quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Markting da Amizade!!!

Toda vez que nós pretendemos conseguir algo, nós procuramos dar o melhor de nós para alcançarmos o que queremos; este princípio é válido para tudo na nossa vida.
As Empresas para conseguir adquirir Clientes, logicamente fazem o mesmo, pois se assim não fosse não teriam nenhum cliente.
As estratégias para se conseguir tudo isto são as mais variadas possíveis; e, embora elas sejam as mais variadas, o objetivo delas é a de proporcionar à Empresa e ao Cliente a sua completa satisfação.
Então, será que para conseguirmos Amigos é válido este principio; o que é preciso para a gente ser Verdadeiros Amigos?
O Fundamento da Amizade parte de sempre querermos o melhor para nós e para o nosso Amigo ou Amiga.
O Marketing da Amizade deve ser o objetivo inicial e final para as boas relações pessoais, sociais e profissionais.
Deixo uma frase que reflete o que disse: O Segredo do Sucesso está no Sigilo; o Segredo da Amizade está no Diálogo.
Aparentemente, pode ser que pensemos que a primeira parte, é o oposto da segunda, porém uma complementa a outra.
O Sigilo é a obrigação de que o que foi negociado será mantido em Segredo; e, é na Amizade, através do Diálogo Sincero, entre as partes, a forma como se deve conduzir a negociação.
Para que isto funcione bem, é necessário que haja a Boa Vontade entre as partes. Existindo isto, fica evidente que em tudo que fizermos, precisa de que utilizemos todas as Virtudes para que possamos conseguir o nosso Bem-Estar e o Bem-Estar do outro.
Na Amizade o que conta muito é a Afinidade entre as partes. Ser Fiel, Verdadeiro, Sincero, Honesto etc, conta muito para que as nossas Amizades perdurem, se for o caso, para a toda a nossa Vida.
Quatro fatores são importantes para sermos bem sucedidos na prática da Amizade: não podemos nos descuidar da nossa aparência, tanto Física quanto Mental e Espiritual. Devemos ter sempre em nossa mente a predisposição para a prática do bem. Devemos, também, ter Palavras de conselho e de auto-estima para com os outros; e, por fim, devemos ter em nossa vida, a conduta de não sermos inimigos dos nossos inimigos, devemos trata-los com respeito e com o conceito de sempre que eles precisarem possamos ajuda-los, mesmo que eles não saibam o que fizemos a eles.
Em todo Marketing existem os métodos para alcançarmos o que queremos; e, na Amizade não é diferente. O início dele está em sempre melhorarmos nossos relacionamentos. E, as principais armas dele está na Humildade e na Abertura ao Diálogo.
Um Ditado que merece nossa reflexão é este: “dize-me com quem andas e te direi quem és”. Precisamos amadurecer sempre nas nossas relações com os outros; se alguém não merece nossa confiança, não devemos falar mal dele, devemos, Sim, através de nossa conduta, mostrar para ele que a melhor forma de conviver é sendo Fraterno e Respeitoso com os outros.
Na Bíblia encontramos o maior Manancial de Sabedoria do Universo, é a maior e mais completa Obra do Criador. A Cabala ensina que Ela é um Código; e, como Código, Ela deve ser seguida, não como que obrigado, mas para que tenhamos dentro de nós o DESEJO de sermos Verdadeiramente Felizes.
Um conselho que deixo é este: na Amizade o valor maior é o de buscarmos interesses afins; tudo que a mancha deve ser jogado no ostracismo; o Verdadeiro é à busca do bem entre as partes; devemos ter a Boa Vontade de sempre procurarmos bons Conselheiros; e, os grandes conselheiros são pessoas que se dedicam e se destacam a serem modelos para a sociedade; ler bons Livros que são fomentadores para a nossa Mente, nossa forma de falar e de agir são primordiais para que possamos agir de acordo com a nossa sociedade.
O Marketing da Amizade é exatamente isto: criar condições para que tenhamos sempre em nosso proceder o DESEJO e A VONTADE de querermos um mundo melhor e mais Humano, pois não existe outra forma de alcançarmos a Paz no Mundo, se não passarmos a ter como Ritual a Cultura da Amizade.
Não esqueci o princípio e causador de todas as coisas boas do Universo: O AMOR, pois sem Ele (DEUS, Jesus Cristo) não poderemos ser bem-sucedidos na Amizade. O Amor é quem Edifica e Sustenta as Amizades Verdadeiras.
Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja Católica, deixa uma frase que merece de nós a devida atenção: “A Amizade, cuja fonte é Deus, Jamais se esgota”.
No Budismo encontramos também outra forma bonita de caminharmos bem nesta vida que o Caminho Óctuplo, que mostra como nós podemos ter uma Vida mais cheia de Paz e de Harmonia conosco e com os nossos semelhantes.
Se os Homens e as Mulheres deixassem de lado tudo que os Separam e cultivassem de fato tudo que Une, as pessoas seriam mais Amigas, Leais e Justas. Amém. Shalom.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo texto. Simples e verdadeiro. Parabéns!