sábado, 27 de março de 2010

A Televisão: como ela influencia a formação e estruturação das famílias.

A TV por ser um instrumento de comunicação que abrange toda a sociedade, consegue fazer com que os telespectadores sejam, diretamente ou inconscientemente, envolvidos pelos programas que eles ou elas assistem.
É muita falta de lógica alguém dizer que a imagem que ela passa não a afeta, pois queira ela ou não, aquilo que ela assistiu, fica gravada na memória e pode ser prejudicial na formação da consciência crítica e íntima de quem a assiste.
Sempre é correto a família avaliar o tipo de programas que ela assiste no nosso cotidiano, pois durante o nosso dia, a televisão é vista por algum membro ou membros da família.
Agora vem uma pergunta que devemos sempre ter em mente: que tipo de programa nós devemos procurar para termos uma consciência melhor de si mesmo e de mundo?
Existem muitas opções para que possamos ter acesso a programas bons, é só observamos se este programa produz efeito benéfico para nossa mente e também se produz efeito positivo nos nossos relacionamentos com a nossa família e também com a sociedade.
Se fizermos isto, provavelmente descobriremos com a nossa pesquisa que muitos programas são ruins e perniciosos para a nossa formação e também para a construção da sociedade.
Os tipos de programas que eu digo que são ruins são aqueles que estimulam às crianças para jogos violentos; os que promovem o uso e abuso de cenas de sexo entre os atores e atrizes; aqueles onde são utilizadas pessoas para tramarem discórdias e a auto-eliminação entre os participantes (isto contribui para que aja concorrência desleal entre as pessoas na vida real); aqueles que trazem notícias mentirosas; os que utilizam a vida particular dos outros para ganhar pontos de audiência; aqueles que culturalmente e intelectualmente não acrescentam nada a formação da nossa capacidade intelectiva etc.
Estes programas desestruturam consideravelmente a família, pois atacam a parte mais sensível do nosso corpo: a nossa mente.
Quero agora mostrar também o lado bom dos programas em que são boas as suas informações; estes programas produzem em nossa mente sentimentos de Amor, Paz, Amizade etc, faz com que as pessoas que os assistem possam ter uma qualidade de vida melhor e estejam mais abertas a Deus, ao próximo e também produzam efeitos benéficos aos seus familiares e vizinhos.
Aos programas, que cito como ruins e destrutivos, deixo um conselho para os seus idealizadores: passar o tempo só arquitetando coisas que não ajudam positivamente na formação da família, é tarefa para as pessoas que não sabem colher de Deus os frutos benéficos que Ele pode dar; só colhe bons frutos quem Ama a sua criatividade em querer ajudar aos outros e nunca quem procura destruir os outros.
A televisão é um dos mais importantes meios de comunicação que o homem inventou durante a existência dele; reduzi-la a um instrumento de banalização, é um ato medíocre e sem escrúpulos que não gera bons frutos.
Devemos lutar, sim, por uma programação que traga progresso e ajude às famílias do mundo inteiro. Shalom

Drogas! Uma Viagem sem volta!!!

Quem é que não fica feliz quando tem alguma viagem para fazer?
Imagine o quanto é bom fazermos algo que nos trará alegria e também nos proporcionará grande contentamento.
Mas, existem viagens que a princípio trazem satisfação, porém o final, na maioria das vezes, é trágico.
É o que acontece a quem, infelizmente envereda pelo mundo das drogas. Tanto para quem trafica, pois deixa de estar fazendo algo de proveitoso para a Sociedade, quanto para quem é usuário delas.
Existe um movimento muito grande para que se libere o uso delas e de poderem ser vendidas no Comércio sem restrição.
Na Cabala fica claro que o uso delas no princípio deixa quem se utiliza delas numa situação de repleta satisfação, mas no final deixa quem a utiliza, depois de terminado seu efeito, um profundo vazio (vazio este que escraviza quem a utiliza totalmente dependente).
Respeitar a Vida é o primeiro passo para não entrar nesta Viagem que só tem ida; a volta é TRÁGICA.
A Bíblia é clara em dizer que devemos reservar nosso Tempo para as boas coisas. O Profeta e Rei Davi nos Salmos diz que a Alegria dele era estar na presença de Deus. No Livro de Isaías tem uma grande advertência para que preenchamos nossa Vida com bons Pensamentos, Palavras e Ações.
Os Adolescentes e os Jovens são os mais visados por quem se utiliza do Tráfico de drogas, já que muitos estão abertos a experimentar o “NOVO” que muitas vezes os tira de terem uma Vida alicerçada para o Crescimento deles e tira toda a Esperança de terem um Mundo Melhor.
É lamentável que pessoas de influência nas decisões que acontecem no Mundo, quererem que o Comércio das drogas seja liberado. Para mim quem deseja isto pode ter algum ganho com isto.
Toda Viagem tem seu Preço; e, o preço que se paga ao utilizar às Drogas é o de se perder todas as expectativas de se conseguir ser FELIZ na Vida.
Graças a Deus nunca me utilizei deste expediente. Só me ofereceram drogas uma vez (cocaína); disse Não e nunca mais vieram me oferecer. Foi um bom negócio que fiz.
Se todos os Adolescentes e Jovens percebessem o quanto são preciosos para a Sociedade, fariam Viagens que os tornariam mais Felizes; entre elas (obedecessem a seus Pais, cultivassem Amizades sinceras, estudassem com Amor ao Conhecimento, praticassem esportes, se interessassem por bons Livros, assistissem bons filmes etc.), fariam com que as Viagens que fizessem fossem bem proveitosas; e, acredito que a viagem ao Mundo das Drogas fosse (digamos) para sempre adiadas e tiradas de suas Vidas.
As Religiões têm grande Responsabilidade, os Senhores Pais, os verdadeiros Políticos, a Justiça, os Educadores, assim como toda a Sociedade têm o DEVER de proporcionar Viagens que façam com que os mais Jovens nunca queiram seguir Viagem para o Mundo das Drogas.
Um Grande Homem do Século XX-XXI João Paulo II teve consigo em seu Pontificado a Magnífica ocupação de apoio e de chamamento para que os Adolescentes e Jovens fizessem uma Viagem segura em busca de um Mundo em que Eles se sentissem Felizes e procurassem ocupações dignas e não enveredassem pelo Mundo das Drogas.
Exemplo a ser seguido é o de Santa Tereza de Los Andes que muito nova foi tocada para seguir a uma Vida de total entrega a Deus.
Drogas, uma Viagem literalmente sem volta e sem Futuro.
Aprendamos a ter em mente que Toda Viagem tem sempre um Final. Para quem soube aproveitá-la muita Alegria. Para quem procurou outros Caminhos (prostituição, álcool e principalmente Drogas) o final não é nada desejável.
O Ser Humano é o principal condutor do mundo. Quando Ele não conduz bem seu Caminho, o final é muita angústia e desilusão.
Diga não às Drogas!!! Faça a melhor escolha: Faça uma Viagem a favor da Vida!!! Shalom!!!

Discriminação: Um gesto de desamor para com seu Semelhante!!!

Será que por estar bem de Saúde sou melhor do que quem não tem a Saúde em boas condições? Quem sou Eu para olhar o outro com desprezo? Será que sou melhor do que meu Semelhante devido a minha opção sexual? Será que minha posição social me credencia a me tornar melhor do que o meu Próximo? E, a minha cor, é mais apresentável do que a do outro? Será que minha Religião pode fazer com que me sinta melhor e menospreze quem não tem a minha Crença Religiosa ou quem não acredita em Deus ou noutra Divindade?
Perguntas assim são muito freqüentes para termos em mente que só a força de muita reflexão nós poderemos deixar a nossa ignorância e passamos a enxergar os nossos Semelhantes com muita Simpatia e Consideração.
Quando observamos a variedade de situações que nos envolvem diariamente percebemos que muitas e muitas vezes nós somos discriminados pelos outros.
Sei que é muito difícil não sermos agentes discriminadores dos nossos Semelhantes, mas pode ser que isto aconteça mesmo de uma forma que não nos apercebamos disto.
Muitas vezes, Eu falo por mim, fui agente de discriminação com os outros; mas fiz uma reflexão em cima disto e procuro ao estar neste tipo de situação voltar meus pensamentos para Deus e vejo o quanto estou sendo mesquinho e procuro não plantar em meu coração o desamor que vem sobre a forma da discriminação.
Mas, como poderemos vencer este mal. O de sermos discriminados ou de sermos nós os discriminadores?
A resposta Eu colhi de um livro no qual tinha uma frase muito bem redigida que diz o seguinte: “você só se sentirá inferior a alguma forma de discriminação se não agir com serenidade e deixar que o outro o agrida, discriminando-o”.
Sentir-se melhor do que o outro é puro egoísmo ou puro orgulho.
Jesus Cristo, Buda, Maomé, São Francisco de Assis e muitas outras pessoas que a História registra como grandes Personalidades da História foram discriminadas na sua forma de pensar, falar e agir, mas permaneceram com seus ideais e pouco a pouco foram sendo aceitos por muitos que os discriminavam.
A forma como nos relacionamos interiormente ou exteriormente pode nos levar a situações de não aceitar os outros; mas, se trabalharmos com muita força de vontade e formos honestos com nós mesmos, teremos a devida Humildade de vencermos a ignorância existente em nós e passarmos a ver os outros como iguais a nós.
Mas, tudo tem um Tempo para que possamos nos relacionar melhor com os outros. É muito bom estarmos em sintonia com nossos Semelhantes; é preferível, pois se não estivermos, poderemos não enxergar que no outro existe algo de nós.
O desamor surge da discriminação; em não aceitar as diferenças.
Hoje, procuram-se nos profissionais habilitados atitudes voltadas para o bem-estar de todos, ou seja, que eles procurem métodos para que a convivência entre as pessoas possam ser mais harmoniosas e que aja menos falta de sensibilidade nos relacionamentos entre as pessoas.
Devemos Cultivar o Amor, plantar a Paz nos nossos relacionamentos, buscar meios para não sentirmos repulsa aos nossos Semelhantes, e, acima de tudo, sejamos orientados para não sermos injustos e indiferentes com nossos Semelhantes.
A Vida é Bela. Ser fiel aos nossos ideais é um Hábito que merece todos nossos Esforços para que nós consigamos uma Sociedade mais Justa e Fraterna, pois se isto não acontecer a Espécie Humana poderá a vir sofrer muito mais com a falta de Amor que infelizmente existe no seio da sociedade.
Busquemos a Concórdia e a Justiça. É na Amizade que vem de Deus a Força necessária para vermos no outro o nosso próprio Ser. Chega de tanta discriminação. Deus é Amor. Shalom!!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Deus é Fiel!!! Shalom!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Pensamentos que me levam até Deus!

Por mais difícil a caminhada, ao final dela, existirá alegria!
O Amor só é verdadeiro quando a alma entende que Deus está sempre presente no coração do homem.
Nunca esqueça de que a forma mais altruísta de demonstrar gratidão a quem te faz um Bem é dando o que há de mais valioso dentro de ti: A AMIZADE!
Só traga em sua bagagem para dar a alguém: Amor, Paz e Amizade!
Só a Paz edifica o mundo... O que passar disto é apenas uma grande Utopia!
Para se adquirir Paz é preciso ser no íntimo Amigo de todos; é buscar o que é de interesse coletivo e fazer prevalecer aquilo que não denigre o Ser Humano em toda a sua essência.
O bem comum que deseja alcançar o homem passa necessariamente pela mensagem da contemplação da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Paz é o Dom de Deus comparado ao Amor que Ele tem para com os humanos.
Só é Justo quem deposita toda confiança em Deus e pratica a vontade Divina.
A vida é a mais bela aventura que o nosso querido Deus deu ao homem... Faça o bem e você colherá os frutos no futuro desta grande caminhada: o maior deles é contemplar quem nos fez: Jesus Cristo!
Justiça, sim; ódio, não!
A Amizade transcende a toda sabedoria humana; só quem a entende são os que verdadeiramente se encontraram com Deus.
A Amizade por ser a maior riqueza da alma, deve ser o bem mais precioso que alguém deve dar ao outro.
O maior presente de Deus para a humanidade é a Amizade.
Deus é Amizade!
Deus é a única e verdadeira fonte de Amizade no mundo visível e invisível.
Toda verdadeira Amizade provém de Deus.
Ser Amigo é tornar-se um com Deus e o próximo.

Caridade!

As nossas relações com os outros, muitas vezes, é marcada por momentos que precisamos dar ou receber algo de alguém.
É neste momento que percebemos se nossa ajuda ou a ajuda do outro é bem recebida.
Existe na Bíblia uma frase que merece uma profunda reflexão, pois diz que ninguém é tão pobre que não possa dar algo ao outro e que ninguém é tão rico que não precise receber algo de Alguém.
Uma Reflexão feita por mim, ao ler uma das Encíclicas do Papa Bento XVI (DEUS CARITAS EST), que me fez abrir meu entendimento para esta Palavra (CARIDADE), clareou minha mente quanto ao dar ou receber nos relacionamentos que temos com os outros.
É Verdade que precisamos olhar o outro como se ele não fosse nem mais ou menos importante do que nós. Muitas vezes, apenas olhamos a condição social e esquecemos que somos todos iguais diante de Deus.
Precisamos dar ao outro de acordo com nossa condição social, independente do outro ser Rico ou Pobre, pois fazendo isso nos colocamos no Patamar de quem realmente tem afeto pelo seu Semelhante.
Mas, percebo que nos relacionamentos com os outros, muitas vezes, esquecemos isto.
A Caridade é para ser observada de acordo com o princípio do que Jesus Cristo nos deixou: “Ama ao teu Próximo como a Ti mesmo”.
Madre Teresa de Calcutá é um grande exemplo a ser seguido. Sempre estava a ajudar sem levar em conta o que o outro tinha.
Sei que existe a questão da Hierarquia que deve ser levada em conta, mas estou tratando do lado Pessoal de cada indivíduo.
Se você dá ao próximo o que você tem de melhor, Você estará sendo Leal consigo mesmo e não irá criar a quem você deu sentimentos de inferioridade.
A Caridade abraça todos os dons, nela encontramos todas as Virtudes; devemos ter em mente que quando algo sai de nós, é preciso muito bom-senso da nossa Parte para que não atinjamos a dignidade do nosso Semelhante.
Deus é Amor; e, como nos diz a Encíclica, nós devemos Servir ao próximo; e, dar não do que sobra, mas dar tudo que estiver ao nosso alcance para fazer o outro sentir que é Aceito e Respeitado por nossas Ações.
Vivemos numa época em que, infelizmente, vale mais quem tem mais, e numa Sociedade muito individualista, mas o princípio da Caridade é a AMIZADE.
É na Amizade que encontramos o Verdadeiro Valor que podemos dar ao nosso Semelhante, independente de Religião, Raça, Casta etc.
A Amizade onde está presente a Caridade faz com que Ela se torne a maior e melhor riqueza que podemos dar ou receber do nosso próximo.
Existem milhões de Seres Humanos precisando de Carinho e de Afeto; se dermos apenas o que eles estão precisando e não dermos o essencial que é nossa entrega de Solidariedade que precisam, então, teremos criado mais distanciamento do que aproximação; e, não estaremos sendo sinceros com nós mesmos.
A Caridade vai desde uma coisa material que nós damos até um Ato de Sinceridade que temos para com o outro.
Sair de nós mesmos é um grande Passo para irmos em Direção ao nosso Semelhante, sem Hipocrisia (DISSIMULAÇÃO); e, nos tornarmos pessoas totalmente conhecedoras das nossas necessidades e dos outros.
A Vida é Dom de Deus e a Caridade é que nos faz se aproximar de Deus.
Deus é Amor, por isso devemos pedir o Amor que vem de Deus.
Se olharmos com Amor nosso próximo, veremos nele alguém que merece ser Respeitado e que se assim fizermos teremos conquistado o Amor que é Deus, independente se o nosso Próximo tenha ou não reconhecido nossa Ação.
Como diz Jesus: “quando deres algo a alguém, não deixe que a sua mão esquerda veja o que está na sua mão direita”.
Ser Caridoso requer que sejamos cuidadosos para que o outro não se sinta humilhado.
Grande é o Homem que não usa de Soberba para com o seu Semelhante.
Sejamos iguais, nunca superiores nem inferiores a alguém! Esta é a Regra para sermos Caridosos com os outros!!! SHALOM!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Desejo.

O que é que move alguém a fazer algo? Esta pergunta é muito propícia para começarmos este pequeno Artigo.
A Sabedoria Cabalística diz que não movemos nenhum membro nosso se não tivermos DESEJO para isto.
Tem um Livro do Monge Beneditino Anselm Grun que retrata bem este Assunto: Seja Fiel aos seus Sonhos; Ele trata de forma bem acessível este Assunto.
Outro Livro muito bem escrito é O Poder da Cabala, do Rabi Yehuda Berg, ele é muito útil para nos relacionarmos melhor com nossas atitudes e de como nos orientarmos para melhorarmos como Pessoas.
No nosso dia-a-dia se pararmos para percebermos o que estamos fazendo, descobriremos que se não sentíssemos Desejo, ou seja, Vontade para termos realizado o que fizemos, não teríamos feito tal Ato ou proferido tal Palavra.
A Nossa Vida é repleta de Atitudes, umas boas outras, infelizmente, ruins; mas podemos melhorar a cada dia para que possamos chegar ao Estado de Perfeição que Deus DESEJA de Nós: Sermos Seres Humanos Livres dos Vícios.
Todos Nós podemos se bem orientados fazer dos nossos Desejos a Fonte da nossa Felicidade. Os desejos ruins Nós podemos com bastantes discernimentos tirá-los de nossas Atitudes. Isto requer muito desprendimento, pois o vício quando entra em nossa Vida fica difícil de ser tirado, basta termos o DESEJO de querer mudá-lo e de se tornar VERDADEIRAMENTE a fonte de nossa mudança seja Ela de comportamento, ou seja, depende do nosso comprometimento de passarmos a utilizá-los para nosso modo de ver o Mundo.
Os Desejos bons, As Virtudes, nós devemos utilizá-la a nosso Favor SEMPRE, pois isto faz com que tenhamos procedimentos que farão com que sejamos bem vistos pelos outros. Um Desejo bom é a chave para sermos bem-sucedidos na Vida. É preciso muita força de vontade para alcançar isto, pois lutaremos com forças interiores como inveja, cobiça, egoísmo etc., ou seja, com vícios que nos tornarão difíceis alcançarmos o que Desejamos de bom para nós e nosso Semelhante.
Deus quando fez o Ser Humano o dotou de extrema percepção daquilo que DESEJAVA dele, ser o seu cooperador nas coisas Dele. Nossos primeiros pais se desvirtuaram disto e com isto criaram DESEJOS nada bons.
Para Deus não existe rico ou pobre, branco ou preto, sadio ou doente etc.; para Ele o que existe é o SER HUMANO; apenas desejos ruins (vícios) que entraram no Homem como preconceito e discriminação que começaram a rotular o Ser Humano.
O DESEJO é o bem maior que Deus deixou para o Homem; Ele deve ser sempre analisado e medido para não causar males como corrupção, guerras, contendas, miséria etc.; deve ser posto no lugar disto o DESEJO de ajuda e de Solidariedade entre as Pessoas.
O Desejo é o que distingue o Ser Humano Bom do Ser Humano que precisa mudar suas Atitudes.
Se todos nós cultivássemos bons DESEJOS e repelíssemos os maus desejos, certamente, não teríamos tanta falta de Amor entre nossos Semelhantes e construiríamos um Mundo mais Amigo e voltado para o bem-comum.
Muitos Seres Humanos contribuíram para isto: entre Eles Jesus, Antoine de Saint-Exupéry, Gibran, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá etc.; isto deve ser bem observado, pois o que diferencia o Ser Humano do Outro são as Atitudes que eles têm para com os outros, e o que enaltece o Homem são as boas atitudes, algo que estes Seres Humanos souberam muito bem fazer.
Somos todos frutos da mesma árvore, só precisamos às vezes podar o que está sem sintonia com a nossa Natureza. Buscar nos bons DESEJOS nosso Crescimento Espiritual é a Fonte de toda nossa Felicidade.
O Ser Humano precisa ser orientado desde cedo, na sua infância a cuidar dos seus DESEJOS; isto é, saber o que é Bom e o que não é Bom, pois sendo feito isto dificilmente Ele irá proceder de forma errada.
O DESEJO constrói Castelos, mas se mal administrado facilmente será destruído. É um dever de quem cuida do Ser Humano que está construindo sua Personalidade dar as diretrizes para que não tenhamos pessoas que não saibam discernir o bom do mau DESEJO.
Só Deus é a Fonte de Todo DESEJO que edifica o Homem e a Mulher; sem ele todo desejo é vão; só o Bom desejo vem de Deus; busquemos, pois a Deus e colheremos os Bons Desejos!!! Shalom!!!

Como o comportamento interfere nos conceitos que nossos semelhantes têm de nós?

Como o comportamento interfere nos conceitos que nossos semelhantes têm de nós?

Em todos os lugares que estamos sempre tem alguém nos observando. É muito natural este procedimento desde que não seja para nos discriminar.
O normal é que a Sociedade está sempre colhendo informações nossa, seja no Âmbito Familiar, Social, no Trabalho, ou seja, nós estamos sendo a todo instante observados.
O Comportamento é a primeira forma que nossos semelhantes fazem para que eles tenham uma visão geral de tudo que passamos para os outros.
Comportar-se bem com as normas que a Sociedade impõe é a Porta para que possamos obter bons relacionamentos dentro da Sociedade.
Mas, existem muitos comportamentos que a Sociedade não admite; entre eles, podemos citar a desonestidade, a violência, a deslealdade, a falsidade, a irresponsabilidade entre outros, mas, que podem ser evitados com a Força Vontade de quem os pratica.
Outras formas de Comportamentos, infelizmente, precisam de acompanhamento; cito: doenças como a Esquizofrenia, Depressão, Transtorno Bipolar, entre outras Patologias, Hoje, são muito bem orientadas para quem sofre delas possam ser tratados com bastante êxito.
É preciso deixar bem claro que estes desvios de comportamento (é o meu caso)* se bem orientados por profissionais habilitados e tomados por quem sofre deles com a devida responsabilidade de se auto-ajudaram, podem levar uma Vida absolutamente normal.
A melhor forma de sabermos se estamos sendo ou não aceitos é fazermos um exame bem minucioso de tudo que fazemos. É muito difícil fazermos isto porque muitas vezes somos levados a não mudarmos Comportamentos por puro egoísmo e orgulho; ou então, por termos eles como sendo normais.
Existe um Dito que diz que a primeira impressão é a que fica; e, quando é um péssimo Hábito mais ainda. Mas, podemos nos Transformar, pois um Ensinamento Cabalístico diz que somos capazes de nos Transformar para Pessoas que os outros possam se espelhar em nossos procedimentos.
Muitas pessoas mudaram de Comportamento entre Elas está o Evangelista São João que tinha um Comportamento explosivo e depois de Jesus Cristo ter conseguido mostrar a Ele o Caminho da Mansidão e da Paz, é tido pelos Cristãos como o Apóstolo do Amor.
Somos sinceramente tudo que desejarmos Ser. É Princípio para que possamos adquirir os primeiros passos na busca de conseguirmos que os outros nos olhem com respeito e também com admiração.
Existem muitos Livros de auto-ajuda, entre Eles que são bem mais do que auto-ajuda existem a Bíblia que é o grande Manancial de Sabedoria; outro Livro que é Fantástico escrito pelo Rabi Yehuda Berg “O Poder da Cabala”, entre outros Livros de Cabala; O Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry, o Profeta de Gibran, História de uma Alma de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, entre muitos outros que se bem assimilados poderão transformar aos poucos nossos Procedimentos.
Assistir bons Filmes que nos levem a termos Bons Comportamentos, ir a lugares que nos dêem Paz, procurar colher os Ensinamentos e a Doutrina da Nossa Religião; se for uma pessoa que não tenha Religião ou Atéia procurar sempre colher de tudo que lhes rodeia o melhor para Si e para ajudar ao seu Semelhante.
É preciso ser muito Crítico em tudo que se faz nos dias atuais.
A Vida é uma Grande Sala de Aula e requer que colhamos sempre dos acontecimentos uma Grande Lição e que voltemos sempre nossas Ações para que possamos ter sempre conceito de Boas Pessoas e possamos assim fazer com que os nossos Comportamentos possam ter uma aceitação e boas referências perante toda a Sociedade.
Ser Gentil, Cavalheiro, saber dizer o que convém aos outros entre muitos Comportamentos, certamente, nos trarão Boa Reputação diante dos outros.
Então, vamos tratar bem nossos Semelhantes. Um Forte Abraço a Todos. Shalom!!!
*Assisti ao Programa Sem Censura da TVE desta tarde (18/03/2010) e resolvi acrescentar isto também ao Artigo.

terça-feira, 16 de março de 2010

ORAÇÃO DO COMUNICADOR

Senhor, maravilhas Tu tens me dado
E entre elas está a minha voz
Que ela seja usada para o bem
E que nunca profira palavras vis
Que eu seja um instrumento de temperança
E que saiba pesar minha voz antes de falar
Que eu seja para os outros o porta-voz
A porta de entrada para Tua mensagem
Que eu faça com que os outros saibam
O que está acontecendo no mundo
Que não exite em falar das coisas
Erradas em toda a sociedade
Que minha voz seja um canal
De bênçãos para falar de Ti ao meu irmão
Que eu proclame a Tua mensagem
De paz e amor que tens dentro de Ti
Que não provoque a ira do meu irmão
Mas antes proclame que Tu és o Deus
Que estás ligado à evangelização
Que eu não me oponha ao que é belo
E que minha voz seja humilde em Tuas mãos
Abençoa-me Senhor, meu Deus Comunicador
Deus de infinita imparcialidade e de justiça
Creio que fui escolhido por Ti,
Senhor, para proclamar as Tuas maravilhas.
Pai, Irmão, Consolador, Amigo e Senhor;
Desde o princípio comunicas ao homem através da comunicação. Amém.

Um grande desafio para o Século XXI: ajudar aos mais necessitados!

É preocupante ver que no século XXI, estamos com grande parte da População Mundial passando por muitas necessidades, sejam elas econômicas, financeiras, sociais, religiosas etc.
Se formos ficar apenas como observadores e não fizermos algo para ajudá-las, estaremos contribuindo para que tenhamos sempre em nossa Sociedade pessoas carentes tanto de bens materiais como de AFETO.
Um estudo feito pela Igreja Católica intitulado: “A Fome no Mundo - Um desafio para todos: o desenvolvimento solidário” mostra claramente que se a Humanidade soubesse dividir com todos os bens produzidos no Mundo a fome não existiria.
Mas, então, porque não acontece esta distribuição correta?
A resposta está na má gestão dos Países que controlam os bens materiais. Muitos ao invés de terem uma Política séria de desenvolvimento ficam presos à “politicalha” e apenas visam a interesses mesquinhos como promoverem a Pobreza e também a autodestruição dos habitantes, ou seja, fazendo guerras que destroem as bases para o progresso da sociedade desses países.
Outro grave problema enfrentado é a falta de solidariedade entre as pessoas que muitas vezes “fecham os olhos” e agem egoisticamente para com quem muitas vezes se tivessem uma pequena ajuda, conseguiriam vencer as dificuldades e, tendo esta ajuda, conseguirem pouco a pouco vencer as carências deles.
Uma frase na Cabala diz que todos nós precisamos ajudar uns aos outros, porque todos nós somos responsáveis uns para com os outros.
Jesus Cristo no sermão da Montanha deixou as bases para termos uma Sociedade mais justa e mais solidária. A Mãe de Jesus nos mostra no Magnificat que devemos confiar em Deus, pois Ele é quem tem por nós grande AMOR.
Buda ao se deparar com pessoas necessitadas deixou tudo e foi viver fora do luxo ao qual vivia.
São Francisco de Assis, jovem que tinha uma vida voltada para as farras, teve a iluminação de se voltar para Deus e se tornou um dos grandes Homens da Igreja.
Muitas pessoas tendo muito se esquecem dos outros; muitos tendo pouco, também. Mas, muitos tendo muito ou pouco, procuram servir a quem não têm.
É só observar a nossa volta e veremos que existem, infelizmente, muitos que precisam de um apoio seja um bem material ou uma Palavra de Conforto.
Um serviço que merece de nós grande elogio é o Trabalho dos Voluntários, seja ajudando os outros com apoio educacional (entre eles Os Amigos da Escola, da Rede Globo), seja com apoio social as ONGs.
Se nos abríssemos para tirarmos do nosso Tempo algo para doar ao outro, certamente, conseguiríamos com que muitos tivessem mais Vontade para viver.
Com determinação e com Força de Vontade poderemos construir um Mundo no qual todos possam desfrutar dos bens que a Natureza nos oferece.
É Sonho ou Realidade querer que tenhamos um Mundo aonde a Paz e a Justiça imperem no Mundo?
É uma resposta que merece que tenhamos dentro de nós que enquanto tivermos alguém sofrendo neste Mundo, tanto a Paz e a Justiça estarão clamando para uma Visão mais ampla de ajuda para quem precisa de nós.
Pessoas com Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e tantas outras no anonimato fazem a diferença para que outros possam ter em mente o DESEJO de querer ajudar.
A ajuda muitas começa com nossos Familiares, ou com nossos vizinhos.
Uma frase da Bíblia diz que ninguém é tão rico que não precise de ajuda e tão pobre que não possa partilhar algo que tenha.
Não deixemos de olhar as nossas necessidades e a dos nossos semelhantes, pois só assim poderemos fazer uma análise da nossa Conduta, e, assim, mudarmos nossos conceitos de como melhorar nossos procedimentos com os outros.
Viva a Solidariedade!!! Shalom!!!

Sempre Deus!

É olhar o mundo e sentir que Deus existe
É só ver a natureza e sentir o seu poder
É só observar que a vida aí está por causa Dele
Para sabermos que Deus está presente em tudo
É desejar que Ele sempre se apresente
E a vida estará nas mãos de nosso Deus!

Não há motivo maior para nossa Vida
Que nosso Deus sempre esteja a nos proteger
A nos dar sempre a sua bênção e proteção
Mesmo quando tudo parece desprotegido
E que não reconheçamos que é em Deus
Que repousa a nossa felicidade!

Sempre Deus está a nos guiar na vida
Ainda que teimem que Deus é o culpado
Por coisas erradas que acontecem pelo mundo
Mas não é Deus o culpado pelo mal que acontece
Neste mundo tão desigual e desumano!

Sempre Deus olha o Homem com carinho e ternura
E quem faz o mundo pior deveria encontrar em Deus
Sempre o Bem e o Amor de Criador e protetor
De uma Humanidade sempre pobre e desprovida
Carente de um Deus sempre Amigo do Ser Humano.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Sabedoria do Silêncio

Qual a importância que podemos dar ao Silêncio nos dias de hoje, onde a maioria não sabe o quanto é Fundamental darmos o devido valor ao mesmo?
A Sabedoria Universal prima por dizer que o Homem e a Mulher silenciosos são considerados como pessoas Sábias.
Será que isto é Verdade? Será que realmente isto tem um Alicerce Sólido?
A resposta requer um amplo questionamento, pois muitas vezes o falar demais é mais observado do que ficar calado.
É certo que quando estamos no lazer isto é perfeitamente compreensível; mas, se quisermos ler um livro ou então formos para um lugar para descansarmos isto se torna indesejável e nós não ficaremos tranqüilos enquanto o Silêncio se torne mais presente.
Outro ponto é o de muitas vezes querermos apenas emitir nossas opiniões sem deixarmos que nossos Semelhantes exponham as opiniões Deles. É mais sensato primeiro ouvir do que falar. Respeitar é o primeiro passo para que possamos ser ouvidos quando falarmos.
Também muitas vezes quando estamos reunidos tanto no Trabalho quanto numa reunião formal ou informal, suprimimos alguém que estiver falando, nós nos tornamos inconvenientes e devido a não adquirirmos o Hábito de saber deixar que o outro fale, somos muitas vezes tidos pelos outros mesmo que não nos digam como mal-educados e que não sabemos respeitar o Direito do outro se expressar.
Muitas vezes também Eu errei nestes pontos, mas, procuro ficar em Silêncio, embora erre em não fazê-lo.
A Bíblia, no Livro dos Provérbios diz que até o tolo por ficar calado é tido por Sábio.
Agora vem a pergunta: é melhor calar ou falar diante dos nossos Semelhantes?
Digo que o melhor é a reflexão daquilo que está acontecendo diante de nós do que falar sem a devida reflexão.
Sei também que existe o Silêncio que acontece para que não sejamos pegos em algum erro. A Cabala ensina que ao errarmos devemos ver até onde vai repercutir este erro, e se errarmos e formos humilhados deveremos receber a humilhação não como castigo, mas sim como forma de aprendermos a não cometermos mais os erros. Só há crescimentos quando refletimos e nos dispomos a ouvir mais a Voz da nossa Consciência.
A Sabedoria do Silêncio está em termos nosso Ser mais aberto para sentirmos que poderemos aprender e a crescermos nas Virtudes e deixarmos de lado os Vícios. É Fundamental que passemos a ouvir com atenção tudo que nos rodeia.
Falar é muito bom para que possamos nos comunicar com todos que nos rodeia. Mas é melhor medirmos o que temos a dizer, pois como diz o ditado: “Palavra dita não se volta atrás”. A Palavra precisa ser bem refletida, pois depois de dita pode ferir e muito quem as ouve, mesmo que seja a Verdade.
Se todos nós passarmos a Cultivar o Silêncio, saberemos distinguir com mais facilidade a olharmos a situação que nos rodeia com mais Percepção. Ser Silencioso faz com que os outros nos vejam com bons olhos.
Ao falar precisamos buscar o que há de melhor em nós e procurarmos não ferir, não humilhar, não mentir e não caluniar ninguém.
A Sabedoria do Silêncio nos molda a sermos mais receptivos com os nossos Semelhantes e a escutarmos o nosso querido Deus naquilo que Ele deseja de nós que é Amarmos a Ele, ao nosso Próximo (seja Ele quem for) e nós mesmos, e o melhor que podemos fazer é começarmos com nossa Família, colegas de trabalho, nossos amigos e as pessoas que nós ainda não aprendemos a Amar. Só nos colocando em Silêncio e procurarmos Verdadeiramente sermos melhores é que saberemos Crescer como Pessoas voltadas para o nosso crescimento e da Humanidade. Shalom!

Parábolas que edificam a alma

A Raposinha injustiçada*

Um lenhador ia sempre à floresta para pegar lenha.
Certa vez, ao chagar no local, observou que tinha uma toca e dentro dela viu uma raposinha. Ela estava muito machucada.
Ele teve pena dela e a levou para casa.
No meio do caminho, as pessoas que viram a cena dos dois vindo para a aldeia foi de espanto e também diziam que a raposa iria matar o filhinho dele que nasceria em breve.
O lenhador só sabia dizer bom... Bom... Bom...
Passados os dias, a raposinha ficou curada e o lenhador deixou que ela morasse na casa dele. Mas, sempre que saia ouvia a mesma ladainha dos moradores da aldeia.
Alguns dias após, o filho dele nasceu.
A raposinha sempre o esperava perto da porta, e quando o lenhador chegava, ela ia para o colo dele.
Certo dia, ao chegar do seu trabalho, ele viu a raposinha com a boca cheia de sangue e não pensou duas vezes, decepou a cabeça dela.
Quando chegou próximo do seu filho, ele percebeu que nada tinha acontecido a ele; mas, no chão próximo ao local estava uma grande cobra venenosa morta pela raposinha.
Lamentou-se muito, mas perdeu grande oportunidade de não ter acreditado na raposinha e ter dado ouvidos a quem só tem o dentro de si inveja e que só sabe caluniar os outros.

*Parábola tirada de uma Homilia da Igreja Católica

Diga não à Violência contra as Mulheres!!!

A Mulher ocupa hoje no Mundo espaço que em toda a História da Humanidade não ocupava.
Nós As encontramos em quase todas as Profissões existentes; poucas são as que Elas ainda não ocupam.
É muito louvável que Elas consigam este lugar de destaque, pois Elas são muito competentes em tudo que fazem.
Mas, existe nestas conquistas algo que deve ser dito e também de grande preocupação: Elas são em grande parte discriminadas e violentadas.
Temos que fazer uma reflexão profunda sobre como dar a Elas o devido Respeito. A nossa Sociedade está começando a dar o devido valor para que Elas alcancem a Dignidade que Elas têm.
A violência contra a Mulher se observarmos está presente em toda a História da Humanidade.
A Mulher precisa lutar para que seus Direitos sejam realmente concretizados, pois em muitos casos Ela produz e é mais eficaz do que o Homem, mas recebe bem menos do que Ele.
Outra violência que merece destaque é que existe uma cultura de desvalorização e desumanização por parte de vários setores da Sociedade, que deve ser revisto, pois fere consideravelmente a capacidade que Ela tem de ser útil à Sociedade.
Ainda destaco a violência nas Famílias, pois requer amplo debate dos setores da Sociedade, que está pouco a pouco conseguindo reverter este quadro tão nefasto e obscuro que tanto prejudica a Mulher, trazendo traumas e seqüelas muitas vezes irreversíveis para Ela.
Outra forma de violência são as Campanhas pornográficas que A Torna mero objeto de desejos obscenos. Precisamos dar um basta nisto.
Também não podemos deixar de citar o assédio sexual que muitos homens desordenados fazem com muitas Mulheres. É um mal que precisa ser combatido, pois fere o Direito que Elas têm de escolher o Homem que Elas assim desejarem.
Existe também a violência ideológica e religiosa onde em muitos casos deixa a Mulher como inferior ao Homem; e, em muitos casos transformam a Mulher em objeto de uso por parte de homens sem nenhuma sensibilidade e muitas vezes aliado a isto, a perversidade.
No nosso País estamos abrindo nossos olhos para estas atitudes que só trazem malefícios para Elas.
A Lei Maria da Penha é exemplo disto: se um agressor pensar que Ela não veio para ficar, está completamente enganado. Se o agressor pensar que ficará impune, certamente, irá receber da JUSTIÇA a devida punição.
Um grande exemplo de Respeito à Mulher é o de Jesus Cristo, sempre que uma Mulher vinha até Ele, era por Ele acolhida. Ele soube muito bem dar à mulher o seu devido respeito.
Sei que estou muito distante de fazer o que Jesus fez, mas sempre tenho o exemplo dele como referência na Hora de lidar com as Mulheres; muitas vezes erro, contudo procuro compreendê-las e não voltar a cometer o erro.
Os Verdadeiros Poetas sempre reverenciam as Mulheres. Elas precisam ser bem acolhidas, pois dentro delas está o Local onde todos os Seres Humanos passaram, antes de vir ao Mundo.
A Mulher precisa de muito Carinho, pois quanto mais carinho Ela recebe, mais Amor sai do seu interior.
Temos (nós Homens) que valorizá-la; é através disto que poderemos ter uma visão mais Humana de como lidar com a violência que os maus homens fazem a Elas.
A violência tem que ser combatida com vigor; se o agressor não tiver apoio e for punido exemplarmente, então teremos conseguido fazer com que as Mulheres tenham sua Dignidade restabelecida.
A Mulher precisa ser Respeitada e Protegida desde a sua infância até a sua Morte.
Criar Leis que fortaleçam a Mulher e Campanhas que visem à sua Integridade Física, Moral, Mental, Espiritual, Social e Profissional, dando a Ela a devida recompensa das suas Habilidades, estaremos, SIM, dando a Ela o seu devido VALOR.
Viva as Mulheres!!! Que Elas tenham seus Direitos reconhecidos e postos em Prática!!! Shalom!!!

domingo, 7 de março de 2010

Como retribuir a alguém pelo bem que me fez?

O homem ou mulher para se situar bem na vida, precisa se comunicar, ajudar, ser ajudado e acima de tudo inteirar-se com o seu semelhante.
Quando isto não acontece, pode acontecer dele ou dela adquirirem algum tipo de doença, deixando de exercer todas as suas potencialidades que Deus deixou para ele ou ela.
Por isto, é sempre necessário que ele ou ela estejam sempre dispostos a servir ao próximo. É um dos mandamentos mais preciosos que existe no Universo.
Daí vem um pequeno impasse, é o de que sempre quando ajudamos, queremos que os outros se sintam na obrigação de nos agradecerem ou de nos fazerem seus salvadores.
É daí que vem a pergunta feita no início...
A GRATIDÃO é o caminho mais justo de alguém demonstrar seus sentimentos a quem o ajudou.
Não falo da gratidão em que quem faz, deseja que a pessoa fique presa a ele ou ela pelo resto da vida, pois esta gratidão é prejudicial e mesquinha, tornando quem recebeu a ajuda escrava, ferindo consideravelmente a liberdade dele ou dela.
Infelizmente, é o que mais acontece nos relacionamentos entre os homens e mulheres nos nossos dias.
Então, como fazer para que o outro se sinta livre de prestar outro favor em troca daquilo que fazemos por ele ou ela: a palavra é LIBERDADE; deixe o outro livre para expressar a verdadeira gratidão, da forma que ele ou ela desejar.
Muitos podem dizer: “isto é bobagem, pois só acredito que a pessoa está grata comigo quando ela depois faz algo em troca para mim”.
Pensamento que eu acredito muito infantil, porque se a outra pessoa não me faz outro favor, certamente em algum lugar ela estará sempre falando bem de mim; e, se assim não proceder, Deus me dará o merecido prêmio.
É muito difícil enxergar que a maior de todas as bênçãos provém de Deus e não dos homens e mulheres; e, também, que estamos neste mundo para sermos solidários com todos.
A GRATIDÃO quando verdadeira gera em quem a recebe sentimentos de boa vontade para com quem faz um bem a nós.
Existe um ensinamento ROSACRUZ que diz claramente: “nunca esquecer um bem que alguém te fez”.
De uma forma bem simples vai um recado que sai do fundo do meu coração: espere em Deus, deixe que o outro se sinta livre para expressar a gratidão que assim desejar; peça a Ele (Deus) que nas orações dele, estejam sempre presentes coisas boas para a humanidade e que nunca seja preciso que ele o retribua pensando em estar devendo algo para você.
Também se a pessoa quiser retribuir com algum bem material o bem que lhe foi feito, receba de bom grado; pois, assim, a pessoa que lhe devolveu a gentileza ficará feliz em poder ter retribuído o favor.
Agora, vai um pequeno ensinamento muitas vezes esquecido: se alguém quiser devolver a gentileza, seja sutil, peça que ela faça esta retribuição para alguém que não tem nada.
A vida ensina que só é feliz quem faz e não olha para traz aquilo que foi feito. O homem ou mulher para ser instrumento de PAZ deve fazer tudo pensando no AMOR que é Deus (Jesus Cristo).
A verdadeira retribuição é aquela que fazemos e não demonstramos que fizemos, deixamos que Deus olhe; e, se assim Ele desejar, venha a nos retribuir, pois a gratidão é um DOM que vem do Pai das Misericórdias. Bendito seja Deus por isto. SHALOM.

Verdade: Palavra Forte do Amor!

O verdadeiro vencedor é aquele que em seus atos, só existe a Verdade. Este é o princípio fundamental para quem deseja ser digno de obter aquilo que conquista.
Uma frase de Aristóteles que diz claramente isto é: “A grandeza não consiste em receber as honras; mas, sim, em merecê-las”.
Se nos guiássemos pelas pessoas que têm algo a nos oferecer em relação ao crescimento pessoal, social, profissional e espiritual; certamente, teríamos neste mundo mais pessoas justas e honestas e nos abriríamos mais para ajudar nossos semelhantes.
A Verdade por ser a ordenadora da nossa consciência, está sempre a orientar a nossa vida, desde que não a deixemos de lado e demos ouvidos à mentira.
A mentira é um grave problema que existe na nossa sociedade; contudo, só acontece quando damos ouvidos às pessoas que nada contribuem para nossa evolução como seres humanos.
Partindo do princípio de que cada homem ou mulher guarda dentro de si a sua verdade, deixo este Provérbio chinês para ser refletido: “Há três pontos de vista: o meu, o teu e o Verdadeiro”.
Pode vir daí a pergunta: que tipo de ponto de vista é o verdadeiro?
A resposta é complexa, mas tem algo que pode ser dito e deixar a mesma bem explicada: o ponto de vista verdadeiro é aquele em que ambas as partes se beneficiam e há o crescimento humano através desta Verdade.
Quando existe isto, as conseqüências são totalmente benéficas para a construção de uma sociedade mais fraterna, ou seja, mais amiga.
Um exemplo bem claro está na Bíblia quando diz: “aquilo que o homem planta é o que ele irá colher”. Um ditado bem utilizado por toda humanidade é este: “quem planta vento, colhe tempestade”. É duro, mas é a Verdade.
Depois de ter refletido sobre isto veio algo muito útil para os relacionamentos dos homens e mulheres que diz: “quem planta Amor, colherá Amizade”.
A Verdade é a Palavra forte do Amor porque nela não há entrelinhas, tudo nela tem lógica e nela não há nenhum desvio da realidade. A este tipo desvio nós chamamos de “loucura” que é a falta da percepção da Realidade, contida na Verdade.
Uma frase de Albert Einstein diz: “não temos o direito de mentir a nós mesmos”, se for bem refletida por nós, trará muita Luz Espiritual e nos ajudará a entender melhor a nossa capacidade de transformarmos as nossas vidas.
Gandhi numa de suas palavras é contundente quando diz que a Verdade se mantém por si só. O Alcorão diz: “Fala a Verdade mesmo que Ela esteja contra ti”. Estes são os pilares para se libertar de um grande vício dos homens e das mulheres: a covardia.
Não podemos ser ingênuos quanto ao sentido real desta palavra tão utilizada no nosso cotidiano; pois os grandes homens e mulheres da humanidade só se tornaram conhecedores da Verdade quando se predispuseram a servir à humanidade através da Humildade. Santa Teresa d’Ávila, Doutora da Igreja Católica Apostólica Romana é clara em dizer: “A Verdade é a Humildade”. Ela também afirma numa de suas frases: “sem que o homem ou mulher tome conselho, ele ou ela erra muito”.
Jesus Cristo em suas pregações deixou o ensinamento da Verdade quando diz que quando o homem ou mulher segue o Caminho da Verdade vem para junto da Luz; e, o mesmo não acontece quando ele ou ela prefere o caminho das travas, fugindo da Luz. Ele deixou o ensinamento do Amor, através da Humildade; chegando, assim, o ser humano ao conhecimento da Verdade. Ele é enfático em dizer: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.
O homem que trilha este caminho com certeza irá desfrutar das maravilhas do Amor Divino, pois só com a Verdade é que o ser humano terá forças para acreditar que o nosso mundo poderá mudar. Shalom.

Uma Rosa Chamada Amizade!

Quem é que nunca admirou uma rosa? É uma pergunta muito fácil de responder. Agora se perguntarmos: “é fácil encontrar nos Humanos uma Amizade que seja tão bela quanto um botão de uma rosa”?
É uma pergunta que se formos meditar nela, certamente, iremos descobrir que muito falta nos relacionamentos dos Homens e Mulheres para que os frutos da Amizade que muitos nutrem, tenham o aroma e a beleza de uma pequena e efêmera Rosa.
Um livro majestoso e de linguagem profunda e envolvente, é o livro de Antoine de Saint-Exupéry: O Pequeno Príncipe.
Outro grande Livro da Humanidade é a Autobiografia de uma Bela Rosa da Igreja Católica Apostólica Romana, Doutora da Igreja na Ciência do Amor, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face: A História de Uma Alma.
Logo no início deste Livro, Ela faz uma comparação dos tipos de flores existentes no mundo com nós Humanos. É uma leitura prazerosa e edificante para quem deseja observar as maravilhas que Deus (Jesus Cristo) tem preparado para nós.
Um outro Livro, escrito por Dom Elder Câmara: Rosas para meu Deus; é um convite a termos uma vida mais harmoniosa com nosso criador e com a natureza.
São nestes três fascinantes Livros que poderemos ter uma base de como é bom e honroso cuidarmos do nosso bem-estar, olharmos os outros com respeito e atenção e de termos um contacto sincero e harmonioso com nosso Criador.
Existe também o Livro por excelência: A Bíblia; maior manancial de Sabedoria para quem deseja ser fiel e saber dar o devido valor aos Amigos que se conquista.
Podemos, então, dizer uma frase bem simples: o Amor é uma Bela Roseira que cada Rosa nascida dela, é uma Rosa de agradável odor, chamada AMIZADE; esta Rosa é o que brota do Verdadeiro Amor: Deus.
Ela é fácil de ser encontrada? Respondo que NÃO, pois muitas vezes tentamos encontra-la por meios nada corretos; e, nesta procura, cultivamos sentimentos mesquinhos e nos envolvemos apenas superficialmente, desejando apenas receber do que dar, sem darmos valor ao outro. Estes relacionamentos geram com o Tempo vários tipos de sentimentos que vão desde uma pequena mágoa até ao pior dos sentimentos: O ÓDIO. É difícil reconhecermos nossas limitações, mas se reconhecermos que somos falhos, este será nosso primeiro passo para sentirmos dentro do nosso coração o Aroma vindo da Amizade que nutrirmos pelos outros; isto é, quando buscamos verdadeiramente o outro para torna-lo nosso Amigo.
O maior aliado da Amizade é o Diálogo, sem Ele é impossível haver uma Amizade Verdadeira.
A Rosa chamada Amizade só terá Fragrância quando colocarmos a nossa vida nas mãos de Deus e nos dedicarmos mais ao nosso semelhante.
Se for difícil a caminhada para sentirmos o perfume da Amizade, não fique triste nem perca a Esperança, tenha Fé e busque dentro de Si motivos para ser um Amigo Leal e Fiel para os outros. Já diz o ditado: “para se terminar uma longa jornada foi preciso o primeiro passo”. Comece o dia sorrindo para o mundo; muitas vezes um pequeno sorriso alivia a dor de alguém que sofre e também a nossa.
Existem em nossa vida momentos em que se não tivermos coragem e se não enfrentarmos de frente às adversidades, poderemos perder completamente a noção de como viver.
Deixo meu exemplo como algo bem claro. Sinto-me como sendo uma semente que germinou do nada, pois Eu poderia hoje ser outra pessoa se desejasse dentro do meu coração, vingar-me dos meus semelhantes, mas isto não constrói, só faz destruir nossa imagem e tirar de nós a semelhança do nosso Deus.
Esta Rosa que se chama Amizade, cresce a cada dia em meu Coração. Sei que ainda precisa muito para se tornar um botão, mas Eu A estou cultivando bem calmamente dentro Dele.
Não existe outra forma de conseguir vencer a inveja, a hipocrisia, a mentira, a falsidade, o ódio, o egoísmo, o orgulho e tantas outras mazelas espirituais se não for cultivada dentro de nós, a Amizade que vem de DEUS.
A Vida é a maior dádiva que Deus nos dá. Busquemos nela sentido para descobrirmos que é através dela que edificaremos nosso ser em relação ao nosso semelhante se procurarmos com espírito altruísta ajudar aos outros. Uma das grandes mulheres da Igreja Católica Romana, Madre Teresa de Calcutá, é um belíssimo exemplo a ser seguido. Ela experimentou em sua vida o Amor que vem de DEUS: A Amizade.
Assim saberemos dar valor a Esta Eterna Rosa: A Amizade.Amém. Shalom.

terça-feira, 2 de março de 2010

A Velha Professora e o Político

Numa cidade, bem próxima de nós, aconteceu um encontro bastante interessante.
Estava perto de uma praça, uma velha professora, pedindo um pouco de dinheiro. Passava por ali um respeitável político, daqueles que só costumam aparecer em tempo de campanha política; coincidência ou não, ele estava pedindo votos para sua reeleição.
Ao ver a pobre senhora, ele não a reconheceu, mas foi logo sorrindo para ela e elegantemente foi pedindo dela o apoio que ele tanto precisava.
Ela olhou para ele e com um triste pesar, reconheceu o cidadão que ali se encontrava, tinha sido seu aluno nos tempos de escola. Ela, humildemente, perguntou:
- O que te leva a pedir meu apoio se o que fazes não condiz com aquilo que aprendeste comigo e com os outros educadores. Nós ensinamos aos senhores para que fossem, ao crescer, pessoas de responsabilidade e no final recebemos indiferença e maus tratos. Digo isto por que fui tua professora primária e sei o quanto me dediquei para te ajudar a seres o que és hoje. Tu eras aquele que falavas muito das injustiças praticadas pelos homens do poder; e, infelizmente esqueceste do que falavas. Pense um pouco, meu senhor, e veja se é certo ou não o que me pedes.
Ele ficou calado, baixou a cabeça e saiu sem dizer mais nada.

A importância da comunicação e a sua contribuição para a formação da sociedade.

Vive-se bem, quem se comunica bem. Esta é uma das frases essenciais dos nossos dias.
A comunicação traz em si, para a sociedade, elementos que modificam e que podem ou não melhorar para as pessoas o modo de se relacionarem com as outras.
Ela, através das mais variadas formas de interação entre os homens, pode ser um meio capaz de produzir avanços, mas também o seu uso irresponsável pode, na pior das hipóteses, destruir uma sociedade.
A sociedade se bem dirigida, pode trazer para os seus integrantes o respeito e a ajuda mútua; e, se mal estruturada, pode tornar a maioria alienada e sem saber o rumo em que deve ir, gerando assim pessoas que visam o seu próprio bem-estar; muitas vezes denegrindo pessoas ou grupos nela existentes.
Vamos falar agora de alguns fatores que contribuem para que uma sociedade possa ter cidadãos conscientes e sabedores do papel que devem exercer na sociedade.
O primeiro fator e o mais importante: a Educação. Sem ela as pessoas ficarão sem ter um horizonte de melhora e não saberão resolver os obstáculos que possam surgir.
O segundo e o mais delicado é o de formar uma consciência nas pessoas para valorizarem sua saúde, respeitando e ajudando quem estiver com a saúde debilitada.
O terceiro é o de formar pessoas capazes de divulgarem para a sociedade, notícias que primem pela exatidão e seriedade dos fatos, deixando aquelas que não primam pela exatidão e seriedade dos fatos à margem dela.
O quarto é o das pessoas se conscientizarem de que nem sempre as notícias são colocadas da forma como elas aconteceram. Elas têm que recorrer a outras fontes de notícia para saberem se os fatos narrados são verdadeiros ou se são apenas fabricados por pessoas sem responsabilidade e sem personalidade.
O quinto para muitos não é importante, pois muitos não querem passar por esta etapa que é a de saber ouvir; muitos só querem falar, poucos querem ouvir o que o outro tem a dizer. A maioria das pessoas só se cala diante de um aparelho sonoro ou quando pega um livro, uma revista ou um jornal para ler.
A comunicação é a maior arma do homem para a construção e organização da sociedade.
O homem já nasce querendo se comunicar, querendo colher informações. Ninguém cresce, seja em que ambiente for, se não estiver devidamente inteirado daquilo que os outros querem dele.
Muitos distúrbios da comunicação ou são causados pela falta de diálogo correto entre as partes ou então pela falta conhecimento daquilo que foi repassado de um para o outro.
É necessário que tenhamos mais atenção ao que aprendemos e ensinamos, pois se não aprendemos a se comunicar não saberemos nos expressar e muito menos saberemos dar valor às informações que colhemos no nosso dia a dia.
Cabe a cada pessoa saber avaliar e a procurar desenvolver suas habilidades de comunicação, pois a comunicação só se torna eficaz quando ela traz progresso para o indivíduo e para a sociedade.