domingo, 28 de fevereiro de 2010

Individualidade:Característica de todo Ser Humano.

Quando Deus fez o Homem e a Mulher, Ele deixou claro que cada um de nós seria único no Universo. A isto se dá o nome de Individualidade.
Para Compreendermos este principio, é partir de um fundamento básico que chamamos de Livre-Arbítrio; e, ele, é a pedra fundamental para compreendermos a nossa essência como pessoas que têm dentro de si a capacidade de guardar esta Verdade de que somos seres capazes de nos resguardarmos de pessoas não merecedoras da nossa confiança.
Aquilo que nosso Criador deixou de mais profundo e também de mais íntimo é a nossa individualidade, pois nas Sagradas Escrituras, Deus (Jesus Cristo), diz que só quem conhece o coração do homem é Deus. Isto não dá o direito a ninguém especular o nosso íntimo.
É certo que nas nossas relações existem pessoas no qual confiamos nossas vidas; e, nós, as chamamos de AMIGAS.
Uma Frase de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja Católica Romana muito útil é esta: “O Amigo só se revela a outro Amigo”. É de grande importância, pois precisamos estar sempre alertas quanto às pessoas que se aproximam de nós. Tem outra palavra muito proveitosa da Bíblia que diz para não devemos confiar no ser humano e sim em Deus. É correta esta palavra, contudo está alicerçada na Lei contida no Velho Testamento. Jesus Cristo, no Novo Testamento, ao retornar para o Céu deixou para nós o Espírito Santo; e, é neste que devemos colocar nossa total confiança quanto a nos revelar ao nosso semelhante.
O Ser Humano é fruto desta Verdade. Sabedor disto o inimigo do Homem e da Mulher age de formas variadas para alcançar o interior dos humanos, utilizando-se, infelizmente, de pessoas que ainda não amadureceram no relacionamento humano; e, consegue com que elas se introduzam na vida dos outros para prejudicá-las.
Nem sempre quem sorrir para nós é Amigo; muitas vezes é preferível alguém que nos castiga por querer nosso bem, ao invés de uma que está sempre nos elogiando.
A individualidade é nossa arma contra quem não despertou para as boas práticas do Amor ao seu semelhante. Conhece-se o homem pelos seus pensamentos, pelas suas palavras e principalmente por seus atos.
O caráter de um Homem e de uma Mulher é a soma de todas as suas formas de viver no mundo. O Silêncio interior deve ser sempre guardado para que o maligno não atue na vida do Ser Humano.
Uma frase que uma Psicóloga, Amiga Minha, disse-me certa vez, é de um Santo da Igreja Católica Romana que diz: “Se queres ser feliz, torne-se misterioso”.
O Mistério do Homem está justamente no ato de saber se interiorizar e de se guardar perante pessoas que não estão ainda maduras no relacionamento com as demais.
A individualidade é o ponto fundamental para que não caiamos no meio de pessoas que não estão dispostas a ser nossas Amigas.
A nossa intimidade é o presente mais bonito que o nosso Criador deu para nós. Devemos sempre ter a cultura de não sermos pródigos quanto ao fato de não guardamos nossos sentimentos. Se não fosse assim, Deus não teria dito que o nosso coração só Ele tem o direito de sondá-lo. O nosso inimigo não tem acesso a Ele, só tem quando nós revelamos.
A individualidade por isto é nossa grande aliada para que possamos ter uma vida mais feliz e de completa intimidade com o nosso Deus; e, assim, possamos ser pessoas capazes de refletir e de saber o melhor para nós e também de observarmos qual poderá ser nossa melhor forma de ajudar ao nosso próximo.
Agindo desta forma, contribuiremos e muito para que exista uma sociedade mais alicerçada nos princípios Divinos; e, também, de procurarmos a conduta mais acertada para termos uma vida interior mais ajustada quanto ao que podemos ou não podemos falar para os outros.
Viva a Deus por nos ter dado tamanha Graça: a nossa Individualidade. Amém. Shalom.

Livros Recomendados pelo Blog!!!

Seja Fiel aos seus Sonhos - Autor: Frei Anselm Grun - Editora Vozes
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry - Editora Agir
Crime e Castigo - Dostoiévski - Editora 34
o Vermelho e o Negro - Stendhal - Editora cosacnaify
O Poder da Cabala - Rabi Yehuda Berg - Editora Imago
O que é Deus? Como pensar o divino - John Haught
História de Uma Alma - Santa Teresinha de Lisieux - Edições Loyola

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Markting da Amizade!!!

Toda vez que nós pretendemos conseguir algo, nós procuramos dar o melhor de nós para alcançarmos o que queremos; este princípio é válido para tudo na nossa vida.
As Empresas para conseguir adquirir Clientes, logicamente fazem o mesmo, pois se assim não fosse não teriam nenhum cliente.
As estratégias para se conseguir tudo isto são as mais variadas possíveis; e, embora elas sejam as mais variadas, o objetivo delas é a de proporcionar à Empresa e ao Cliente a sua completa satisfação.
Então, será que para conseguirmos Amigos é válido este principio; o que é preciso para a gente ser Verdadeiros Amigos?
O Fundamento da Amizade parte de sempre querermos o melhor para nós e para o nosso Amigo ou Amiga.
O Marketing da Amizade deve ser o objetivo inicial e final para as boas relações pessoais, sociais e profissionais.
Deixo uma frase que reflete o que disse: O Segredo do Sucesso está no Sigilo; o Segredo da Amizade está no Diálogo.
Aparentemente, pode ser que pensemos que a primeira parte, é o oposto da segunda, porém uma complementa a outra.
O Sigilo é a obrigação de que o que foi negociado será mantido em Segredo; e, é na Amizade, através do Diálogo Sincero, entre as partes, a forma como se deve conduzir a negociação.
Para que isto funcione bem, é necessário que haja a Boa Vontade entre as partes. Existindo isto, fica evidente que em tudo que fizermos, precisa de que utilizemos todas as Virtudes para que possamos conseguir o nosso Bem-Estar e o Bem-Estar do outro.
Na Amizade o que conta muito é a Afinidade entre as partes. Ser Fiel, Verdadeiro, Sincero, Honesto etc, conta muito para que as nossas Amizades perdurem, se for o caso, para a toda a nossa Vida.
Quatro fatores são importantes para sermos bem sucedidos na prática da Amizade: não podemos nos descuidar da nossa aparência, tanto Física quanto Mental e Espiritual. Devemos ter sempre em nossa mente a predisposição para a prática do bem. Devemos, também, ter Palavras de conselho e de auto-estima para com os outros; e, por fim, devemos ter em nossa vida, a conduta de não sermos inimigos dos nossos inimigos, devemos trata-los com respeito e com o conceito de sempre que eles precisarem possamos ajuda-los, mesmo que eles não saibam o que fizemos a eles.
Em todo Marketing existem os métodos para alcançarmos o que queremos; e, na Amizade não é diferente. O início dele está em sempre melhorarmos nossos relacionamentos. E, as principais armas dele está na Humildade e na Abertura ao Diálogo.
Um Ditado que merece nossa reflexão é este: “dize-me com quem andas e te direi quem és”. Precisamos amadurecer sempre nas nossas relações com os outros; se alguém não merece nossa confiança, não devemos falar mal dele, devemos, Sim, através de nossa conduta, mostrar para ele que a melhor forma de conviver é sendo Fraterno e Respeitoso com os outros.
Na Bíblia encontramos o maior Manancial de Sabedoria do Universo, é a maior e mais completa Obra do Criador. A Cabala ensina que Ela é um Código; e, como Código, Ela deve ser seguida, não como que obrigado, mas para que tenhamos dentro de nós o DESEJO de sermos Verdadeiramente Felizes.
Um conselho que deixo é este: na Amizade o valor maior é o de buscarmos interesses afins; tudo que a mancha deve ser jogado no ostracismo; o Verdadeiro é à busca do bem entre as partes; devemos ter a Boa Vontade de sempre procurarmos bons Conselheiros; e, os grandes conselheiros são pessoas que se dedicam e se destacam a serem modelos para a sociedade; ler bons Livros que são fomentadores para a nossa Mente, nossa forma de falar e de agir são primordiais para que possamos agir de acordo com a nossa sociedade.
O Marketing da Amizade é exatamente isto: criar condições para que tenhamos sempre em nosso proceder o DESEJO e A VONTADE de querermos um mundo melhor e mais Humano, pois não existe outra forma de alcançarmos a Paz no Mundo, se não passarmos a ter como Ritual a Cultura da Amizade.
Não esqueci o princípio e causador de todas as coisas boas do Universo: O AMOR, pois sem Ele (DEUS, Jesus Cristo) não poderemos ser bem-sucedidos na Amizade. O Amor é quem Edifica e Sustenta as Amizades Verdadeiras.
Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja Católica, deixa uma frase que merece de nós a devida atenção: “A Amizade, cuja fonte é Deus, Jamais se esgota”.
No Budismo encontramos também outra forma bonita de caminharmos bem nesta vida que o Caminho Óctuplo, que mostra como nós podemos ter uma Vida mais cheia de Paz e de Harmonia conosco e com os nossos semelhantes.
Se os Homens e as Mulheres deixassem de lado tudo que os Separam e cultivassem de fato tudo que Une, as pessoas seriam mais Amigas, Leais e Justas. Amém. Shalom.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Frases de Reflexão!!!

"O Caminho certo é a Confiança simples e amorosa." - Santa Tereza de Ávila
"Amar é querer bem a qualquer um." - São Tomás de Aquino
"Não se pode justificar uma ação má com boa intenção." - São tomás de Aquino

Grande Fonte de Riqueza da Humanidade: A Preservação da Natureza!!!

Estamos vivendo numa época bastante importante no que se refere a procurarmos o melhor para nossas vidas e também para o Planeta em que vivemos.
Acreditava-se que os recursos naturais do nosso Planeta eram inacabáveis, mas com Estudos realizados descobriu-se que não era correto pensar assim.
Estamos Hoje, com uma População Mundial perto de 7 (sete) bilhões de habitantes, com perspectiva para um número maior de habitantes.
Daí vem uma pergunta: será que a Terra, nosso planeta, tem condições para amparar todos nós com os seus recursos?
É algo para nós refletirmos, pois muito se tem dito que o nosso Planeta passa por um momento muito delicado onde muito se tem tirado Dele e o que se é devolvido para Ele é o lixo que se é fabricado.
É um fato lamentável porque se não fizermos algo para melhorarmos a forma como interagimos com nosso Planeta, daqui a algumas décadas o que estaremos colhendo com maior intensidade é o que depositamos indiscriminadamente na Natureza. Existe o Provérbio que diz: “aquilo que o Homem semeia, é o que colherá”.
Sei que é um dos problemas mais graves que a Humanidade passa; sei também que existe um grande entrave para que isto seja resolvido: interesses comerciais que impedem que se dêem mais a atenção ao referido problema. Interesses mesquinhos e de muita falta de sensibilidade para a preservação do Meio Ambiente.
É algo que precisa ser mudado e que precisa que todos tomem uma posição de defesa do nosso Planeta, pois se não tomarmos cuidado, a Natureza irá nos devolver tudo o que nós damos a Ela.
É preciso também que passemos a não poluir o lugar onde moramos nem aceitarmos o desmatamento sem o devido controle das nossas Florestas. Medidas simples como estas podem e devem ser tomadas.
Exemplos disto estão na forma como utilizamos a água que muitas vezes por não tomarmos cuidado a desperdiçamos, nos rios jogamos o lixo e assim matamos os seres que vivem nos rios, lagoas e mares; deixarmos de jogar lixo na rua; observarmos quem joga seu lixo seja pessoal, comercial ou de uso industrial em lugares impróprios e denunciarmos às autoridades competentes; começarmos a ter a consciência de começarmos a plantar Árvores; o Estado (Municípios, Estados e Governo Federal) realizarem Campanhas Educativas e Efetivas para orientar e também punir as pessoas que não queiram se engajar nessas Campanhas; entre outros procedimentos.
A preservação da Natureza é de Fundamental Importância nos dias atuais. Não é só compromisso de poucos, mas de todos. É um Dever e um compromisso que todos devem assumir porque disto depende que tenhamos uma melhor Qualidade de Vida.
Quem primeiro cuidou do nosso Planeta foi Deus, que O fez e que quando cada elemento que O constituiu foi feito disse que “tudo era bom”.
Ter um Planeta limpo é antes de tudo ter a consciência de que no Futuro nossos descendentes tenham uma vida digna e saudável.
Infelizmente, muitas Pessoas que defendem a Natureza são postas de lado na sociedade ou são covardemente assassinadas por pessoas sem escrúpulos. É algo que merece uma grande reflexão.
Impera o desejo de ganhar sem se preocupar com as conseqüências. Mas quando queremos escravizar o bem maior que é a Natureza, Ela sabiamente devolve ao Homem o que lhe foi entregue.
A Bíblia no Livro dos Provérbios diz: “aquele que lança o Laço, Nele cairá”.
É algo que precisamos observar, a Natureza é boa, mas é preciso que tenhamos em mente que se não cuidarmos Dela, certamente receberemos aquilo que depositarmos Nela.
Ela é a Grande Fonte de Riqueza e só colheremos bons frutos se soubermos como administrar este grande Bem: A Natureza.
Viva a Natureza. Viva o Planeta Terra. Shalom.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Inspiração Poética!!!

Inspiração floresce na cadência do coração,
Faz com que as palavras sejam escritas
Sem haver interferência de ninguém
É um bem que ilumina o poeta
É uma página escrita ao infinito
São palavras ditas a transformar
O coração daqueles que nela acreditam.

Ouve-se falar demais, mas poucos a têm.
Poucos a usam ou muitos a copiam de alguém
É um dom que se adquire na prática
É na verdade uma dádiva de Deus.

Buscá-la, desejam todos os sensíveis poetas,
Ardentemente dentro de suas criações
Arquitetam e tentam transformar o mundo
Através dos símbolos da comunicação.

Sobre Corrupção e Eleição!!!

É só um desabafo. Como é que pode está acontecendo os fatos em Brasília sobre a Corrupção e todos aqueles que estão envolvidos ao deixarem seus cargos os que Os sucedem estão tão envolvidos quanto os outros.
Estamos num ano muito importante. É Ano Eleitoral. Está na Hora do Brasileiro tirar de Circulação os maus cidadãos (corruptos) e eleger CIDADÃOS que sejam Honestos.
Eu Acredito que o Brasil tem SOLUÇÃO e peço que quem deseja um País mais Humano e Honesto não tenham Medo e procurem Ajudar a Nação a terem Seus Nomes nas Próximas Eleições.
O Brasil é Nosso!!! Abaixo os Corruptos e Viva a Democracia Brasileira!!! Shalom!!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Lógica do Amor!!!

Acredito que uma das palavras mais pronunciadas pelos homens e mulheres seja esta: AMOR.
Agora, será que esta palavra é realmente vivenciada por nós humanos?
A resposta é muito subjetiva, pois embora tenhamos a noção desta palavra, cada um de nós a vê assim como adquirimos conhecimentos da nossa trajetória nesta vida.
O Amor apesar de ser um só; é percebido da forma como observamos e sentimos o nosso coração. Quando ele está em sintonia com Deus e o Universo, saberemos colher o melhor para nós e para o nosso semelhante; e, quando ocorre o contrário, seremos vítimas de nossa falta de observância do que nos rodeia.
É preciso para isto, tomarmos cuidados que poderão ir desde a mais simples conduta até a mais complexa decisão que tomarmos.
O caminho a se seguir é este: “Amar a Deus, ao Próximo e a nós mesmos”, fazendo isto estaremos certamente em total concordância com o que Deus quer de nós.
Agora vem uma pergunta: O que é o Amor?
A resposta é muito complexa, pois teríamos que conhecer totalmente a essência de nosso Criador: DEUS. Então, vamos partir da Bíblia para dizermos que o Amor é Deus.
Se partirmos deste princípio e fizermos uma minuciosa pesquisa dentro de nós, descobriremos que o Amor faz também parte do nosso ser e chegaremos à conclusão de que o Amor está também presente em nossa vida.
A Lógica do Amor parte do princípio de que existe um Criador que é totalmente BOM, e de que nós temos guardado dentro do nosso coração esta centelha que nos faz entendermos que a cada atitude boa que tomarmos, ela faz com que nos sintamos repletos de Amor; e, quando as nossas atitudes não condizem com este principio universal, fará com que ela fique quase que apagada e, então, não conseguiremos discernir a verdadeira Lógica do Amor.
São João da Cruz, Santo e Doutor da Igreja Católica Apostólica Romana num de seus Escritos deixa uma frase que merece nota: “O Amor não Cansa e não se Cansa”, deixa claro que o Amor (Deus) está sempre presente, nunca ausente. Ele (O Amor) está sempre à porta do nosso coração e pede entrada para assim consumir nosso ser para a prática do bem.
Duas Virtudes são essenciais para que o Amor possa agir dentro do Homem e da Mulher: A Fé (é preciso acreditar no Amor) e a Esperança (é preciso saber que Deus age no momento certo, e que também Ele quer o melhor para nossa vida).
Uma das maiores Santas e Doutoras da igreja: Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, diz que o Amor também é reconhecido nas pequenas coisas; e, outra Santa e Doutora da Igreja Santa Tereza D’Ávila diz que todas as coisas passam e que só Deus permanece e basta.
A lógica do Amor está inserida totalmente em outra Palavra: Amizade. É dela que fluem todas as Virtudes. Só há Amor Verdadeiro quando a Amizade é totalmente sincera.
O Homem e a Mulher só descobrirão o verdadeiro sentido do Amor quando derem valor à vida e souberem que para que haja Paz tanto interior quanto nos relacionamentos, é preciso semear sempre bons frutos para que assim possa colher o Amor.
A Bíblia é o maior manancial do Universo para colhermos o melhor para nós e para nossos semelhantes.
Só é feliz quem aprendeu a Amar, isto é o que está estampado em toda Bíblia. Vamos, então deixar de lado todo egoísmo e orgulho e também demais vícios para assim tornar presente em nosso coração, tudo que o Amor tem para nos dar e também tudo que podemos oferecer ao nosso amado Deus.
A Lógica do Amor é doação. Fazendo isto teremos a plena consciência de que seremos bons instrumentos nas mãos de Deus para alcançarmos a Paz entre todos os Homens e Mulheres. Amém. Shalom.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tratado Espiritual sobre a Amizade!!!

O homem por si só, não vai a lugar nenhum. O nosso criador desde a eternidade, mesmo antes de nos criar, já sabia plenamente disto.
Por isso, ao fazer a sua criação mais perfeita, deixou que ele percebesse que faltava alguém para o completar. Então, Deus criou, do homem, a MULHER.
Ambos, criados para compartilharem e dividirem o mesmo ideal, a mesma fé, a mesma esperança e o mesmo amor.
Infelizmente, esta harmonia não durou muito, houve a queda e o vínculo que eles tinham, tanto em relação a eles quanto com Deus, ficou prejudicado.
Começou, então, a ser gerado tanto no homem quanto na mulher, sentimentos de posse e domínio em que infelizmente a mulher ficou a mercê dos caprichos e interesses do homem.
A partir deste momento, a maioria dos homens passou a cultivar em seu coração, sentimentos mesquinhos, puramente egoístas visando unicamente o seu bem-estar, em detrimento dos outros.
A Bíblia ensina que não se deve confiar no homem. Ensinamento, este, correto e eficaz; deve-se confiar unicamente em Deus. Amém.
Porém, este ensinamento está edificado no Velho Testamento. A perfeição veio com a vinda de Jesus Cristo ao mundo.
Não que Jesus Cristo tenha deixado de valorizar o que estava escrito ou simplesmente abolir; Ele veio estabelecer o vínculo que antes havia sido destruído no dia em que houve a queda, a ruptura da aliança feita entre Deus e o homem, no Jardim do Éden.
O Novo Testamento mostra para o mundo uma nova visão, um novo estilo de vida: olhar o ser humano com dignidade e respeito.
Entrando mais ainda na Doutrina Cristã, vemos a sua base sendo alicerçada na concórdia e união daqueles que desejarem trilhar o caminho da Cruz de Cristo.
Os primeiros Cristãos sabedores e cumpridores deste ensinamento, perceberam claramente que a base do cristianismo está na abertura à vida comunitária; ou seja, compartilhavam os seus bens e também se ajudavam mutuamente.
É no Espírito Santo, descido em Pentecostes, que devemos confiar completamente. É olhar nossos semelhantes e percebermos se neles existe a ação do Divino Espírito Santo em suas vidas; aí, sim, decidirmos se devemos confiar ou não neste semelhante.
Devemos através dos nossos pensamentos, palavras e atos, procurarmos estar sempre em sintonia com a vontade de Deus.
Estarmos sempre alegres, prontos para ajudar, olhar àqueles que são difíceis com ternura. Perdoar sempre, mesmo que o nosso próximo tenha nos causado danos, até mesmo danos irreparáveis.
Estamos, hoje, num mundo em que reinam em grande parte das pessoas sentimentos não muito dignos; sentimentos de repulsa e de sempre querer tirar vantagem em tudo.
Faz com que até entre os cristãos, não exista a confiança que deveria existir.
Então, como reverter este quadro tão nefasto e de difícil solução.
A solução é simples, mas a resolução dela depende do sim de cada um.
Aí vem a palavra mais procurada pelos homens e talvez a mais difícil de se obter: AMIZADE.
Foi na AMIZADE que Deus criou o Homem e a Mulher.
As maiores inimigas da amizade são a desconfiança e a traição; e, infelizmente, em muitos relacionamentos impera exatamente isto.
Olhar os outros apenas para conseguir bens materiais e deixar de lado a pessoa em sua totalidade, faz das pessoas apenas um meio para obtenção daquilo que se deseja conseguir.
Quem realmente deseja ser amigo, deve estar disposto até a colocar a amizade acima dos bens materiais.
É necessário para nossa caminhada espiritual, um conhecimento perfeito daquilo que o Pai Eterno reservou para nós.
Deus nos criou para sermos amigos, não para nos destruirmos uns aos outros.
O amigo deve no momento certo, demonstrar o seu carinho e apreço por seu semelhante.
A Amizade é o sol da primavera daqueles que se entendem.
O mundo será mais humano quando os homens deixarem de se olharem como inimigos e passarem a ver os outros como filhos e filhas de Deus, necessitados do carinho e afeto uns dos outros.
Ser amigo não dá o direito de ninguém entrar na intimidade do outro.
Somente haverá paz no mundo quando o egoísmo existente no coração do homem, passar a dar lugar ao Espírito Santo. Amém.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Frases de Reflexão!!!

"Dar é lançar uma Pontepor cima do Abismo da Sua Solidão." -Antoine de Saint-Exupéry
"Amar é dar-se." - Michel Quoist
"A Alegria Abre, a Tristeza fecha o Coração." - São Francisco de Sales

Como ajudar a Igreja nos dias de Hoje?

Jesus Cristo, nosso amado Deus, deixou para os cristãos, o ensinamento do Amor Gratuito; Ele, desde toda a Eternidade, vem demonstrando que o trabalho é a maior fonte de riqueza do ser humano.
O homem, através do trabalho, assemelha-se e se torna imagem do Deus-Vida, consegue recuperar a imagem perdida desde a queda dele do Paraíso e recupera a identidade, passando a ser mais um cooperador para o progresso e desenvolvimento da sociedade.
Com bastante disposição e Amor, existem muitos que vão além do trabalho para o seu próprio sustento; eles cooperam para que as pessoas que ficam à margem da sociedade possam conseguir o apoio que muitas vezes é negado pelos representantes do povo.
Estas pessoas altruístas e bem intencionadas são por nós chamadas: Voluntárias.
Este trabalho é de grande importância para nossa sociedade; pois, desperta em quem assim procede, a cura de algo difícil de ser vencido: o egoísmo.
Quando olhamos para a Pessoa de Jesus Cristo, vemos Nele um exemplo de voluntarismo totalmente voltado para o bem ao próximo. Ele é de fato o primeiro e o maior de todos aqueles que dedicam suas vidas em prol da ajuda ao semelhante.
A Igreja está também voltada para este tipo de trabalho; e, está aberta a todos que de espontânea vontade, queiram dedicar suas habilidades na ajuda da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
É próprio de quem ama a solidariedade, o respeito ao outro e principalmente a disponibilidade de querer sempre está perto para o auxílio de quem, muitas vezes, não tem o mínimo para a sua sobrevivência.
Os Santos são exemplo de Voluntários; e, entre eles deixo o exemplo da Doutora da Igreja Católica Apostólica Romana: Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face; Santa muita querida dos Católicos, Doutora na Ciência do Amor; Ela foi aqui na Terra exemplo de uma Cristã Voluntária, que nas tarefas mais simples, aprendeu que tudo feito por Amor, é válido para Deus.
Todos nós temos um chamado de Deus para realizar; algo de proveitoso para o reino; mesmo que seja algo simples; e, é, na simplicidade que Deus revela-se mais facilmente.
Outro grande exemplo de abnegação e de total entrega a Deus está em nossos Sacerdotes que deixaram tudo e passaram a cuidar de todos nós; algo que merece ser elogiado por toda Igreja. É o Trabalho Voluntariado por excelência.
Uma passagem na Bíblia que pode muito bem ser refletida é a Parábola dos Talentos, Ela representa uma forma de Jesus Cristo chamar a todos nós para o nosso crescimento na nossa disposição em procurar ajudar aos outros.
Não há crescimento quando escondemos nossas habilidades para a ajuda ao próximo. Somos mais que vencedores quando abrimos nosso coração ao Amor Gratuito. Ele faz com que sintamos Deus dentro do nosso coração, com mais freqüência.
Ajudar a Igreja é ajudar ao que necessita de amparo e de proteção.
Deixo um pequeno conselho: procure conversar com quem está envolvido neste tipo de serviço e depois observe se esta pessoa é feliz no trabalho que ela realiza na Igreja e também na sociedade.
Na Bíblia diz que não há prova de Amor maior do que ajudar aos irmãos. Esta passagem só será realmente vivenciada por nós quando realmente dermos o primeiro passo para o nosso irmão.
Ajudar a Igreja é um bem enorme que o Cristão faz a Deus; e, é, também a Escola da Vida, em que todos, com a vocação que Deus determinou, poderão colaborar para o crescimento do homem e da mulher como pessoas e cidadãos; e, também, levar ao irmão que sofre a Palavra de Salvação, tendo Nossa Senhora, Maria Santíssima, Mãe de Deus e da Igreja, como grande referência para uma nova visão de um mundo mais justo e fraterno.

Colaborou comigo o Sr. João Rufino de Souza, meu querido Pai.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Frases de Reflexão!!!

"Quem 0usa ensinar nunca deve cessar de Aprender." - John Dana
"Nada vale mais do que este dia." - Goethe
"Sorriso: a menor distância entre duas pessoas." - Victor Borge

Aonde encontrar a Paz?

Todas as pessoas de bom senso almejam encontrar a Paz.
Ela é um tesouro precioso guardado bem dentro do coração de Deus. É um mistério que poucos conseguiram decifrar. Só consegue a Paz quem se deixa AMAR por Deus.
Amar a Deus, ao próximo e a si mesmo, é o caminho lógico e ideal para o homem chegar a trilhar o pensamento Divino; pois, Deus, fica alegre quando o ser humano cultiva e promove a Paz entre os seus semelhantes.
Tornar-se AMIGO, estar sempre à disposição do próximo nos momentos difíceis, faz com que a Paz fique sempre presente em quem age deste modo; sem que tenha de esperar algo do outro; apenas de Deus; é um grande sinal de se ter encontrado a Paz.
Voltar-se para ajudar ao semelhante, tornando-se um VOLUNTÁRIO DA PAZ e se envolver nas causas nobres da humanidade, faz com que em nós seja plantada a semente da Paz.
Dizer que está com PAZ INTERIOR e não se envolver nos assuntos ligados à melhora das relações humanas é não saber distinguir o verdadeiro significado da Paz; e, assim, ficar preso ao comodismo, egoísmo e orgulho.
Buscar a PAZ INTERIOR sem que haja participação nas decisões que acontecem na comunidade, é PURA ALIENAÇÃO.
Para adquirir a PAZ VERDADEIRA é necessário deixar de lado a maior das MAZELAS das relações humanas: A HIPOCRISIA; palavra, esta, denunciada por Jesus Cristo, na Bíblia.
Fechar-se no seu mundo pensando ter encontrado a Paz, faz de quem procede assim, uma pessoa totalmente imatura. A grande riqueza do homem é o ato de saber se comunicar com o seu semelhante.
A Paz entre as nações só se tornará possível quando for deixado de lado sentimentos mesquinhos e de VAIDADE entre os dirigentes do mundo inteiro.
Existe uma frase sábia que diz: “a maior distância que existe no mundo é entre o cérebro e o coração humano”. Partindo deste ponto, fica claro que a Paz para ser concretizada no homem, precisa, depois de ter sido arquitetada por Deus, entrar no mais íntimo do coração do homem, gerando sentimentos de AMIZADE e RESPEITO entre todos.
Encontra-se a Paz em quem verdadeiramente está disposto a dar a VIDA por Ela. Ela é a semente que nasce no coração de Deus; e, se bem adubada, torna-se fruto no coração do homem.
A PAZ é REAL; não é ILUSÃO. Basta o SIM de cada ser humano. Amém. SHALOM.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Amizade como meio de promover a paz no mundo, através dos grupos e associações de amigos.

A Amizade como meio de promover a paz no mundo, através dos grupos e associações de amigos.
Tenho notado, graças a Deus, uma crescente procura das pessoas pela paz, através da AMIZADE.
Para mim, isto é excelente, pois um amigo pode muito bem fazer parte de outro grupo; e, assim, promover a união desses grupos.
Alguém pode dizer: “não quero fazer parte do outro grupo porque não gosto de tal elemento”.
Tenho apenas a dizer sobre isto: é puro orgulho; e, isto, é ruim para a saúde de quem diz tamanha falta de caridade.
Esse alguém pode dizer: “este elemento me fez muito mal, não quero conversa com ele”.
Digo outra coisa: quando não perdoamos sofremos por guardar rancor, mágoas, ressentimentos e muitas vezes o pior (ÓDIO); isto acaba com nossas emoções e torna nosso sistema imunológico fraco e propenso a doenças.
Sei que escrever desta forma é muito confortante, mas digo claramente que já passei por isto; e, é péssimo. (Eu não vivia, vegetava).
Vamos agora voltar nossas atenções para o nosso artigo.
Seria muito bom se deixássemos de lado tudo aquilo que nos prende às coisas ligadas ao egoísmo e ao orgulho; e, partíssemos pelo início de todas as virtudes: A HUMILDADE.
Na humildade, encerra-se todo conhecimento e nela conhecemos o que DEUS deseja de nós. Ela é a Mãe de todas as Virtudes, inclusive é ELA que nos direciona para sabermos o que é certo e o que é errado. Diz Santa Tereza D’Ávila em seus escritos: “A Humildade é a Verdade”.
Se os grupos formados (de amigos) não estiverem alicerçados neste principio de ajuda e de sinceridade; então, não haverá progresso espiritual, haverá apenas jogos de intrigas, interesses e falsas amizades.
O homem, infelizmente, ainda está engatinhando rumo a conseguir a PAZ, embora já esteja há muito tempo sobre a face da terra. Tudo tem seu tempo e acredito que o melhor tempo é este.
Só alcançaremos a Paz quando Ela for compartilhada e exercida com lealdade e solidariedade por todos os humanos.
É na entrega desinteressada e altruísta que estes grupos obterão êxito; e, assim, através do SIM sincero de cada membro, o AMOR terá lugar principal no coração de todos os homens e mulheres.
Sei que é difícil, porém não é impossível. Se somente uma pessoa quiser a PAZ ficará quase impossível alcançá-la; agora, se com o exemplo bonito de AMIZADE que outras pessoas assim demonstrarem, então, aquilo que era quase impossível pouco a pouco se tornará possível.
O primeiro a dar exemplo é sempre quem traz a sugestão. Sem exemplo não há verdade de sentimentos, pois o homem é um pouco daquilo que pensa e fala; e, um muito daquilo que pratica.
E, tem mais: o homem é aquilo que pensa, fala e pratica.
Vamos, então, nos unir pela união de grupos que estão compartilhando a AMIZADE: a maior riqueza que existe no universo. SHALOM – AMÉM.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A Política da Amizade!!!

Tudo que existe no Universo é regido por normas e preceitos. Todos nós queiramos ou não, temos de nos adaptarmos à sociedade em que vivemos. E, se não desejarmos segui-la, corremos o risco de ficarmos à margem dela e também de sermos deixados no ostracismo.
É claro que se numa sociedade existe erros, devemos com o nosso exemplo, mostrarmos às pessoas que a compõem o lado correto de agir; não com crítica destrutiva, mas, sim, com os nossos atos, pois são os atos que mostram realmente nosso jeito de ser; e, é através disto que devemos nos guiar para obtermos sempre uma contínua melhora nos nossos relacionamentos com os outros.
Então, fazer com que os outros sintam que nosso procedimento na comunidade está bem direcionado; certamente, será um grande aliado para demonstramos que agindo com respeito e responsabilidade com os outros, poderá tocar no ponto em que as pessoas costumeiramente não observam na conduta delas.
Uma das grandes dificuldades para acontecer à transformação de um hábito vicioso num hábito saudável, é o de procurarmos cultivar e explorar a Política da Amizade.
Como poderemos fazer isto é muito difícil, pois, na maioria das vezes, procuramos o nosso bem-estar e deixamos nosso semelhante bem distante das nossas preocupações.
Deixo agora uma das mais Belas Páginas escritas na Bíblia sobre como poderemos ser Amigos do nosso Próximo; Ela está no livro do Eclesiástico Cap. 22,19-26 (Bíblia de Jerusalém). Existe nesta Passagem Divina, uma das mais Puras e Enaltecedoras maneiras de agirmos com todos os Humanos.
Um dos maiores exemplos de Amizade que existe na Bíblia é a do Rei e Profeta Davi e do Filho do Rei Saul, Jônatas, que a Bíblia relata que os dois de tão Amigos que se amavam como Verdadeiros Irmãos.
Observando essa Passagem Bíblica, podemos ver que Davi e Jônatas tinham tudo para serem inimigos, mais o AMOR que vinha de Deus para os dois era tão grande que às adversidades não foram capazes de deixar que eles se tornassem Amigos de Verdade.
Na História da Humanidade, encontramos vários exemplos como vários Homens e Mulheres foram transformadas pelo exemplo que muitas pessoas deram ao deixar o mundo de vícios e se apegar totalmente a uma Vida de Virtudes e de transformação do Caráter. Um dos grandes exemplos está em São Paulo, que foi um dos maiores perseguidores da Igreja Cristã, pois Ele julgava correto fazer tão procedimento; e, depois de ter um Encontro com Jesus Cristo modificou sua forma de ser e de agir perante os Homens e Mulheres Cristãos.
Outro grande exemplo da Igreja está na Vida de São Cipriano, homem mundano afeiçoado à feitiçaria, que teve sua Vida modificada quando encontrou uma Serva de Deus, Justina, que transformou a sua Vida, depois que Ele tentou enfeitiça-la para obter dela coisas nada Cristãs.
Existem Cristãos que não acreditam na Amizade que possa existir entre os Homens e Mulheres, porém, digo com toda certeza: é possível, se não fosse assim Jesus não teria alicerçado a Igreja no Amor Fraterno (Amizade).
Se, na nossa caminhada não encontramos Amigos, não devemos desanimar nem deixarmos de fazer o Bem, pois um Princípio Cabalístico deixa claro que fazer o Bem acima de tudo é Bom para nós.
A nossa maior conquista, acredito, não é adquirir grandes fortunas (não recrimino quem as têm), é a de conquistarmos Amigos.
O Homem ou a Mulher que ainda não encontrou na Amizade o Caminho a seguir, Eu deixo um conselho: só encontramos o Verdadeiro sentido do Amor quando descobrimos o Valor da Amizade; ter Amigos é Fundamental para nos sentirmos Bem e aceitos pela sociedade.
A Política da Amizade está Alicerçada no princípio deixado por Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Fora deste princípio tudo é hipocrisia.
Descobrir que é cultivando Amigos, sem querermos ter vantagem nisto, fará de nós verdadeiros agentes da Paz para o mundo.
Chega de Política voltada para a Guerra, precisamos de Homens e Mulheres capazes de cultivar a Política da Amizade, reforçando o convívio com os Amigos e buscando nos novos relacionamentos o ponto de equilíbrio para termos uma sociedade mais justa; e, assim, possamos ser mais um Agente da Paz para o mundo. Amém. Shalom.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Ser Feliz!!!

Quem nunca sonhou em ser feliz? Quem nunca procurou a Felicidade? Estas perguntas se bem refletidas nos mostrarão que o Desejo de Ser Feliz é comum a todos nós.
Mas, com certeza encontrar a Felicidade é uma das coisas mais difíceis de ser encontrada, pois muitos a buscam de forma errada. Muitos a buscam nas riquezas; outros a buscam nos relacionamentos; outros no trabalho... São várias as formas para se buscar a Felicidade... Nos Amigos... Na Família... Mas será que Ser Feliz é buscar isto?
A resposta nós a procuramos; depende de cada Desejo que nós temos.
Ser Feliz é o anseio que cada um tem; é o reflexo daquilo que queremos para nós. E quando não conseguimos ser felizes... Como lidamos com nossa infelicidade, nossas frustrações.
É daí que vem, acredito a verdadeira forma de conseguirmos almejar momentos e por que não dizer a tão sonhada felicidade, pois se quisermos a Felicidade só com o que de bom nos acontece, e, não soubermos lidar com os acontecimentos ruins; estaremos, sim, desperdiçando o nosso crescimento seja ele pessoal, social, profissional, mental e espiritual.
A Sabedoria Cabalística nos ensina que só seremos felizes se adquirirmos o hábito de encontrarmos a Felicidade se soubermos tanto nos acontecimentos bons quanto ruins conseguirmos ser Pró-ativos, ou seja, fazer com que através da observação e reflexão do que sentimos e do que nos rodeia vermos nestes momentos um motivo para mudarmos nosso comportamento sejam nos nossos Pensamentos, Palavras ou Atos.
A Cabala ensina também que a Felicidade do Ser Humano está em descobrir que cada Semelhante é também alguém que está em busca de crescimento e que quando nos abrimos ao nosso próximo descobrimos que Ele tem algo a acrescentar à nossa existência.
Depois de ter escrito tudo isto, vem o que tenho a Certeza de ser o nosso maior motivo de sermos felizes que é fazer da nossa Vida um Caminho totalmente voltado para nosso Criador, mesmo que seja um Caminho de Espinhos; como foi o de Jó que era feliz nos momentos de Felicidade, depois descobriu a Amargura de ter perdido Tudo, mas sua confiança em Deus e de que nunca fez mal a seus Semelhantes, teve de volta tudo que perdeu; Ele soube ser vencedor e conseguiu ser Feliz porque quem confia em Deus, que é Amor, é mais que Vencedor.
A Tristeza e a Dor são formas de se perder a Felicidade que se tinha antes; mas, se olharmos com os olhos da Fé, nós veremos que é uma das maneiras de sentimos dentro de nós a vontade de vermos que Deus está presente e de que Ele estará do nosso lado Sempre.
O sentido da Felicidade é profundo e requer de nós muita Sabedoria, pois a cada instante são colocadas diante de nós situações muitas vezes difíceis de serem compreendidas, porém é daí que teremos ensinamentos que poderão transformar nossa existência.
Também a abertura ao outro é um dos maiores fatores para se conseguir a Felicidade, resguardando a individualidade de cada um. Fazer Amigos é o melhor remédio para se chegar com mais facilidade a busca de encontramos a Felicidade.
Ser Feliz é ter Fé, Esperança e Amor em um Ser Criador que acredito ser Deus.
A Felicidade também requer Força de Vontade; requer que vençamos todos e vícios existentes em nosso Ser; e, assim, começarmos a cultivar as Virtudes, pois Elas são as melhores condutoras da Felicidade que vem de Deus!
Viva a Felicidade. Que cada um colha para si o melhor dos acontecimentos da sua Vida e que busque em Deus a Verdadeira Felicidade, mesmo nos momentos de Tristeza e Dor. Shalom.

O Tikun do Dinheiro.

É muito importante na nossa existência que tenhamos o controle de nossas finanças; e, é indispensável que gastemos apenas naquilo que é essencial para nossa subsistência, deixando também uma reserva para que não sejamos pegos de surpresa numa necessidade que por ventura venhamos a ter.
O que foi dito acima é algo que está estampado em qualquer bom livro de economia e também na mente de quem projeta seu equilíbrio financeiro neste Bom Conselho. (Errei muito em não segui-lo; hoje ele está presente na minha vida).
Vamos agora partir do Princípio Cabalístico de que só devemos comprar algo se realmente precisamos; e, se não tivermos em condição de adquirir algo que está em nossas pretensões, devemos esperar e adquirir tal coisa quando tivermos com o dinheiro necessário para comprá-lo. O comentário que me chama a atenção é o fato de que fazendo isto, estaremos dando mais valor ao que temos e também estaremos conseguindo viver com mais responsabilidade, pois assim daremos mais valor ao que adquirimos.
E, quando não damos valor ao que temos e saímos dissipando o dinheiro aleatoriamente sem darmos o devido valor ao que ganhamos, certamente, iremos entrar em algo que não é bom para o equilíbrio em nossas finanças nem muito menos para o nosso equilíbrio emocional e espiritual. Podemos, sim, é pegarmos doenças que enfraquecem a capacidade de discernimos o que é correto para os problemas que possivelmente poderemos ter, devido à falta de cuidado que tivemos em não controlarmos as nossas finanças.
Outro grave problema ocorre quando isto acontece: o endividamento, que faz com que fiquemos nas mãos de empresas ou pessoas que emprestam dinheiro a juros; e, que depois por não terem nenhum vínculo com quem tomou o empréstimo, procurarão, através de cobrança a liquidação do mesmo.
A Bíblia, no Livro dos Provérbios deixa estampado que quem deve é escravo de seu credor.
Este é um dos princípios que fará com que pensemos antes de dissipar o que temos e passemos a dar mais valor ao que possuímos.
Então, este é o modo correto de agir? – A princípio sim; porém, existe outro meio pelo qual podemos seguir, como meio para não sermos pegos de surpresa nesta armadilha tão cruel como egoísta: é nunca nos precipitarmos e não deixarmos que nossos Olhos sejam maiores do que o nosso Coração.
Por outro lado, se somos nós que emprestamos, vai um Bom Conselho: seja humano, trate o seu devedor com o devido respeito. Um bom exemplo disto são duas Regras. A primeira: Ama a teu próximo como a ti mesmo; e, a segunda: Nunca faça ao outro aquilo que não queres que o outro te faça.
Deixo agora a Reflexão do Sábio por excelência: Jesus Cristo: se alguém te pede algo emprestado não vire o rosto: DÊ, e tenha aquilo como encerrado.
Alguém pode dizer: isto é bobagem, é fruto da imaginação de alguém que é “tola”.
Eu, sinceramente, acredito que é mais gratificante dar e depois se o meu semelhante não puder me pagar, perdoar, do que ficar cobrando e depois perder uma grande Amizade.
A correção (TIKUN) do dinheiro é difícil, contudo precisa ser feita com bastante cuidado para não cairmos nos laços do nosso verdadeiro inimigo: SATÃ.
Deixo uma frase de Saint-Exupéry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Outra frase encontrada na Bíblia: “no mesmo laço que alguém coloca para o seu semelhante, nele cairá”.
O Homem e a mulher só encontrarão a verdadeira razão desta vida quando esta correção, após ter sido feita, dê lugar, no coração, a Amizade que gera o Amor. Amém. Shalom.