domingo, 14 de fevereiro de 2010

Como ajudar a Igreja nos dias de Hoje?

Jesus Cristo, nosso amado Deus, deixou para os cristãos, o ensinamento do Amor Gratuito; Ele, desde toda a Eternidade, vem demonstrando que o trabalho é a maior fonte de riqueza do ser humano.
O homem, através do trabalho, assemelha-se e se torna imagem do Deus-Vida, consegue recuperar a imagem perdida desde a queda dele do Paraíso e recupera a identidade, passando a ser mais um cooperador para o progresso e desenvolvimento da sociedade.
Com bastante disposição e Amor, existem muitos que vão além do trabalho para o seu próprio sustento; eles cooperam para que as pessoas que ficam à margem da sociedade possam conseguir o apoio que muitas vezes é negado pelos representantes do povo.
Estas pessoas altruístas e bem intencionadas são por nós chamadas: Voluntárias.
Este trabalho é de grande importância para nossa sociedade; pois, desperta em quem assim procede, a cura de algo difícil de ser vencido: o egoísmo.
Quando olhamos para a Pessoa de Jesus Cristo, vemos Nele um exemplo de voluntarismo totalmente voltado para o bem ao próximo. Ele é de fato o primeiro e o maior de todos aqueles que dedicam suas vidas em prol da ajuda ao semelhante.
A Igreja está também voltada para este tipo de trabalho; e, está aberta a todos que de espontânea vontade, queiram dedicar suas habilidades na ajuda da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
É próprio de quem ama a solidariedade, o respeito ao outro e principalmente a disponibilidade de querer sempre está perto para o auxílio de quem, muitas vezes, não tem o mínimo para a sua sobrevivência.
Os Santos são exemplo de Voluntários; e, entre eles deixo o exemplo da Doutora da Igreja Católica Apostólica Romana: Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face; Santa muita querida dos Católicos, Doutora na Ciência do Amor; Ela foi aqui na Terra exemplo de uma Cristã Voluntária, que nas tarefas mais simples, aprendeu que tudo feito por Amor, é válido para Deus.
Todos nós temos um chamado de Deus para realizar; algo de proveitoso para o reino; mesmo que seja algo simples; e, é, na simplicidade que Deus revela-se mais facilmente.
Outro grande exemplo de abnegação e de total entrega a Deus está em nossos Sacerdotes que deixaram tudo e passaram a cuidar de todos nós; algo que merece ser elogiado por toda Igreja. É o Trabalho Voluntariado por excelência.
Uma passagem na Bíblia que pode muito bem ser refletida é a Parábola dos Talentos, Ela representa uma forma de Jesus Cristo chamar a todos nós para o nosso crescimento na nossa disposição em procurar ajudar aos outros.
Não há crescimento quando escondemos nossas habilidades para a ajuda ao próximo. Somos mais que vencedores quando abrimos nosso coração ao Amor Gratuito. Ele faz com que sintamos Deus dentro do nosso coração, com mais freqüência.
Ajudar a Igreja é ajudar ao que necessita de amparo e de proteção.
Deixo um pequeno conselho: procure conversar com quem está envolvido neste tipo de serviço e depois observe se esta pessoa é feliz no trabalho que ela realiza na Igreja e também na sociedade.
Na Bíblia diz que não há prova de Amor maior do que ajudar aos irmãos. Esta passagem só será realmente vivenciada por nós quando realmente dermos o primeiro passo para o nosso irmão.
Ajudar a Igreja é um bem enorme que o Cristão faz a Deus; e, é, também a Escola da Vida, em que todos, com a vocação que Deus determinou, poderão colaborar para o crescimento do homem e da mulher como pessoas e cidadãos; e, também, levar ao irmão que sofre a Palavra de Salvação, tendo Nossa Senhora, Maria Santíssima, Mãe de Deus e da Igreja, como grande referência para uma nova visão de um mundo mais justo e fraterno.

Colaborou comigo o Sr. João Rufino de Souza, meu querido Pai.

Nenhum comentário: