quinta-feira, 29 de abril de 2010

III Milênio da Era Cristã: Milênio das Luzes, da Amizade!

O que esperar deste milênio em que guerras e mais guerras são travadas em várias partes do mundo; inclusive em grande parte das famílias do mundo?
Se olharmos pelo ponto de vista superficial a resposta seria: estamos indo para o fim dos tempos e infelizmente não há nada para melhorarmos as condições que nos são impostas.
Estes pensamentos muitos de nós têm. (inclusive eu tinha)
Porém se passarmos a analisar não o que vemos e sim que sentimos, veremos que para melhorar um pouco o mundo, teremos que abrir mão do nosso egoísmo.
O mundo está assim justamente porque nós não amadurecemos ainda quanto a nossa abertura a ajuda desinteressada pelos outros.
Alguém pode dizer: “quando tem campanha eu sou o primeiro a ajudar doando alguma coisa para quem está precisando”.
Pensamento que eu acredito está distorcido, pois Deus deseja que ajudemos sempre e não por sermos levados por impulsos.
Sei que existe nestes movimentos seriedade, embora existam pessoas que se projetam e assim ganham fama e reconhecimento pelo que fazem, utilizando os outros.(isto está errado)
Voltando ao princípio, o homem desde os tempos antigos vem colhendo aquilo que ele semeia. Não é à toa que existe o dito: “quem semeia vento, colhe tempestade”.
Tantas guerras, tantas pessoas desonestas ocupando cargos de destaque na sociedade, famílias inteiras sendo dizimadas pelo sistema impostos a elas, jovens drogados e prostituídos, programas na mídia que mais envenenam do que aliviam nossa mente etc.
Poderia citar outros exemplos, mas chega de tanta negatividade e vamos falar do que devemos esperar deste novo milênio.
Se quisermos apagar de vez toda negatividade que o homem carrega dentro de si, só tem uma alternativa: seja AMIGO de todo mundo (sem hipocrisia), resguardando o direito de se reservar como indivíduo.
Estamos num milênio que está despontando com toda simpatia. Pedir a todos os homens que busquem a LUZ ESPIRITUAL, não seria pedir muito.
A maior riqueza do homem é a AMIZADE. Ela que é tão escondida dentro de nós. Precisamos tirá-la do esconderijo e começar a cultivá-la através de sentimentos verdadeiros de AMOR E PAZ para com os nossos semelhantes.
O século XXI começou com um grande desafio para a humanidade: acabar com as guerras existentes no mundo e alcançar a tranqüilidade tão desejada pelos homens de paz.
Quem não estiver pensando assim e não quiser se modificar, então, só tem uma alternativa: ser deixado no ostracismo.
A Luz Espiritual é que gera a Amizade; não é a que gera “panelinhas”. Amigo é aquele que quer o bem do outro e não fica calado quando o outro erra; não é aquele que tem palavras lisonjeiras, pois é a pior de todas”.
Este milênio é para ser encarado como o milênio em que as nossas dificuldades podem ser resolvidas pelo diálogo e pela sinceridade de todos nós. Só seremos felizes se nos abrirmos para os outros. Temos que dar oportunidade aos altruístas e deixarmos de lado os egoístas.
Seja bem vindo século XXI. SHALOM. AMÉM.

Eu fiz este artigo no ano de 2000.

Perdoar... Por que perdoar?

É gratificante quando alguém nos faz algo de bom. Temos essa pessoa como algo especial que encontramos na vida.
Não poderemos dizer o mesmo quando um semelhante nosso fizer algo que nos prejudica. Esse acontecimento gera sentimentos que ficam, infelizmente, guardados em nossa memória; fazem com que tenhamos sempre recordações ruins a respeito dele.
Esses sentimentos podem ir até o final da nossa vida. E, isso faz com que sempre quando esse sentimento venha na nossa mente, fiquemos com nosso semblante irritado.
Um exemplo bem claro é quando sujamos algo. Se não limparmos esse objeto ficará sempre sujo. Não importa qual sejam nossos sentimentos negativos em nossa mente; se, não procurarmos removê-los, eles jamais sairão de nossa mente.
Uma pergunta pode ser feita: “Como posso remover esses sentimentos ruins da minha mente?”
Podemos dizer: é fácil, o tempo se encarrega disso.
Resposta que não é a correta, pois se um tumor não for tratado, ele nunca irá desaparecer e poderá com o tempo, levar a pessoa a óbito.
Deixo agora, um bem que irá fazer a sua vida mais feliz. É a Virtude chamada Perdão.
Pode a princípio ser fácil praticar esta Virtude, mas é difícil porque na maioria das vezes, não cedemos quanto ao nosso orgulho.
Mas, se quisermos viver com boa qualidade de vida então teremos que abrir mão do nosso amor-próprio, e, assim passaremos a ter uma vida mais harmoniosa com os outros.
É difícil aceitar um conselho desse tipo porque muitos de nós dizemos que perdoar não é tarefa fácil.
Certa vez um Senhor disse para mim: “li num livro que se desejarmos mudar algo em nós; e, se é difícil de conseguirmos, então o melhor é começarmos aos poucos. Se todo dia conseguirmos mudar 5%, então com o tempo nós poderemos alcançar esse objetivo”.
Outro exemplo que poderemos seguir é o da oração do Pai-Nosso no momento que pedimos a Deus-Pai para que sejamos perdoados, existe uma condição para que Deus-Pai nos perdoe: é que devemos perdoar a quem nos ofende.
Perdoar é Divino; e, é também Humano. Se não fosse assim, nosso Deus não teria deixado esta Oração Magnífica.
Pesquisas recentes mostram que o Perdão faz bem para nosso organismo. Jesus, Nosso Deus Querido, já deixou bem claro no Evangelho.
Então, perdoar por quê?
A resposta é bem clara: para sentirmos nosso coração leve e livre dos vícios e das impurezas.
Descobriu-se também que grande parte das doenças existentes é psicológica. Provêm muitas delas da falta de perdão.
Existe outro fator que nos impede que perdoemos: a traição. Ela é, sem sombra de dúvidas, o maior obstáculo para o perdão.
Na Bíblia, no Livro de Provérbios, está um versículo que diz: “com o proceder do homem, Deus faz com que até os inimigos dele se reconciliem com ele”.
Tudo nesta vida é questão de desejo e de boa vontade. Depende de cada um querer se sentir tocado a dar o perdão ao seu semelhante.
É bom também que quando ofendemos o outro, nós busquemos o perdão de quem nos ofendeu. Se não conseguirmos o perdão dele, entregue a Deus e não fique com esta atitude negativa na sua mente.
Os Santos e os Justos guardam dentro de seus corações esta semente que brota de Deus: O Perdão. Se não Perdoarmos, não entraremos no Reino de Deus. O Perdão é a principal arma dos Humildes de Coração. Deixo um pequeno conselho: vivencie o perdão e colha de cada ofensa um motivo para se sentir amado por Deus. Amém. Shalom.

O Tikun da Amizade

É de se notar, através do comportamento humano, que a maior dificuldade que o homem e a mulher têm, é justamente o fato de, na maioria das vezes, não saber se relacionar com o seu semelhante.
A Cabala em seus ensinamentos mostra que cada ser humano vem aqui na Terra para uma determinada correção (em Hebraico: TIKUN).
Eu acredito que a correção mais difícil do ser humano é ele não saber cultivar a Amizade. É o ato falho da comunicação e também das más atitudes que ferem consideravelmente o comportamento das pessoas quanto à abertura ao diálogo e também à Amizade.
Esta correção tem obstáculos que precisam ser excluídos e evitados na hora de começarmos uma aproximação com os outros; estes obstáculos são chamados por nós de Vícios, que para termos um comportamento verdadeiro diante do nosso semelhante, precisam ser vencidos e no lugar deles devemos colocar as Virtudes.
Para crescermos nas Virtudes precisamos saber nossas limitações e vencer nossos preconceitos diante dos nossos semelhantes; deixar de lado tudo que fere nossa consciência e também aquilo que agride aos outros.
O Tikun da Amizade só terá êxito quando conseguirmos fazer pelo outro aquilo que queremos que o outro faça por nós (esta Regra de Conduta é muito Antiga; Ela é chamada de Regra de Ouro); em outras palavras devemos AMAR desinteressadamente sem olharmos os vícios dos outros.
Ler bons Livros que falam sobre como nos direcionarmos aos outros, é uma das melhores terapias que existem, pois nos encaminham para termos uma conduta de auto-ajuda e também de superação dos nossos limites. É essencial procurarmos pessoas que nos tragam boas idéias e que nos façam crescer.
Certamente, encontraremos pessoas que não trarão lembranças agradáveis na nossa caminhada por este mundo; para elas precisamos ter paciência e com Sabedoria mostrar para elas o Caminho da PAZ e do AMOR (DEUS).
Um grande obstáculo da nossa correção está no modo de querermos “amigos” famosos, ricos ou bonitos; olhamos apenas para o lado do receber e esquecemos de colher Amizades de pessoas que não são ricas nem famosas nem bonitas. Se estas “amizades” forem por interesse farão com que nossos relacionamentos sejam superficiais ferindo assim o nosso íntimo. É bem melhor a gente fazer Amigos ganhos na Humildade e na Verdade do que agirmos sem a devida responsabilidade; e, agindo assim, com sinceridade e respeito ganharemos Amigos que trarão benefícios para nossa caminhada rumo a nossa correção.
Se observarmos até aqui o que foi dito veremos que a maior alegria para o ser humano é o fato dele se dar espontaneamente sem querer nada em troca; é o dar-se para o Amor e pelo Amor. O Amigo Verdadeiro é alguém que se mostra presente e não deixa que caiamos em nenhuma falha; Ele se alegra no nosso progresso e não fica calado diante do nosso erro.
O Tikun é o processo estritamente necessário para que possamos obter da nossa Vida, os melhores frutos dos relacionamentos com nossos semelhantes.
Um Amigo conquistado honestamente é o maior tesouro que alguém pode receber de Deus na nossa existência. Ele é fruto do amadurecimento daquilo que plantamos durante a nossa caminhada aqui nesta vida.
Agindo assim, conseguiremos a maturidade necessária para a nossa correção; e, devido a isto, faremos com que os nossos semelhantes possam agir com mais sinceridade nos seus relacionamentos.
Algo ainda bom de ressaltar é que a Verdadeira Amizade não escolhe nem a origem das pessoas nem a posição social que elas têm; Ela é puramente um Dom de Deus que merece ser cultivada por todos os humanos.
O Tikun da Amizade depende do Sim de cada Homem ou Mulher. É no diálogo que o Ser Humano conseguirá resolver os seus problemas. Este é um processo que todo dia pode ser melhorado e conquistado por todos nós. É um processo que jamais se esgota. Uma frase que pode ser meditada de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja Católica é esta: “A Amizade cuja fonte é Deus, jamais se esgota”. Shalom.

Moeda forte: A Amizade!

Sempre o homem para se relacionar com os outros nos negócios, procurou uma forma de moeda para assim trocarem aquilo que tinha por alguma coisa que não estava em suas posses.
Muitas foram as moedas; entre elas destacam-se: o sal, o ouro, a prata etc.
Para os nossos dias estas moedas não são mais utilizadas; hoje a maioria é mercadoria.
Utilizamos o papel-moeda e o cartão de crédito em quase todas as nossas transações comerciais.
Então, deixo uma pergunta: por que estas moedas aparecem e desaparecem do nosso cotidiano dando lugar a novas moedas? -A resposta é que com o tempo o homem aprimora as moedas ou simplesmente elas caem em desuso pelo mau uso delas e também pela escassez delas.
Neste mau uso, estão a ganância, o jogo de poder, o desrespeito pelo próximo (aqueles que estão negociando com o outro), as trapaças, o “amor” desenfreado pelo dinheiro, todo tipo de engodo e o principal é a falta de sinceridade e humildade dos negociantes.
Hoje as moedas fortes que existem são, na maioria das vezes, frutos deste tipo de negócios, muitas vezes fraudulentos e desonestos; deixando claro que no mundo ainda existem negócios honestos e sinceros entres as partes.
Aí vem outra pergunta? – Qual deve então ser a moeda que fará com que as pessoas possam se beneficiar sem que exista furto ou engodo entre as partes?
Partirei deste princípio: eu estava certa vez assistindo a um programa religioso quando o Arcebispo D. Eugênio Sales disse: “o reino de Deus é o Amor e o seu fruto é a Alegria”.
Peguei esta frase, meditei e adicionei outra palavra, ficando assim: “o Reino de Deus é o Amor, a Moeda é a Amizade e o seu Fruto é a Alegria”.
De uma frase que acredito ser admirável, dos escritos de Santa Catarina de Sena diz: “A Amizade, cuja fonte é Deus, nunca se esgota”.
É destas duas frases que irei agora mostrar ao mundo que se Deus estiver no centro do coração do homem e da mulher, e se ele e ela cultivarem a Amizade em seus relacionamentos; então, logicamente, o que poderá brotar nesses relacionamentos é a alegria entre os homens e mulheres.
É para ser refletido e analisado isto, pois no mundo em que vivemos, na maioria das vezes, não encontramos este tipo de procedimento.
Outra vez, refletindo sobre a Palavra Divina, colhi esta outra frase que de tão alegre que fiquei, distribuí a muitas pessoas. Ela é a seguinte: A Amizade é a maior riqueza que alguém pode dar ou receber do seu próximo.
Sou sincero em dizer que este caminho se for trilhado com muita sinceridade entre os homens e mulheres, este mundo deixará as guerras e desrespeito de lado e passarão a praticar o que chamamos de ECUMENISMO, em que todos irão compartilhar tudo que existe de bom entre as nações e procurarão a PAZ na VERDADE que é a HUMILDADE, na AMIZADE; pegando outra frase de Santa Tereza D’Ávila.
O mundo passa por um momento crítico em que uns querem a Paz através de meios pacíficos e outros não.
Pelos meios violentos sabe-se muito bem que não gera nem de longe a Paz; o que se provoca é mais afastamento através de ódio, mágoas e ressentimentos.
Está na hora de o homem ou a mulher que gostam dos meios pacíficos como forma de se chegar a Paz, se engajarem e se unirem em prol desta Moeda tão forte e bela como é a AMIZADE.
O maior beneficiado será Deus, pois somos todos filhos dele; e, fazendo assim, sentiremos verdadeiramente a presença do Pai Eterno em nossas vidas.
Viva a AMIZADE. Shalom.

A Linguagem do Amor.

A verdadeira linguagem do AMOR é puramente DOAÇÃO. Quem se guarda ou esconde o AMOR por alguém, ainda não se libertou do mundo da fantasia, do egoísmo e da ilusão.
É lógico que este sentimento precisa ser amadurecido a cada momento.
É leviano, por parte de quem está com este sentimento, querer com pouco tempo se envolver, ou seja, como muita gente diz “entregar-se de corpo e alma”.
Como a Palavra Divina diz: “Queres obter um AMIGO, prova-o primeiro”.
Um verdadeiro companheiro, primeiro precisa ser um grande amigo.
O pensamento de que se deve esconder o jogo do outro para conquista-lo, é raciocinar errado, pois só quem esconde algo de alguém, é porque não está com boas intenções.
Doar-se ao outro não é se perder; é, antes de tudo, sentir a receptividade do outro. Se não houver uma resposta positiva do outro, então vai um conselho: “no mundo há milhões de pessoas esperando que você se comunique com elas; e, entre elas, com certeza, você encontrará uma que lhe devolva o carinho e a atenção que foi negado pela outra pessoa”.
A Linguagem do AMOR é complicada e complexa para quem não tem em mente o pensamento de querer fazer a felicidade do outro e sofrer pelo sofrimento do outro.
Se você, meu amigo ou amiga, estiver sofrendo no seu relacionamento, por outro motivo que não este; repense, pois provavelmente a outra pessoa pode estar lhe usando.
O AMOR não faz ninguém escravo; se você sente-se escravo desse “amor” e não consegue dar um basta nisso, certamente o que você está sentindo é paixão; e deixo outro conselho: “existe no mundo pessoas que não brincam com os sentimentos dos outros; busque sempre para você o bem, nunca procure em quem faz você sofrer A FELICIDADE; doe-se para quem receber com alegria, o seu sentimento”.
O AMOR entre um homem e uma mulher só será verdadeiro se nele existir AMIZADE, ou seja, DOAÇÃO.
Só é verdadeiro amigo quem se doa ao próximo.
Só se AMA quando realmente há AMIZADE no relacionamento; e, só há doação quando existe AMIZADE.
Se você, meu amigo, não deixar o egoísmo de lado, certamente o “amor” que você diz sentir pelo outro é doentio.
O AMOR nunca pode ser DIVIDIDO ou SUBTRAÍDO; antes, ELE só é SOMADO E MULTIPLICADO.
Quem agir assim, jamais irá deixar de compartilhar o mundo dele com o mundo do outro.
A Linguagem do AMOR para quem pratica a AMIZADE no relacionamento não é nem complicada nem complexa; Ela é, antes de tudo, uma descoberta em que a SINCERIDADE e o RESPEITO mútuo tornam simples o AMOR quando ELE é vivido de um para o outro.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Tudo eu Posso?

Hoje estamos numa época em que os valores morais e éticos estão sendo colocados em xeque e muitas vezes a sociedade não sabe como se posicionar quanto aos procedimentos das pessoas nos mais variados acontecimentos que acontecem diariamente no Mundo.
É de se lamentar porque como se quer que tenhamos bons procedimentos se o que vemos muitas vezes são os Valores sendo colocados de lado e no seu lugar sendo enaltecidos os vícios que nós comumente chamamos de contra valores.
Na Bíblia temos uma Frase de São Paulo que diz que tudo Ele podia em Cristo que o fortalecia. Com isto fica o alerta, pois este poder está diretamente ligado aos bons costumes que não podem deixar de serem feitos por todos nós.
Infelizmente, há um jogo nocivo nos meios de comunicação em que a mídia (não toda) investe em trazer notícias que mais envenenam do que edificam a sociedade.
É uma atitude lamentável que torna quem tem acesso a esta informação, momentos que poderiam ser bons para todos e não são.
Existe também o lado bom que faz com que a mídia responsável, traga para quem têm acesso a ela, cidadãos mais conscientes dos benefícios que suas notícias podem proporcionar a Eles.
Precisamos, sim, estar atentos ao que a mídia está a nos oferecer, pois queiramos ou não isto afeta nosso Ser quando nos ligamos em fatos, programas, propagandas que moralmente ou eticamente não trazem nenhum benefício a como sermos bons Cidadãos, então perdemos a nossa identidade de Seres Humanos; e, infelizmente, nos tornamos meros objetos descartáveis nas mãos de quem age irresponsavelmente para prejudicar quem está consumindo o que está sendo oferecido.
Temos que saber que tudo tem seu Limite e que, queiramos ou não, as atitudes que praticamos está intimamente ligada ao que gostamos de assistir, ouvir ou ler. É preciso que saibamos realmente o que é Bom ou Ruim para nós.
Se nos ligarmos em procurar o que edifica e deixarmos de lado o que é ruim para nós, teremos uma vida mais saudável e saberemos sermos mais críticos e, consequentemente , poderemos dizer que fazendo o BEM estaremos fazendo tudo para podermos dizer que poderemos, em Cristo, fazer Tudo para termos uma conduta Ética e Moral diante dos nossos Semelhantes.
Devemos sempre ter bons exemplos para não sermos absorvidos pelos contra valores que muitos meios de comunicação trazem para nós. Mas, infelizmente, somos postos a todo o momento com situações ruins que a mídia coloca e muitas vezes inconscientemente vemos, lemos ou ouvimos e não fazemos uma crítica sobre o que estamos consumindo e assimilamos o que ela está nos colocando.
Precisamos ter em mente o exemplo de que é preciso assimilar de quem tem Bons Exemplos a oferecer o melhor para nós.
Exemplo disto eu posso citar Jesus Cristo, Maria Santíssima (Mãe de Jesus), São José, Irmã Dulce, João Paulo II, Frei Damião, Gibran, São Paulo, Exupéry etc.; os exemplos são muitos, é preciso ter em mente que quanto mais procurarmos neles nossa Fortaleza, estaremos tendo uma conduta voltada para o Bem-comum.
Então, fazendo isto estaremos respondendo a pergunta: Tudo eu posso?
Eu posso fazer tudo, pois como diz Santo Agostinho: “Ame e Você pode fazer tudo.”
É no Amor que eu posso fazer tudo; quando me dôo e quando faço da minha Vida uma Verdadeira uma Obra de Arte em favor do Próximo, pois só quem está apto ao Reino de Deus quando estou pronto a Servir ao outro sem nenhuma intenção que não seja fazer o Bem sem querer algo em troca. (É a Palavra que está inserida na Bíblia).
Fazer o Bem requer que tenhamos SEMPRE a Liberdade de não cairmos no erro de A colocarmos a serviço dos contra valores, mas, Sim, de A colocarmos como Fonte para fazer o bem aos outros.
Viva o Bem que podemos fazer aos outros, pois só assim poderemos dizer: “Tudo eu Posso”, e concluir acrescentando: “Tudo eu posso em Cristo que me fortalece”.
Construamos uma Sociedade Limpa de Pensamentos, Palavras e Atos nocivos a Humanidade, e, quem não está assumindo este papel faça uma reflexão da sua Vida e de acordo com os Bens que foram dados por Deus a Eles, Eles possam mudar seus posicionamentos e tragam ao Mundo o melhor para todos. Shalom!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

A Amizade inserida na vida familiar

A família tendo sido a primeira instituição que Deus formalizou na história do homem, tem através dos tempos sido alvo de muita perseguição em todos os períodos da passagem do homem aqui na Terra.
Ela, até agora, conseguiu sobreviver porque existem pessoas que a tem como instituição formadora das futuras gerações; e, que também estão comprometidas tanto na formação dos seus filhos quanto na preservação dela como centro e célula principal da sociedade.
Os maiores aliados nesta luta que se estende de longa data são, em primeiro lugar, o comprometimento dos senhores familiares em preservá-la; a sinceridade de sentimentos dos membros dela, fazendo com que ela não se dissolva pelos ataques de pessoas que não sabem respeitá-la e que tentam minar e destruir a estrutura familiar; existe também outro aliado que é o maior e mais sólido de todos o Amor existente entre todos para a perpetuação dela que gera, assim, um laço de profunda harmonia cultivada entre os participantes da mesma: A Amizade.
Chegando até este ponto, poderemos chegar a uma conclusão bastante eficaz para dizer com toda certeza que as famílias que primam pela Amizade, geram o diálogo entre os membros da família, solidificam significativamente a manutenção e o fortalecimento da família por toda história dela na face da Terra.
A Amizade sendo a pedra angular da família e tendo Deus o seu Arquiteto, faz dela uma instituição forte que o maior inimigo dela, o Demônio, não consiga destruí-la.
Infelizmente, quando uma família se estrutura não na base do Amor e sim por outros motivos alheios a sua real vocação, fica esta enfraquecida e pode vir a ser facilmente destruída pelo inimigo de Deus, já citado anteriormente.
Quando de outro modo, a família se estrutura no Amor, este Amor gera Amizade; e, esta Amizade fortalece cada vez mais a família.
Sei que cada pessoa tem sua personalidade e seu temperamento; antes de ser um problema é uma grande forma de inteiração entre os familiares, pois cada membro de um corpo, como diz São Paulo exercem várias funções, porém todos contribuem para que o corpo funcione e que exista harmonia entre eles.
Cada ser humano é um universo diferente e tem que ser tratado com dignidade e respeito; e, tendo na família a devida atenção voltada para a Amizade, haverá o engrandecimento de todos que fazem parte dela.
A melhor forma de se adquirir o fortalecimento desta instituição é dando valor ao diálogo entre as partes, porque só conhecemos bem os outros quando mantemos contato com eles; e, assim, descobriremos nos nossos familiares traços semelhantes que nos farão mais próximos uns dos outros.
A mais sublime de todas as vocações é a constituição de uma família; mais bonito ainda, quando um homem e uma mulher estão conscientes de que o Amor existente entre os dois, está alicerçado na Amizade e nos ensinamentos de Deus.
Viva a mais bela das instituições: A FAMÍLIA. Amém. Shalom.

As maiores inimigas dos sonhos da Adolescência e da Juventude: As drogas.

Todos nós que somos responsáveis sabemos o quanto é prejudicial a nossa entrada em um mundo que não tem volta: o mundo das drogas.
Temos sempre preocupação de que nossos adolescentes e jovens não enveredem por este caminho tão nefasto e cruel; é uma preocupação a mais que devem ter os senhores pais em relação aos filhos.
Infelizmente, quando a vigilância não segura a curiosidade deles de conhecer este lado obscuro e sinistro da vida, vem a pergunta: “como tirar o meu filho ou filha desta vida?”
O primeiro passo é entregar a Deus este problema e confiar a Ele tudo para a saída deles deste “mundinho” sem volta e sem esperança.
Outro passo é reconhecer que ouve falha em alguma orientação ou que não soubemos dar algo em troca para que eles ou elas tivessem para se alicerçarem em não querer experimentar as drogas.
Outro passo que é o de acolhermos e sermos verdadeiros AMIGOS de nossos filhos, procurando não castiga-los, mas nos colocarmos sempre próximos deles.
Outro passo que deve ser feito é o de procurar grupos de apoio e também profissionais sérios para que possam ter um caminho favorável para a saída deste adolescente ou jovem do mundo das drogas.
Os melhores amigos dos filhos necessariamente precisam ser os senhores pais. O Amor que gerou os filhos é maior do que qualquer pessoa que queira se infiltrar na vida dos pais em relação aos filhos.
É uma grande abertura para o mundo das drogas quando os pais não observam o que se passa na vida dos filhos, pois quando um traficante deseja entrar na vida dos jovens e adolescentes, este elemento sabe como se orientar para introduzir a droga na vida deles.
Senhores pais não se enganem, quando um elemento desses deseja entrar na vida deles, ele conhece muito sobre a vida deles. (muitas vezes eles conhecem mais a vida deles do que os senhores genitores)
As drogas são, sem sombra de dúvidas, as maiores inimigas das famílias porque destroem aquilo que é de mais bonito, ou seja, o sonho que os senhores pais tiveram desde o início do relacionamento de ter uma família unida e feliz.
Nós devemos sempre estar atentos a tudo que os adolescentes e jovens façam para que num descuido dos senhores genitores, eles não se enamorem deste mal tão terrível e prejudicial à vida deles e da sociedade.
Deixo claro que o melhor caminho para que um adolescente ou um jovem não queira e nem seja influenciado a entrar no mundo das drogas, é a ligação deles a Deus e também deles serem amigos de seu queridos pais que são seus verdadeiros amigos.
Faço humildemente um pedido aos senhores genitores, sejam os melhores amigos de seus filhos, deixem um espaço diário para eles e se envolvam diretamente em todas as atividades deles.
As drogas destroem quem as usa; só se beneficia quem as trafica. Amém. Shalom.

domingo, 18 de abril de 2010

Qual é o Valor da Honestidade?

Todos nós temos o Dever de sermos sinceros com nós mesmos e com as nossas atitudes perante nossos semelhantes e com o Deus da nossa Crença.
Este é o princípio para que tenhamos em nossa vida algo que é fundamental para não ficarmos com o peso da consciência nos acusando de que não estamos sendo verdadeiros.
Aí, precisamos analisar nossos procedimentos e ver onde estamos errando ou sendo corretos conosco.
A vida nos ensina que quando não damos valor a estes procedimentos, estamos tirando, não dos outros; mas, sim de nós mesmos. É o que ensina a Sabedoria Universal.
A Honestidade é Fundamento da Verdade e requer uma profunda reflexão, pois se não somos Verdadeiros, a nossa existência passa a ser apenas de aparências e com o Tempo isto faz com que as nossas más ações retornem para nós. Este princípio está assinalado nos Livros Sagrados das Religiões e principalmente na Cabala que diz: “aquilo que o Homem planta, colherá”.
Então, qual será o Valor da Honestidade? Para que vale ser Honesto se os valores da sociedade, infelizmente, estão sendo colocados de lado ou simplesmente ignorados por grande parte dos Homens e Mulheres nos dias atuais?
Ser Honesto requer Espírito Altruístico e a certeza de que muitas vezes poderemos perder algo que nos é caro.
Deixo uma pergunta: você faria algo por alguém sabendo que não ganharia algo em troca; e, também se nesse Ato você saísse perdendo?
É uma resposta difícil de ser respondida; contudo, se formos sensatos para o mundo, dificilmente esse Ato poderia ser concretizado, pois a nossa educação na maioria das vezes nos leva a só fazer se depois tivermos de ganhar alguma coisa em troca.
Várias pessoas conseguiram ser Honestas consigo mesmas e com o seu próximo; entre elas cito Jesus Cristo, Gandhi, Buda, entre outras. Elas trouxeram grande ensinamento para a Humanidade. Souberam ser Honestas perante as suas caminhadas na Terra. Devemos saber que muitas perderam a Vida por não abdicarem dos seus pensamentos e atitudes quando pessoas desonestas tentaram fazer que Elas negassem os seus ensinamentos e modo de mostrar aos outros os meios para se chegar a Paz do mundo.
O Valor da Honestidade está em não abrir mão daquilo que representa ser íntegro e verdadeiro para a construção do Caráter e da Personalidade nas atitudes perante os acontecimentos que acontecem na existência de nossa Vida. A busca de um sentido para se conhecer o real direcionamento para termos nossa conduta moldada na Honestidade é o princípio de encontramos motivos para dizermos a Verdade mesmo que Ela não esteja ao nosso lado; este ensinamento é bem dito no Alcorão.
Ser Honesto requer uma contínua reflexão dentro do nosso interior; e, assim conseguirmos moldar nossos pensamentos, palavras e ações para que não agridamos nosso Semelhante, pois queiramos nós ou não Ele um dia teve ou tem algo de nós.
A Honestidade tem o Valor de cultivarmos bons sentimentos, de procurarmos o melhor para todos, de não sermos egoístas, de buscarmos incessantemente a Paz, de cultivarmos a Amizade, de sermos responsáveis pelos nossos atos, de nunca recusarmos ajudar quem nos procura; é muito difícil fazer isto, mas procuro quando erro procurar a causa para não mais errar.
Abrir-se para o Semelhante é a melhor forma de se exercitar para se obter uma Vida mais sadia e descobrir que embora sejamos imperfeitos, a Honestidade produz em nós uma conduta onde podemos chegar próximos à perfeição que é Deus. A Bíblia diz: “sede perfeitos como meu Pai é Perfeito”, Palavra de Jesus Cristo.
Este é o maior Valor da Honestidade: buscar a Perfeição que só encontramos em Deus. Shalom.

Como Você está com a Sua Saúde?

Vamos fazer algumas reflexões:
Você tem dormido bem? Procura sempre ver na Natureza as maravilhas que Ela tem? Sorrir para os outros, desejando-lhes um bom dia, mesmo que você não os conheça? Acolhe com Gratidão as pessoas? E, na sua Família como tem sido seu relacionamento com Ela? Se Você tem pais, como vai seu relacionamento com eles? Alimenta-se bem, procurando o melhor para ter uma Dieta saudável? Gosta de ler, escrever, ver bons filmes, assiste a bons programas de televisão, ouve boas músicas, tem praticado exercícios com freqüência? Deseja que os outros cresçam; cativa as pessoas para que elas gostem do seu jeito de ser; gosta de cultivar Amizades sadias; demonstra carinho pelos outros; tem momentos de oração; tem contribuído para que os desfavorecidos encontrem conforto em você; sempre agradece a Deus pelo que você tem; faz com que seus pensamentos possam estar em sintonia com Deus; ajuda na boa ordem estabelecida da sociedade; procura sempre deixar o ambiente limpo em que você está; é consumista; não se deixar levar por “modismos”; é leal com os outros; cultiva bons Pensamentos; diz Palavras de conforto; antes de dormir faz uma reflexão do dia que está dando lugar ao outro; procura sempre a orientação dos profissionais de Saúde para saber como Ela está; sabe perdoar aos outros dando uma chance para Elas poderem rever seus erros...?
A lista é muito maior para que seja feito um diagnóstico da nossa Saúde. O que é bom é chegarmos a cada dia com o dever cumprido, ou seja, de termos feito o Bem aos outros.
Buscar o que é o melhor é o princípio básico para termos uma Saúde melhor, pois para que nossa Saúde esteja bem, é preciso que nos pequenos Hábitos procuremos aqueles que são bons para conseguirmos que nosso Sistema imunológico esteja protegido de doenças que são causadas muitas vezes pela falta de cuidado com as atitudes que tomamos no nosso cotidiano.
Na Bíblia, no Salmo 119,35, está escrito assim; ”evita que eu veja o que me é inútil, dá-me vida com Tua Palavra”, fez com que eu mudasse radicalmente algumas atitudes que não estavam de acordo para eu ter uma Saúde melhor.
Sei que existem doenças que são genéticas, que herdamos dos nossos Parentes que não são causadas por nossa culpa. Mas, elas não são motivo para que nos fechemos à Vida... Precisamos colher o melhor para que tenhamos Pensamentos, Palavras e ações totalmente voltadas para colhermos uma Saúde que nos possibilite ver ao nosso redor que mesmo nas adversidades podemos ter uma Vida com boa qualidade de vida.
Se cultivarmos o melhor, dificilmente teremos a nossa Saúde ameaçada, ou seja, ficaremos mais protegidos de doenças que são oportunistas...
No nosso cotidiano fica difícil fazermos uma reflexão, pois ele é muito agitado. Temos uma sociedade que tem pressa e nessa pressa muitas vezes não sabemos que rumo tomar; devemos, então, estar atentos às coisas que acontecem ao nosso redor. Busque a Deus, tenha momentos de intimidade com Ele, dê crédito às pessoas de confiança seus Segredos, mas pessoas que saberão aceitá-la assim como você é e que queiram o melhor para Você.
Como vai Sua Saúde? A Bíblia diz que Ela é a nossa maior Riqueza... Para que perdê-la guardando e recordando coisas que só fazem destruir nossa Saúde.
Procure momentos de Lazer. O Lazer faz com que consigamos repor nossas energias que perdemos durante a semana.
Se dissermos Não, por alguns instantes ao que nos rodeia; e, buscarmos num Lugar tranqüilo nosso equilíbrio, nós estaremos dando passos largos para termos uma qualidade de Saúde na qual conseguiremos saber diagnosticar o que precisamos para almejarmos uma condição de vida desejável para nossa vida.
O estresse, ansiedade, depressão, muitas vezes são causadas pela falta de Tempo que não damos para ouvirmos nosso interior.
Jesus Cristo disse que quando tivermos Tempo, devemos sair da rotina e como Conselho Ele pede para irmos ao nosso quarto e depositarmos todos os nossos problemas para que Ele nos ajude a termos uma Conduta de total entrega em Suas mãos.
Cuidar da Saúde é o primeiro passo para vivermos bem. Saúde perdida muitas vezes nós teremos que fazer um grande esforço para consegui-la de novo.
Cuide de sua Saúde!!! Ela é a porta de entrada para muitas Bênçãos!!! Shalom!!!

Corrupção: Mal Moral e Ético que fere toda a Sociedade!

Hoje é comum sair nos noticiários da Mídia muitos assuntos ligados à Corrupção e que mesmo sendo denunciadas, na maioria das vezes, as denúncias feitas são levadas ao Poder Público; e, depois de apuradas os corruptores conseguem de alguma forma burlar o Judiciário e nos deixam com a sensação de impunidade.
Infelizmente, isto é como fica nas conversas cotidianas do nosso dia-a-dia; é o sentimento de que não há a devida atenção e de que pouco se pode fazer na punição de quem se deixa levar por este procedimento tão nefasto e obscuro que existe na nossa Sociedade.
A Corrupção não está só no fato de subtrair de alguém; Ela nos rouba a nossa Consciência de sermos Justos com nós mesmos. Ela está presente em todas as atitudes que fazemos e que trazem prejuízos, mesmo os menores. Ela subtrai a nossa Moral e rouba todos os bons ensinamentos que aprendemos com as pessoas de boa índole.
Mas, então como poderemos combater este Mal que consegue minar a Consciência e também a dignidade de muitos, sejam Eles os corruptos ou os corrompidos?
Um Ensinamento muito antigo contido na Cabala e em muitos Livros das Religiões, entre Eles a Bíblia, o Corão entre outros, mostram que tudo que tiramos das outras pessoas desonestamente, isto será de alguma forma ou de outra tirada de quem agir assim.
Buda, Jesus Cristo, Maomé entre outros, são exemplos de que a Honestidade é o melhor Caminho para sermos Justos com tudo que nos rodeia.
A corrupção destrói sonhos, transforma pessoas em simples trapos Humanos, leva muitos jovens ao crime, às drogas e a prostituição, faz com que muitos passem fome, não tenham seus direitos garantidos etc.
No outro lado estão pessoas que agem de má fé para que, infelizmente o que foi citado acima, eles fiquem totalmente insensíveis ao Sofrimento do outro.
É um fato lamentável e deprimente que faz com que a Sociedade não possa gerar riquezas para todos na necessidade que cada Cidadão precisa para suas necessidades básicas.
Qual é então a Raiz da Corrupção?
A Raiz desta nefasta ação é a de não termos a sensação de Punição. Temos no nosso País uma Legislação frágil quanto à aplicação das Leis. É um verdadeiro Paraíso para a Corrupção. Não há uma Legislação eficaz para o Combate à Corrupção. Infelizmente, este fato leva a não acreditarmos nas Leis deste País que pune uma Mulher por ter tirado de um Supermercado Leite para se alimentar (está errado fazer isto, mas existe Lei que neste caso é possível fazer o que Ela fez) e deixa solto um bando de Corruptos que roubam a Nação, que saem milionários a custa de uma População que fica indignada, vendo a Riqueza do País sendo aviltada por elementos egoístas, perversos e sem nenhum sentimento de remorso ou consideração aos outros, sem ter esperança de ver o que foi roubado ser devolvido aos cofres do Estado.
É sem sombra de dúvidas a Corrupção o pior Mal que existe na Sociedade. É uma das formas de se conseguir dos outros benefícios ilegítimos e ilegais.
Dizer NÃO a qualquer investida de pessoas sem caráter que queiram nos corromper é um passo enorme para que tenhamos adquirido o senso de Cidadãos Honrados que tanto prima a Moral e a Ética.
Só temos verdadeiramente aquilo que conseguimos quando o que temos é fruto do Trabalho Honesto e de Presentes que nos dão, sem que haja a intenção de nos corromper.
O senso da Moral e da Ética é o primeiro passo para conseguirmos vencer a tentação de sermos levados tanto a corromper quanto a sermos corrompidos. É não deixarmos que as “facilidades” vençam nosso brio.
Devemos nos contentar com o que temos e através deste Ter almejarmos tudo que quisermos conseguir.
Abaixo a Corrupção! Viva a Moral e a Ética! Shalom!!!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Verdade: Palavra Forte do Amor!

O verdadeiro vencedor é aquele que em seus atos, só existe a Verdade. Este é o princípio fundamental para quem deseja ser digno de obter aquilo que conquista.
Uma frase de Aristóteles que diz claramente isto é: “A grandeza não consiste em receber as honras; mas, sim, em merecê-las”.
Se nos guiássemos pelas pessoas que têm algo a nos oferecer em relação ao crescimento pessoal, social, profissional e espiritual; certamente, teríamos neste mundo mais pessoas justas e honestas e nos abriríamos mais para ajudar nossos semelhantes.
A Verdade por ser a ordenadora da nossa consciência, está sempre a orientar a nossa vida, desde que não a deixemos de lado e demos ouvidos à mentira.
A mentira é um grave problema que existe na nossa sociedade; contudo, só acontece quando damos ouvidos às pessoas que nada contribuem para nossa evolução como seres humanos.
Partindo do princípio de que cada homem ou mulher guarda dentro de si a sua verdade, deixo este Provérbio chinês para ser refletido: “Há três pontos de vista: o meu, o teu e o Verdadeiro”.
Pode vir daí a pergunta: que tipo de ponto de vista é o verdadeiro?
A resposta é complexa, mas tem algo que pode ser dito e deixar a mesma bem explicada: o ponto de vista verdadeiro é aquele em que ambas as partes se beneficiam e há o crescimento humano através desta Verdade.
Quando existe isto, as conseqüências são totalmente benéficas para a construção de uma sociedade mais fraterna, ou seja, mais amiga.
Um exemplo bem claro está na Bíblia quando diz: “aquilo que o homem planta é o que ele irá colher”. Um ditado bem utilizado por toda humanidade é este: “quem planta vento, colhe tempestade”. É duro, mas é a Verdade.
Depois de ter refletido sobre isto veio algo muito útil para os relacionamentos dos homens e mulheres que diz: “quem planta Amor, colherá Amizade”.
A Verdade é a Palavra forte do Amor porque nela não há entrelinhas, tudo nela tem lógica e nela não há nenhum desvio da realidade. A este tipo desvio nós chamamos de “loucura” que é a falta da percepção da Realidade, contida na Verdade.
Uma frase de Albert Einstein diz: “não temos o direito de mentir a nós mesmos”, se for bem refletida por nós, trará muita Luz Espiritual e nos ajudará a entender melhor a nossa capacidade de transformarmos as nossas vidas.
Gandhi numa de suas palavras é contundente quando diz que a Verdade se mantém por si só. O Alcorão diz: “Fala a Verdade mesmo que Ela esteja contra ti”. Estes são os pilares para se libertar de um grande vício dos homens e das mulheres: a covardia.
Não podemos ser ingênuos quanto ao sentido real desta palavra tão utilizada no nosso cotidiano; pois os grandes homens e mulheres da humanidade só se tornaram conhecedores da Verdade quando se predispuseram a servir à humanidade através da Humildade. Santa Teresa d’Ávila, Doutora da Igreja Católica Apostólica Romana é clara em dizer: “A Verdade é a Humildade”. Ela também afirma numa de suas frases: “sem que o homem ou mulher tome conselho, ele ou ela erra muito”.
Jesus Cristo em suas pregações deixou o ensinamento da Verdade quando diz que quando o homem ou mulher segue o Caminho da Verdade vem para junto da Luz; e, o mesmo não acontece quando ele ou ela prefere o caminho das travas, fugindo da Luz. Ele deixou o ensinamento do Amor, através da Humildade; chegando, assim, o ser humano ao conhecimento da Verdade. Ele é enfático em dizer: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.
O homem que trilha este caminho com certeza irá desfrutar das maravilhas do Amor Divino, pois só com a Verdade é que o ser humano terá forças para acreditar que o nosso mundo poderá mudar. Amém. Shalom.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Fé como elo de Liberdade para o Homem e para a Mulher.

A nossa existência suscita que tenhamos algo mais a nos direcionar, na vida dada por nosso Criador; e, entre isto, está a Fé que temos em um Ser Superior.
A essência do Homem e da Mulher está alicerçada em sempre querer um elo de ligação e apoio para o cotidiano dos mesmos. E, neste elo de ligação está justamente o motivo pelo qual todos nós queremos alcançar: A Liberdade.
Esta liberdade interior que o homem almeja, pode muito bem ser encontrada nas diversas formas que o Ser Humano busca para se harmonizar com o seu interior, com o próximo e também com seu Deus interior.
É bom para o Homem e para a Mulher fazerem sempre uma reflexão daquilo que os envolvem; e, assim, poderem escolher entre as várias opções na Vida, as alternativas que os deixem em melhor sintonia com aquilo em que acreditam e também as que lhes dêem a devida Liberdade para viverem com mais prazer neste mundo.
A Fé é o principal componente para que possamos encontrar o ponto de equilíbrio daquilo que achamos ser a nossa Liberdade. É, através dela, que traçamos todos nossos pensamentos, palavras e ações. É a alternativa que melhor representa a nossa vontade em alcançarmos a Liberdade.
A Liberdade é a maior meta que todo Homem ou Mulher deseja em suas vidas, através dela, a Fé existente nele e nela, traça o melhor caminho para que o Ser Humano adquira meios para se tornarem mais felizes, ou seja, para encontrarem o rumo da Felicidade.
Existe um dito popular que diz: “cada um tem a sua maneira de ser”, isto é puramente uma grande Verdade, pois se existe em nós o Livre-Arbítrio, então somos únicos na nossa forma de pensar, de falar e de agir.
Cada Homem ou Mulher tem a maneira própria de conduzir a sua Vida. Cabe a cada um não utilizar a sua Liberdade e nem a sua Fé em detrimento de si, do próximo e também de Deus. Aquilo que fere nosso íntimo, nosso próximo e nosso Ser Superior precisa ser deixado de lado, pois cada ação ruim que fazemos contribui para que a nossa Liberdade e nossa Fé sejam aprisionadas e não tenhamos com o Tempo condições para estarmos com nossos sentimentos e percepção em total sintonia com aquilo que queremos para nós. Cada pensamento, palavra ou ação ruim nos afasta consideravelmente do propósito que o nosso Criador deseja de nós: sermos totalmente livres dos engodos dos maus costumes.
Este ensinamento está incluso nas mais variadas religiões e filosofias que ajudam o Homem e a Mulher a progredirem na busca da Liberdade, através da Fé que há em cada um.
Fé e Liberdade que apenas escravizam, de nada servem para o crescimento pessoal (espiritual), social e profissional do Ser Humano.
Uma das maiores fontes de Sabedoria do Mundo (A CABALA) revela que precisamos mudar nosso Desejo de Receber Para nós Mesmos para o Desejo de receber para Compartilhar; isto quer dizer: deixarmos de lado o nosso egoísmo e passarmos a dividir com nosso semelhante os frutos daquilo que aprendemos em nossas vidas.
O Grande Sábio, Jesus Cristo, diz no Evangelho (Novo Testamento) que o Verdadeiro Caminho é o Caminho do Amor; e, só alcançamos este Caminho quando depositamos nossa Liberdade e nossa Fé Nele. Jesus é o Caminho Perfeito do Amor e também da nossa união com o Bem (Deus).
Existe também no Budismo o que chamamos de Caminho Reto que os budistas acreditam para chegar ao Nirvana, Caminho este em que o adepto consegue se livrar do sofrimento.
Nestes ensinamentos está contida uma das maiores Graças do nosso Criador: A Esperança; Ela é quem ordena nossa Fé; e, é, Ela que nos aponta a sermos Livres dos perigos causados por nossa falta de fé e também de não querermos nos libertar para sermos pessoas voltadas para ajudar a quem precisar de nós.
A Fé é um dos Fundamentos do Amor para que possamos nos tornar Livres das ciladas do nosso inimigo que utiliza as nossas fraquezas para tirar de nós a Liberdade. Só alcançamos a verdadeira Liberdade quando sabemos utilizar bem a Fé existente em nosso coração.
Nós devemos estar sempre atentos às formas de Liberdade que o “mundo” nos oferece, pois muitas vezes elas não conduzem à Liberdade e conduzem nossa Fé para o caminho da superstição, que escravizam e nos tiram da Verdade que é Deus. Shalom.

sábado, 3 de abril de 2010

Grandes Amigos de Deus e da Humanidade: os Santos.

A Igreja Católica Apostólica Romana, tendo a primazia de Jesus Cristo, celebra sempre e com verdadeira autoridade àqueles que deram a vida por Cristo Jesus.
Muitos são os nossos amigos no Céu. A Igreja, então, para perpetuar a lembrança deles, dá o Título de Santo ou Santa a quem conseguiu imitar na vida terrena o Amor que vem de Deus.
Embora exista este cuidado da Igreja neste oferecimento de devoção aos seus heróis, muitos Católicos não têm o devido cuidado de procurar saber o porquê deles terem alcançado da Igreja esta homenagem de serem imitadores de Jesus Cristo aqui na Terra.
Seria muito bom que este despertar de curiosidade (curiosidade, esta, sadia) em saber da história de cada Santo, por todos os fiéis, traria mais homogeneidade a nossa Madre Igreja.
Infelizmente, muitos católicos não tendo este hábito de pesquisar o referido assunto, deixa-se levar por pessoas que se dizem cristãs; e, abandonam as trincheiras da verdadeira Religião, fundada por Jesus Cristo. Estas pessoas são sedentas em querer acabar com esta memória da nossa Igreja.
A estas pessoas eu só tenho que dizer: é uma lástima, pois a Tradição e a Palavra Divina sempre estarão presentes na nossa Religião; e, é uma pena que tenham tirado de seus corações esta maravilhosa Doutrina.
Cada Santo que a Igreja levanta é na Verdade uma Serpente, semelhante àquela serpente que Moisés ergueu no deserto para a cura dos Hebreus, no Êxodo.
Com isto não podemos tê-los como nossos curadores; devemos ter em cada Santo ou Santa um intercessor junto a Deus, pois quem cura é Jesus Cristo, os Santos são todos aqueles que intercedem junto a Deus por nós.
Cada vez que descubro a história de um Santo, fico como que apaixonado, cheio de Amor por Ele. Cada Santo, como cada membro de nosso Corpo é único e deve ser visto com muita veneração porque muitos sofreram ou deram a vida pelo Amor a Deus (Jesus Cristo).
Poderia mencionar os Santos que eu conheço bem a História deles, contudo é preferível que cada Católico pudesse se interessar, por todos, sem distinção.
O Amor que Deus tem por cada Santo ou Santa é incalculável, pois cada um a seu modo soube cativa-lo dando o Amor vindo Dele, a todos os homens e mulheres.
Quando nos dispomos a ter devoção pelos Santos da Igreja, sentimos nosso coração mais próximo da Luz Divina. Os Santos estão sempre orando e rezando por todos nós.
Devemos, então, cultivar sempre a devoção aos nossos grandes Amigos diante do nosso querido Senhor Jesus Cristo.
A melhor amiga no Céu é nossa querida mãe, Maria Santíssima; Ela sempre intercede por todos os homens e mulheres, está sempre a acolher nossos pedidos; não tenhamos medo de nos dirigir a Ela, pois Ela não tem reserva; Ela é totalmente dedicada à conversão dos pecadores; e, é Mãe atenta às nossas necessidades.
Quando alguém chegar em sua casa criticando a nossa Madre Igreja devido à devoção aos Santos, esteja seguro que eles só deixarão o seu lar quando perceberem que você sabe o porquê da devoção aos melhores amigos de Deus.
Não tenhamos medo de falar de Deus, da Igreja e da Doutrina Dela, de seus Anjos e Santos a essas pessoas que semeiam a discórdia em nosso meio. Os maiores aliados no Céu contra este tipo de pessoas são o nosso conhecimento em relação à vida dos nossos Santos e da História da Igreja.
Viva à Igreja em sua Doutrina e em seus Santos. Amém. Shalom.

Por que sorrir?

É bom para o Homem e a Mulher na atualidade cultivar o Sorriso?
Uma frase muito bem elaborada que vi numa revista era a seguinte: “quem não tem senso de humor, fica a mercê dos outros”.
Ela fez com que refletisse bastante, pois muitas vezes o meu senso de humor dá lugar à minha falta de humor.
Nós vivemos num Tempo em que não dispomos de senso de humor por vários motivos, e, não cultivamos o sorriso e a tolerância como formas de termos uma Vida mais Feliz.
É difícil isto acontecer porque nos distanciamos e nos fechamos ao nosso próximo. Motivado por termos muitos acontecimentos ruins, ou seja, falta de honestidade, individualismo, egoísmo, orgulho, traição, assaltos, assassinatos, entre outros, fazem com que nos coloquemos em constante desconfiança dos nossos semelhantes.
É muito compreensível este isolamento... Mas, se não tivermos a medida certa para isto, podemos adquirir doenças que podem comprometer o nosso comportamento diante de nós mesmos e dos outros, podendo ficar deprimidos, termos desconfiança de tudo, nos isolarmos a ponto de não termos mais o convívio com os outros, não vermos motivos nenhum para a nossa existência podendo com isto, infelizmente, cometermos o suicídio.
Então, como conseguir vencer o mal deste isolamento? – É vermos o mundo com os olhos do bom humor, da tolerância, da confiança (observar se a pessoa que se aproxima de nós tem bons sentimentos), procurar fazer boas Amizades, de sermos solidários com os outros e acima de tudo ver o mundo com uma boa dose de Sorriso.
Pode ser difícil no início, mas com o Tempo e com esta prática fará um bem muito grande, pois o melhor remédio contra a depressão é o Sorriso.
Muitas vezes vou fazer compras e vejo os funcionários sem o menor estímulo. Falta o Sorriso, e muitas vezes quando sorriem para mim percebo que o sorriso não vem de dentro... É artificial.
Mas, como mudar isto? – É começarmos a dar valor às coisas que muitas vezes ignoramos... A olhar o Mundo com muita vontade de Viver... Sorria... É o que dizem todos os manuais de boa convivência... Nunca desistir de Sorrir... Buscar nos acontecimentos e relacionamentos uma Lição de Vida... Observar que por mais difícil que seja nosso dia-a-dia, é possível que aprendamos a ter uma Vida onde podemos ser úteis aos outros... Deixo mais uma vez isto: SORRIA!!!
É difícil adquirirmos o Hábito do Sorriso, mas, se começarmos a termos o Sorriso como nosso aliado, nós passaremos a ter uma Qualidade de Vida melhor. Se procurarmos obter o melhor para nós teremos conquistado o equilíbrio para nossa Vida.
Existem Livros que nos condicionam a termos uma Vida mais Feliz e a darmos mais Valor ao que nos é dada e ao que nos cerca. Uma boa alimentação, uma boa conversa com um Amigo, uma melhor convivência com os outros, um bom motivo para Sorrir, uma boa caminhada, uma visita ao Médico para ver como está funcionando nosso corpo, participar de Eventos tanto sociais como religiosos e também profissionais, ter momentos de lazer, descansar para repor as energias, relacionar-se com os outros no intento de ser cordiais e sinceros com eles.
O Sorriso é uma grande arma contra o mau-humor; e, é muito bom para o nosso equilíbrio mental, psíquico e espiritual.
Aprender a sorrir é uma Arte; arte esta que Charles Chaplin soube muito bem cultivar. Numa frase para ser refletida, Ele diz: “um dia sem Sorriso é um dia perdido”.
Quando nos abrimos para o Sorriso nossa Vida torna-se mais bonita.
Vamos com muita força de vontade nos abrir para o Sorriso... Shalom!!!

Família: Um Bem para a Humanidade!

A construção de uma Sociedade alicerçada no Amor e mais Fraterna, passa necessariamente por uma Valorização das Famílias.
Se quisermos que nossas Famílias tenham como princípios a Solidariedade e a Concórdia, teremos que ouvir a Voz interior da nossa Consciência e darmos prioridade ao Elo que une os Seres Humanos: a AMIZADE.
A Família é o BEM mais precioso que a Sociedade conquistou; é a essência mais Pura que podemos encontrar no Mundo. Cabe a cada Família saber dar o devido valor a Ela.
Quando o Divino Criador (DEUS) fez o Homem e a Mulher, criou a FAMÍLIA e a disse que tudo era BOM.
Mas, infelizmente, veio como relata a Bíblia, no Livro dos Gênesis, a desobediência aos preceitos de Deus; e, a Humanidade perdeu a Reta convivência que tinha com o Criador (A Desobediência é o Princípio da queda).
Este fato fez com que se perdesse a Confiança e a feliz convivência que se tinha antes e que fosse gerada muita falta de Amor entre os Seres Humanos.
Com a percepção que foi se acumulando com os acontecimentos ao longo da História, a Humanidade está se voltando para que as Famílias tenham lugar de destaque; e, que se não déssemos o devido Valor a Mesma, teríamos uma sociedade em que os Valores Morais e Éticos seriam deixados de lado e não haveria nem Ordem nem respeito pelos seus Membros.
Vejo com Bons Olhos que este procedimento está levando Toda Humanidade, nas diferentes Civilizações, o devido Lugar que a Família deve ocupar no Seio da Sociedade, pois como diz uma Frase bastante conhecida que a Família é a Célula da Sociedade.
Também me alegra o fato da Sociedade perceber que se não forem tomadas as medidas para que sejam fortalecidas e valorizadas as FAMÍLIAS, haverá a total desordem nos relacionamentos dos Homens e Mulheres.
É bom que seja dado aos Jovens o devido Valor para que possam escolher com bastante discernimento a Pessoa com que devam estabelecer uma Família, pois só assim teremos plantado no Coração deles o devido cuidado para com os seus Filhos e assim a Família sairá fortalecida.
João Paulo II no seu Pontificado chamou a Humanidade para dar o devido Valor à Família. Deixou claro que a Família é o Santuário da Vida e que com grande ênfase que se tivermos Famílias voltadas para a Reta Conduta, teremos uma Sociedade Sadia e voltada para o BEM COMUM.
O Papa Bento XVI, Sucessor de João Paulo II, seguindo os passos dele, está também engajado para que as Famílias possam assumir o Papel que foi dito por Deus no Paraíso: Crescei-vos e multiplicai-vos. (Com a devida Responsabilidade).
A Bíblia aponta para a valorização da Família; e, Jesus Cristo é o grande defensor da Família. Sua Mãe Maria e seu Pai Adotivo José souberam honrar a Família. A Família de Jesus é o Modelo mais bonito a ser seguido pelas Famílias.
Não podemos deixar que este BEM seja ultrajado por pessoas que não têm responsabilidade e que tentam a todo instante incutir “modismos” para que seja enfraquecida a FAMÍLIA.
Se tivermos a consciência de que protegendo a FAMÍLIA, estaremos ajudando para que as Futuras Gerações tenham o Respeito por Ela, conseguiremos fazer com que a vontade do Criador seja devidamente aceita e resguardada.
Hoje, percebo que as Religiões estão se voltando para que seja dada a Família o devido Lugar de destaque que Ela merece; e, que na entrega sincera do Casal fará com que tenhamos para o Futuro Pessoas que saibam ter a devida responsabilidade de protegê-la e sejam orientados para que na Amizade sejam portadoras do AMOR que provém de DEUS.
Vamos, então, Cultivar este Dom de Deus que é a Família, pois teremos dado passos preciosos para termos Cidadãos responsáveis para construirmos um Mundo em que seja valorizado este BEM tão precioso para a Sociedade e para Deus.
Viva às Famílias, Bem maior da Humanidade!!! Shalom!!!