sábado, 26 de junho de 2010

Uma viagem magnífica: o mundo do Pequeno Príncipe.

Todo livro traz, dentro de si, uma mensagem para que possamos refletir, termos uma perspectiva melhor para nossa vida, uma nova descoberta e acima de tudo procurarmos descobrir qual a mensagem que o autor desejou transmitir para os seus leitores.
Um livro... Um pequeno livro... Porém de uma mensagem encantadora e ao mesmo tempo proveitosa é o livro de Antoine de Saint-Exupéry: O Pequeno Príncipe.
Este livro, que é uma fábula, carrega dentro de si, uma nova forma de olharmos o mundo pela visão de uma palavra que graças a Deus está sendo mais vivenciada nos nossos dias: A AMIZADE.
O autor transmite esta mensagem de uma maneira simples, clara e direta.
O mundo do Pequeno Príncipe é um aviso para que deixemos de lado nosso mundo cheio de egoísmo e passemos a olhar as pessoas com mais amor, carinho e respeito. Não é um livro apenas para crianças (como o próprio Saint-Exupéry diz); é, antes de tudo, um livro voltado e escrito para toda a humanidade.
Quando eu era ainda adolescente tive uma conversa com um Senhor que gosto muito e conversando sobre os livros que eu gostaria de ler; e, Ele indicou-me este livro.
Um certo dia, lendo outro livro (numa das cartas) uma Senhora fazia referência a este livro; e, no dia seguinte, fui até a livraria e comprei um exemplar dele.
Eu, naquela época, vivia num estado de querer as coisas somente para mim; e, depois de ter lido este livro, a minha vida começou a se transformar; e, hoje, estou procurando viver uma das frases que mais me chamou a atenção no livro quando a raposa diz: “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Existem várias frases neste livro que nos chama a atenção. É um livro atual, embora tenha sido escrito em meados do século XX.
Nele encontramos muitos conselhos, muitas formas de pensar que se referem ao conceito de SER AMIGO. Descobrimos nele uma fonte enorme de conhecimento para uma conduta mais humana e mais solidária de olharmos a pessoa que está ao nosso lado (o nosso próximo).
O Pequeno Príncipe está para mim como sendo uma das maiores obras da literatura mundial; é ao mesmo tempo cativante e muito emocionante; ele é repleto de sentimentos que se bem assimilados por todos nós, poderemos observar nosso comportamento atual e assim melhorarmos nosso relacionamento com o mundo.
É um livro em que A AMIZADE passa a ser uma conquista espiritual e deixa de ser uma conquista para se tirar proveito do outro.
Também é um exemplo de como deve ser o relacionamento afetivo dos jovens que desejam conquistar a pessoa dos seus sonhos.
Exemplo também para os casais: "só se ama aquilo que se conhece”.
É um mundo em que o Pequeno Príncipe vai se abrindo aos poucos; ele vai se deixando cativar bem devagar. É uma nova visão de se fazer novas amizades. Um verdadeiro amigo é aquele que nos deixa a vontade quanto a nossa abertura ao diálogo; ele nunca força, apenas respeita nossa forma de ser como pessoa.
É este pequeno livro um apelo, um chamado a termos mais abertura aos nossos semelhantes. É uma riqueza muito grande para termos um relacionamento mais honesto com as pessoas que nos rodeiam.
É, sem sombra de dúvidas, um retrato fiel de outro livro: A Bíblia.
Deixo um conselho para quem desejar se aventurar nas páginas deste livro: abra seu coração e deixe que Deus ocupe o seu coração e também que a Amizade vinda do próprio Deus, possa iluminar o seu coração para que você possa tirar o máximo de proveito dele.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Como obter uma Educação mais eficaz através da Comunicação nos dias atuais!

Como anda nossa Educação para obtermos uma Comunicação que atenda plenamente aos nossos anseios e assim podermos ter uma interação melhor com nossos Semelhantes?
Já dizia o nosso saudoso Chacrinha: “quem não se comunica se ‘trumbica’”, uma boa comunicação é a maior arma para podermos ter um diálogo proveitoso com os outros.
Mas, como conseguir isto?
A melhor forma é a de sempre procurarmos nos orientar através dos mecanismos que aprendemos dos nossos EDUCADORES.
A Educação é a base de Tudo. Esta é a frase que sempre escutamos dos nossos Educadores, mas que, infelizmente, não é bem digerida pelos nossos Representantes que em grande parte prefere que o nível da Educação esteja perto do Analfabetismo.
Quando se é uma Pessoa Educada, esta pessoa sabe o seu limite e se tem certeza de que a melhor forma de demonstrar isto é estar disponível para construir uma Sociedade mais Fraterna e Justa.
Acredito que o contrário, ou seja, uma pessoa que se diz educada e age com egoísmo e prepotência é em minha opinião uma grande lástima, não soube colher o melhor do tempo que se dedicou a aprender na sua Vida.
Nos nossos dias, a melhor Forma de se tornar comunicativo é saber que é preciso colher o melhor para dar o melhor para os outros.
Agora, será que quem detém os meios de comunicação têm interesse de que seus leitores, ouvintes ou telespectadores sejam corretamente educados para terem uma Vida em que valorizem a cordialidade e a sinceridade entre eles?
A resposta depende muito dos programas que assistimos ou ouvimos. É bom sempre fazermos a indagação: “este programa ou esta leitura traz algum benefício para mim ou não acrescenta em nada na minha formação como pessoa ou cidadão”?
A Educação em vários lugares do mundo é tida como prioridade e é levada a sério. No caso do nosso País é preciso um pouco mais de ajuda, pois Ela, muitas vezes, não é levada a sério como deveria ser.
Então, se quisermos ter uma Educação Eficaz é preciso que nós tenhamos consciência de que precisamos exigir dos meios de Comunicação e, agora escrevo aos Educadores que orientem aos seus alunos para terem uma conduta mais crítica das informações que se recebe dos meios de Comunicação. Nem tudo que se é produzido é bom para os olhos e ouvidos.
O maior comunicador que já existiu foi Jesus Cristo; Ele conseguia com sua Pregação trazer muitos para ouvi-lo e assim conseguiu que muitos a partir daí mudassem sua forma de ver o Mundo.
A Grande Mestra da Igreja Santa Teresa D’Ávila lembrava para termos sempre um Bom Livro para ser lido.
Monteiro Lobato numa de suas Frases disse que um País se faz com Homens e Livros.
Não é cabível que se faça algo em favor da Cultura e se promova em outra parte qualquer coisa que não traga benefício para a Sociedade; isto é o que, infelizmente, algumas Empresas de Comunicação fazem pelo mundo.
A Comunicação deve estar voltada para nós termos boas condições de Vida, uma melhor consciência crítica de Mundo e não para poluir nossas mentes.
Não podemos deixar que a má Comunicação interfira na nossa Educação. É um Direito termos uma Comunicação voltada para melhorar o Diálogo com os nossos Semelhantes; e, assim, termos uma Educação que seja voltada para o BEM.
Viva os Meios de Comunicação que primam por uma Educação em que os Seres Humanos possam ser úteis uns aos outros! Shalom!!!

O Melhor Remédio Contra o Terrorismo: A Amizade que vem do Amor.

“Que há de mais luminoso que o sol? E, contudo, ele desaparece”. (Bíblia de Jerusalém).
O princípio do Terrorismo é a falta de Amizade que se instala numa sociedade ou entre várias sociedades; ou, então, quando um grupo quer ter assegurado o domínio por meio de atitudes nada justas para obter aquilo que ele deseja.
No mundo existem vários grupos que buscam atingir seus objetivos através de meios que agridem a forma natural de se conseguir os seus objetivos; e, assim, partem para métodos nada honrosos para consegui-los.
Eles preferem desestabilizar a sociedade para almejarem o que planejaram. É um quadro de Horror e de Injustiça que se instala onde se perde a Paz e os Cidadãos passam a serem tratados como meros instrumentos nas mãos de quem agem desta forma.
Então, como resolver este quadro que leva muitos há perderem a Liberdade e o Direito de terem uma vida pautada na Justiça e na Paz?
Para responder isto deixo um Provérbio Árabe que diz: “A generosidade consiste em dar antes de ser solicitado”. A Sabedoria Árabe é citada neste Artigo para que possamos refletir que quando observamos a grandeza do Amor, que é Deus, e que o ódio não constrói nem edifica. Isto que Eu escrevo não é para recriminar, mas para que os Povos que estão em conflitos possam parar de se maltratarem e se darem às mãos, pois o Verdadeiro Sábio é aquele que realmente sabe Perdoar e transformar as inimizades em Amizades.
Existe outra frase de Tolstoi que fez com que Eu parasse para refletir: “Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira”. Refletir nela fez com que Eu mudasse muito meu modo de pensar, embora ainda tenha que melhorar muito meu comportamento, mas existe uma outra frase que diz: “o Tempo cura todas as feridas”. É pensando em transformar o mundo que os Grandes Sábios da Humanidade entregam sua vida em prol de ajudar a Humanidade.
Jesus deixa claro que devemos resistir ao violento não com violência mais SIM com AMOR. Não existe no mundo visível e invisível outro Sábio que tenha deixado maior exemplo de Amor e de Amizade que Ele. Dele emanam todas as Virtudes.
O Terrorismo é o maior Sinal de intolerância que existe na Humanidade, pois se esquece dos Princípios Nobres e se destrói a capacidade de diálogo entre os Humanos.
Eu sei que existe por detrás disto o jogo do poder e de dominação, mas quem mais fica triste com isto é Deus.
Dom Helder deixou para nós uma frase para que possamos meditar e extrair dela toda doçura que é: “Há criaturas como a cana-de-açúcar, mesmo postas na moenda, esmagadas de todos, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura...” É um grande exemplo a ser seguido pela Humanidade, pois só conseguimos se verdadeiros quando nos dispomos a Servir.
No Terrorismo manda quem mais faz destruição; perde-se a generosidade, ganha-se a indiferença e a destruição. No Amor ganha-se a Justiça e a Paz através do Diálogo e da Amizade (Amor Fraterno).
De bom o Terrorismo só traz a reflexão para que nunca trilhemos este Caminho porque só acarreta destruição e falta de perdão; e, quem envereda por ele torna-se um néscio por não saber Perdoar e precisa ser deixado de lado por quem Ama a Mansidão e o Progresso para a sociedade em que faz parte e também para a Humanidade.
A Humanidade se souber dar mais valor à Verdadeira Amizade que brota de Deus, certamente conseguirá fazer com que os violentos voltem-se para o seu interior e possam perceber que é melhor Amar do que odiar.
Viva à Amizade que vem de Deus (Amor). Amém. Shalom.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

De quem o Brasil precisa?

O nosso País passa por uma crise de identidade muito grande. Os nossos governantes estão apenas cuidando de seus interesses; e, assim, ferem o direito das pessoas mais pobres da sociedade.
Hoje está mais acentuada a crise, embora já exista desde o inicio de nossa colonização a exploração de nossa gente pelos que se dizem poderosos.
O Governo Federal não está nem um pouco interessado em beneficiar a população, mas em seus discursos diz sempre o contrário.
A população por sua vez, em sua maioria, não tendo instrução necessária, cai na lábia desses políticos desonestos; e, com isso, se afasta cada vez mais de assumir o papel de tomar as decisões necessárias para que este País possa ser mais humano e possa usufruir daquilo que é produzido aqui. (Ainda existem políticos sérios no Brasil. Difícil de acreditar, mas ainda existem).
Outro ponto negativo é a nossa imprensa, na sua maioria, está voltada apenas para o interesse dos ditos poderosos, não retrata os fatos de maneira a informar; antes, sonega o direito do seu público e sempre com artifícios mentirosos procura iludir o povo com palavras “bonitas”, fazendo do brasileiro não um ser, mas apenas um objeto, um número.
Uma das maiores armas dos ditos poderosos é a televisão que consegue iludir e fabricar ídolos da noite para o dia. Ídolos construídos para desajustar o comportamento dos milhões de telespectadores que todos os dias assistem de boa mente esses ídolos nocivos criados pela mídia quase que diariamente. Não irei me deter em nomes; a sociedade, eu acredito, saberá julgar, se eles são úteis ou não ao crescimento moral, ético e religioso do cidadão.
Existem também os jornais de circulação diária em todo o território nacional e também os de repercussão mundial, trazem a notícia muitas vezes da forma distorcida e maliciosa, fazendo com que os fatos não sejam relatados de forma correta.
É correto afirmar que nem todos os canais de comunicação estão corroídos pelo sistema irresponsável vigente aqui. Existem ainda, mas são poucos os que se interessam em levar uma mensagem ao público, fazendo dele não um objeto; mas trazem, sim, informações corretas, levando-o a ter uma visão melhor do mundo. Também outro fator bastante positivo, leva ao seu público uma conscientização de que só com muita informação e debates é que pode haver um rumo claro e objetivo para as soluções do quadro de desinformação neste País.
Um ponto, bastante negativo, é o fato de que uma grande parte dos nossos líderes religiosos do nosso País ainda não está engajada em querer dar um basta a esse problema tão nefasto que assola a nossa nação. É bem provável que ainda estejam com sonolência ou que ainda não tenham acordado do seu sono espiritual.
Por outro lado, a população ainda não conseguiu despertar para a gravidade da situação em que se encontra. Uns porque ainda não refletiram sobre os danos causados diariamente por essa gente que só tem em suas mentes projetos de destruição e banalização de um povo tão ordeiro e trabalhador como é o nosso. Outros por falta de instrução ou conhecimento dos artifícios utilizados pelos ditos poderosos deixam-se levar e acabam fazendo com que entre em sua consciência aquilo que o reduz a ser um objeto de uso para ser usado da forma como eles querem.
Tudo na vida tem um limite; tudo tem o seu começo, meio e fim; tudo que escraviza e aterroriza as pessoas chega um dia a ser revelado e desmascarado por quem não se deixa levar por impulsos medíocres vindo de pessoas vis e sem condições de fazer o bem ao seu semelhante.
A história está aí para que aprendamos que todos os que procuraram a Paz na maioria das vezes encontraram no final da trajetória de suas vidas um final trágico, não porque eles quisessem; mas, sim, um final traçado por quem detinha o poder político, econômico e social da época em que viveram.
Poderia citar nomes, mas é preferível que você, caro leitor, procure em suas reminiscências encontrar e verificar que muitas vezes a paz só se adquire com a morte de quem a busca.
O egoísmo, o orgulho, a perfídia, o ódio etc, todos contribuem para que se encontre, na sociedade, indivíduos inescrupulosos que utilizam a fragilidade das pessoas para armarem armadilhas; e, assim, através de engodos e falsas promessas ludibriarem as pessoas com argumentos fraudulentos; e, com isso, conseguirem de uma forma ou de outra deixar a maioria da população a mercê de suas perniciosas ações.
Mas graças ao Deus Eterno podemos em nosso livre arbítrio, dizer não a esta exploração, pois se ao descobrirmos que estamos sendo lesados, podemos dizer não a esta turma que tanto mal está fazendo ao nosso povo e dizer sim aqueles que de uma forma ou de outra promovem o bem-estar das pessoas que os cercam.
É por isso que o Brasil precisa não de poucos, mas sim de todos os quase 200 milhões de habitantes para que se assemelhem a outros brasileiros que em sua época lutaram para trazerem a esta nação a dignidade e a honradez que tanto o Brasil precisa. Entre esses homens e mulheres podemos citar Tiradentes, Chico Mendes, Irmã Dulce, Dom Helder Câmara etc.
VIVA O BRASIL!
Este artigo foi escrito no ano de 2000.

Será possível que meu pior inimigo venha a se tornar o meu melhor amigo?

Para ser respondida esta pergunta, será preciso que seja feita uma análise bem cuidadosa na Bíblia. (Por Eu ser cristão o Livro de referência é a Bíblia)
No Antigo Testamento a Palavra Divina em quase todo contexto diz que não.
Exemplo claro está no Livro do Eclesiástico Cap. 12,8-19.
Existem vários exemplos que podemos citar: porém, este é um dos mais fortes que existem na Antiga Aliança (Velho Testamento).
Ainda no Velho Testamento a Palavra Divina diz o seguinte: “com o procedimento de alguém até os inimigos dele poderão voltar a ser amigos deles”.
No Velho Testamento esta passagem é uma das poucas que falam ser possível a reconciliação entre inimigos.
É difícil no contexto até agora descrito, haver união entre pessoas que se odeiam. Depende como diz a Palavra Divina: “DO PROCEDIMENTO DA PESSOA”.
Graças a vinda de JESUS CRISTO, no Novo Testamento, aquilo que era quase impossível tornar-se possível; e, agora, será daqui para frente nossa fonte de referência.
Existem no Evangelho várias passagens em que Jesus Cristo diz abertamente: “orem por quem vos perseguem; amem vossos inimigos”.
Pode alguém dizer: “é loucura isto”.
Citarei agora uma passagem da 1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios: “Pois a Loucura de Deus é mais Sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”.
Jesus Cristo diz: “Tudo para Deus é possível”.
Então, não é “loucura” amar os nossos inimigos nem fazer o bem a quem nos odeia; é, antes de tudo, um ato de sabedoria e também de obediência a Deus.
Agora, é claro, que devemos fazer isto com muita prudência e observância da Lei Divina.
Um exemplo bem claro é o meu. Eu sei que falta muito para chegar a ser perfeito em relação ao que a Palavra Divina diz; porém, sempre que sinto voltar o passado ou algo de ruim acontecido comigo no presente, procuro o Sacramento da Confissão ou reconciliação. (Quando faço isto, sinto-me bem melhor).
Eu acredito que na nossa sociedade, embora não seja comentado isto, por ser um assunto pessoal, os maiores excluídos são os nossos inimigos.
Deus mandou-me escrever esta frase: “o único inimigo do homem é o demônio”.
Falar dos nossos amigos pelo bem que eles nos fazem é muito gratificante para nós; difícil é dizer alguma virtude existente em nossos inimigos.
Se nós, cristãos, temos dentro de nós o Espírito Santo; então, será louvável e justo para o bem do Reino de Deus, deixarmos de lado tudo que separa e começarmos a olhar nas pessoas que não gostamos, as virtudes presentes nelas.
Outra frase para ser meditada é esta: o ódio costuma apagar aquilo que nós não queremos enxergar.
Devemos observar que muitas vezes somos nós que causamos a inimizade e não a outra pessoa. Eu muitas vezes fui o causador de brigas; e, hoje, procuro desfazer todas elas. Se não for com palavras e atos; então, através do silêncio ou rezando por meus inimigos.
Só haverá PAZ no mundo quando o homem perceber que a origem de Deus é AMOR.
Deixo outra fonte de referência 1ª Coríntios Cap. 13,1-13.
Cabe a casa homem ou mulher querer ou não abrir o coração para os inimigos deles (não aos anjos decaído, mas, sim, aos outros homens), observando tudo o que foi aqui escrito.
Posso, hoje, diante do Ícone de Nossa Senhora Porta do Céu, dizer: quem vive carregando o passado, sem tê-lo apenas como um meio para ser observado, não consegue caminhar nem mesmo a menor distância; pois, embora o passado possa trazer boas recordações, sempre ele leva consigo as amarguras, as desilusões e os erros cometidos.
Fazer de nosso pior inimigo o nosso melhor amigo, é a princípio, sem levarmos em conta a Bíblia, a maior Utopia que existe; contudo, se fizermos uma análise minuciosa da Lei Divina, tornará para todos nós, a mais bela história que poderemos realizar aqui na terra. SHALOM. Amém.

Sou jovem, e daí...?

Na nossa existência, temos uma fase de descoberta e também de afirmação para o que queremos da vida.
Essa fase é muito significativa pois trará para nosso futuro aquilo que cultivamos nela.
É a primavera da vida. É onde tudo parece florescer e nos sentimos úteis para produzirmos tanto para nós, quanto para o nosso mundo.
Porém, muitos ainda não amadurecidos do que querem da vida, procuram viver apenas a fase anterior que é a adolescência.
Vem aí a pergunta que muitos jovens fazem a si: “sou jovem, e daí...?”
Ser jovem é ter a devida responsabilidade; é procurar crescer em busca de seus objetivos.
É se voltar para dentro de si e adquirir o senso de que faz parte de uma sociedade que deseja dele frutos do seu amadurecimento até o presente momento.
Os jovens que tiveram esse amadurecimento, certamente, farão parte daqueles que transmitirão Paz e Harmonia para o mundo, que muito necessita da ajuda deles.
E, aqueles que não chegaram a compreender o seu papel junto à comunidade, sinceramente, não conseguirão almejar os seus planos.
Muitos dos jovens que ainda não estão preparados para a vida que começaram a ter, em sua maioria, tornam-se rebeldes e se deixam levar por movimentos que procuram desestabilizar a ordem estabelecida pela sociedade.
O mundo está passando por um momento muito delicado, onde uma boa parte dos seus jovens não está preparada para assumir o papel que a eles está destinado.
Muitos se voltam para a marginalidade; outros procuram nas drogas um meio para fugirem da sua responsabilidade. O destino desses jovens é o de se tornarem totalmente rebeldes ao sistema existente.
Para esses que estão trilhando caminhos tortuosos e de falta de definição dos seus objetivos, precisamos orienta-los e buscar meios que os tragam de volta ao convívio da sociedade, através da disciplina, procurando dar a esses jovens a devida responsabilidade.
Tem outra parte que consegue se ajustar ao que a sociedade pede para eles; procurando sempre através dos mais experientes, obter os meios para se equilibrarem e conseguirem traçar para o futuro uma vida de esperança e dignidade para os seus familiares.
Todos nós temos que colocar limites aos nossos jovens pois eu acredito que a correção começa partir da infância, fazendo com que os senhores pais observem e tirem dos seus filhos possíveis desvios que venham a prejudicar a sua formação individual; e, que ao chegar à juventude já sejam sabedores daquilo que é correto e justo para a vida deles.
Precisamos urgentemente dar motivos para que nossos jovens tenham em mente que só na força da Solidariedade, poderemos traçar juntos um horizonte de progresso; e, assim, podermos arquitetar um mundo onde reinem o amor e a paz e que não precisem fazer a referida pergunta.