas que me deste, um dia,
Guardei-as, no meu encanto, quase a medo,
E quando a noite espreita o pôr-do-sol,
Eu vou falar com elas em segredo...
E falo-lhes d´amores e de ilusões,
Choro e rio com elas, mansamente...
Pouco a pouco o perfume do outrora
Flutua em volta delas, docemente...
Pelo copinho de cristal e prata
Bebo uma saudade estranha e vaga
Uma saudade imensa e infinita
Que, triste, me deslumbra e m´embriaga.
O espelho de prata cinzelada,
A doce oferta que eu amava tanto,
Que refletia outrora tantos risos,
E agora reflete apenas pranto,
E o calor de pedras preciosas,
De lágrimas e estrelas constelado,
Resumem em seus brilhos o que tenho
De vago e de feliz no meu passado...
Mas de todas as prendas, a mais rara,
Aquela que mais fala à fantasia,
São as folhas daquela rosa branca
Que a meus pés desfolhastes, aquele dia...
*Poema de Florbela Espanca.
*Escrito em 18/01/1916.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Um quase-conto

Eu estava na parada do onibus quando um Senhor já de idade perguntou para mim em qual local poderia pagar um boleto que estava em sua mão.
Logo disse a Ele que ficava depois da casa vizinha donde nós estávamos.
Ele foi e fiquei observando ele e se o ônibus vinha. Percebi que ele conversava com alguém, e vi que errava o local, observando isto disse a Ele que ficava na Loja anterior a casa que entrou.
Mas ele não estava encontrando e chegando perto de mim fez algo parecido como uma Reclamação. Disse-me que falara com umas jovens e elas não tinham respondido.
Tive a curiosidade de perguntar quem eram e ele disse-me que elas estavam do outro lado da vitrine.
Quando vi quem eram fiquei sem saber o que dizer, pois eram nada menos do que os manequins das roupas.
Ele foi pagar e não voltou mais para perto de mim.
Pouco depois como o ônibus não vinha, resolvi voltar para casa.
Acontece cada uma... Se isto fosse Verdade o que Você pensaria?

Por que Sorrir?


É bom para o Homem e a Mulher na atualidade cultivar o Sorriso?
Uma frase muito bem elaborada que vi numa revista era a seguinte: “quem não tem senso de humor, fica a mercê dos outros”.
Ela fez com que refletisse bastante, pois muitas vezes o meu senso de humor dá lugar à minha falta de humor.
Nós vivemos num Tempo em que não dispomos de senso de humor por vários motivos, e, não cultivamos o sorriso e a tolerância como formas de termos uma Vida mais Feliz.
É difícil isto acontecer porque nos distanciamos e nos fechamos ao nosso próximo. Motivado por termos muitos acontecimentos ruins, ou seja, falta de honestidade, individualismo, egoísmo, orgulho, traição, assaltos, assassinatos, entre outros, fazem com que nos coloquemos em constante desconfiança dos nossos semelhantes.
É muito compreensível este isolamento... Mas, se não tivermos a medida certa para isto, podemos adquirir doenças que podem comprometer o nosso comportamento diante de nós mesmos e dos outros, podendo ficar deprimidos, termos desconfiança de tudo, nos isolarmos a ponto de não termos mais o convívio com os outros, não vermos motivos nenhum para a nossa existência podendo com isto, infelizmente, cometermos o suicídio.
Então, como conseguir vencer o mal deste isolamento? – É vermos o mundo com os olhos do bom humor, da tolerância, da confiança (observar se a pessoa que se aproxima de nós tem bons sentimentos), procurar fazer boas Amizades, de sermos solidários com os outros e acima de tudo ver o mundo com uma boa dose de Sorriso.
Pode ser difícil no início, mas com o Tempo e com esta prática fará um bem muito grande, pois o melhor remédio contra a depressão é o Sorriso.
Muitas vezes vou fazer compras e vejo os funcionários sem o menor estímulo. Falta o Sorriso, e muitas vezes quando sorriem para mim percebo que o sorriso não vem de dentro... É artificial.
Mas, como mudar isto? – É começarmos a dar valor às coisas que muitas vezes ignoramos... A olhar o Mundo com muita vontade de Viver... Sorria... É o que dizem todos os manuais de boa convivência... Nunca desistir de Sorrir... Buscar nos acontecimentos e relacionamentos uma Lição de Vida... Observar que por mais difícil que seja nosso dia-a-dia, é possível que aprendamos a ter uma Vida onde podemos ser úteis aos outros... Deixo mais uma vez isto: SORRIA!!!
É difícil adquirirmos o Hábito do Sorriso, mas, se começarmos a termos o Sorriso como nosso aliado, nós passaremos a ter uma Qualidade de Vida melhor. Se procurarmos obter o melhor para nós teremos conquistado o equilíbrio para nossa Vida.
Existem Livros que nos condicionam a termos uma Vida mais Feliz e a darmos mais Valor ao que nos é dada e ao que nos cerca. Uma boa alimentação, uma boa conversa com um Amigo, uma melhor convivência com os outros, um bom motivo para Sorrir, uma boa caminhada, uma visita ao Médico para ver como está funcionando nosso corpo, participar de Eventos tanto sociais como religiosos e também profissionais, ter momentos de lazer, descansar para repor as energias, relacionar-se com os outros no intento de ser cordiais e sinceros com eles.
O Sorriso é uma grande arma para o mau-humor e para o nosso equilíbrio mental, psíquico e espiritual.
Aprender a sorrir é uma Arte; arte esta que Charles Chaplin soube muito bem cultivar. Numa frase para ser refletida, Ele diz: “um dia sem Sorriso é um dia perdido”.
Quando nos abrimos para o Sorriso nossa Vida torna-se mais bonita.
Vamos com muita força de vontade nos abrir para o Sorriso... Shalom!!!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Objetivo Principal do Blog

O Blog tem como Objetivo levar ao conhecimento público os experimentos científicos que são feitos no Mundo Acadêmico (aqueles que for possível mostrar).
Por enquanto irei lançar no mesmo Artigos e fatos do cotidiano.
O motivo disto é que estou começando neste semestre o Curso de Química e ainda não estou familiarizado com o Mundo das Experiências.
Procurarei através de Revistas, Periódicos etc, levar ao conhecimento dos Web-leitores tudo que está sendo feito sobre Pesquisas Ciêntíficas.
Não é Objetivo deste Blog tratar de assuntos como Política, Religião ou outro Assunto que fuja ao Mundo Acadêmico, mas se surgir algum Assunto deste tipo, não será para favorecer um Partido ou Religião, apenas levar ao Web-leitor uma Reflexão sobre determinado Assunto.
Outra coisa que precisa ser dito é que não irei admitir ofensas a quem quer que seja, mesmo que com algum fundamento.
Este Blog é para os que AMAM toda forma de Ciência e que, através da mesma seja conseguida resolvidos os problemas que existem na Sociedade, como por exemplo as doenças. Também será tratado as novas formas de Tecnologias para melhorar as formas como o Homem trata para conseguir novas formas de utilização da Natureza para Si mesmo.
Desejo que quem acesse o Blog possa colher Assuntos que o façam crescer no conhecimento das novas experiências e Tecnologias de que dispõem a Humanidade para Favorecimento da Mesma.
Sejam todos BEM-VINDOS!!! SHALOM!!!