domingo, 21 de fevereiro de 2010

Grande Fonte de Riqueza da Humanidade: A Preservação da Natureza!!!

Estamos vivendo numa época bastante importante no que se refere a procurarmos o melhor para nossas vidas e também para o Planeta em que vivemos.
Acreditava-se que os recursos naturais do nosso Planeta eram inacabáveis, mas com Estudos realizados descobriu-se que não era correto pensar assim.
Estamos Hoje, com uma População Mundial perto de 7 (sete) bilhões de habitantes, com perspectiva para um número maior de habitantes.
Daí vem uma pergunta: será que a Terra, nosso planeta, tem condições para amparar todos nós com os seus recursos?
É algo para nós refletirmos, pois muito se tem dito que o nosso Planeta passa por um momento muito delicado onde muito se tem tirado Dele e o que se é devolvido para Ele é o lixo que se é fabricado.
É um fato lamentável porque se não fizermos algo para melhorarmos a forma como interagimos com nosso Planeta, daqui a algumas décadas o que estaremos colhendo com maior intensidade é o que depositamos indiscriminadamente na Natureza. Existe o Provérbio que diz: “aquilo que o Homem semeia, é o que colherá”.
Sei que é um dos problemas mais graves que a Humanidade passa; sei também que existe um grande entrave para que isto seja resolvido: interesses comerciais que impedem que se dêem mais a atenção ao referido problema. Interesses mesquinhos e de muita falta de sensibilidade para a preservação do Meio Ambiente.
É algo que precisa ser mudado e que precisa que todos tomem uma posição de defesa do nosso Planeta, pois se não tomarmos cuidado, a Natureza irá nos devolver tudo o que nós damos a Ela.
É preciso também que passemos a não poluir o lugar onde moramos nem aceitarmos o desmatamento sem o devido controle das nossas Florestas. Medidas simples como estas podem e devem ser tomadas.
Exemplos disto estão na forma como utilizamos a água que muitas vezes por não tomarmos cuidado a desperdiçamos, nos rios jogamos o lixo e assim matamos os seres que vivem nos rios, lagoas e mares; deixarmos de jogar lixo na rua; observarmos quem joga seu lixo seja pessoal, comercial ou de uso industrial em lugares impróprios e denunciarmos às autoridades competentes; começarmos a ter a consciência de começarmos a plantar Árvores; o Estado (Municípios, Estados e Governo Federal) realizarem Campanhas Educativas e Efetivas para orientar e também punir as pessoas que não queiram se engajar nessas Campanhas; entre outros procedimentos.
A preservação da Natureza é de Fundamental Importância nos dias atuais. Não é só compromisso de poucos, mas de todos. É um Dever e um compromisso que todos devem assumir porque disto depende que tenhamos uma melhor Qualidade de Vida.
Quem primeiro cuidou do nosso Planeta foi Deus, que O fez e que quando cada elemento que O constituiu foi feito disse que “tudo era bom”.
Ter um Planeta limpo é antes de tudo ter a consciência de que no Futuro nossos descendentes tenham uma vida digna e saudável.
Infelizmente, muitas Pessoas que defendem a Natureza são postas de lado na sociedade ou são covardemente assassinadas por pessoas sem escrúpulos. É algo que merece uma grande reflexão.
Impera o desejo de ganhar sem se preocupar com as conseqüências. Mas quando queremos escravizar o bem maior que é a Natureza, Ela sabiamente devolve ao Homem o que lhe foi entregue.
A Bíblia no Livro dos Provérbios diz: “aquele que lança o Laço, Nele cairá”.
É algo que precisamos observar, a Natureza é boa, mas é preciso que tenhamos em mente que se não cuidarmos Dela, certamente receberemos aquilo que depositarmos Nela.
Ela é a Grande Fonte de Riqueza e só colheremos bons frutos se soubermos como administrar este grande Bem: A Natureza.
Viva a Natureza. Viva o Planeta Terra. Shalom.

Nenhum comentário: