segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A Ética na Amizade!!!

A Amizade é o Fundamento mais importante nos relacionamentos entre os Seres Humanos. É o Princípio para que possamos conquistar bons relacionamentos.
Vivemos em sociedade; e, na medida em que nos relacionamos, conseguimos fazer com que nossos semelhantes possam depositar em nós a sua confiança.
Mas como conseguir a confiança necessária para que os outros depositem em nós a devida abertura da sua vida?
O primeiro passo é sermos verdadeiros, deixarmos claro o que somos e cultivarmos bons sentimentos para com o nosso próximo; ou melhor, utilizarmos o nosso lado de querermos sempre o melhor para com o outro, ou seja, passarmos a utilizar de Atitudes Éticas para com todos.
É um grande desafio cultivarmos estes procedimentos, pois na maioria das vezes somos tratados pelos outros com muita falta de consideração e também nós muitas vezes agimos do mesmo jeito.
Passarmos a ter uma conduta voltada para não atingirmos os outros com procedimentos nada desejáveis, isto é muito difícil, mas com bastante determinação poderemos conseguir que cada atitude que tenhamos para com os outros seja pautada na direção de não sermos injustos nem tenhamos de fazer o que não gostaríamos que nos fizessem. (Esta é a Regra de Ouro)
Nos dias atuais, com a correria diária, a busca por uma posição mais privilegiada na sociedade, a concorrência muitas vezes desiguais e desleais, o querer levar sempre o melhor para si em detrimento dos outros, entre outras atitudes nada recomendáveis, faz com que muitos passem a ter uma conduta egoísta e passem a desprezar seus semelhantes.
Vamos fazer seguinte pergunta: Será que a Ética tem lugar na sociedade em que vivemos?
A resposta é bem complexa, mas se quisermos ter nossa mente livre de acusações, será bem melhor agirmos com muita Honestidade e Sinceridade mesmo que percamos algo com o nosso comportamento.
A Cabala ensina que se fizermos algo de ruim, este ato voltará para nós mesmo que não apercebamos disto. Em algum lugar receberemos o que plantarmos. A Bíblia é Sábia ao afirmar isto também.
Agora, na Amizade, como poderemos agir para que a Ética tenha lugar? – É muito fácil escrever dizendo que devemos ter sentimentos puros e verdadeiros, difícil é cultivarmos este Hábito, mas tudo feito com Disciplina e Respeito tem sua devida recompensa. Ser Ético é o motivo principal para que os outros confiem em nós.
Sermos sinceros e verdadeiros é também uma das características para que não cairmos em situações desagradáveis, pois o requisito principal para conquistarmos a Amizade dos nossos semelhantes é não sairmos falando dos assuntos tratados com os nossos semelhantes.
A Ética requer que sintamos de fato os sentimentos dos outros; não um simples condicionamento, mas que possamos nos colocar na situação do outro.
A Amizade requer abertura do nosso Eu; e, tudo que diz respeito a nós mesmos e os outros têm que ser bem Discernido e Avaliado para que não caiamos na condição de dizer coisas que não poderiam ser ditas.
Já errei algumas vezes, não sou hipócrita neste ponto, mas faço ao errar uma auto-análise do meu procedimento e procuro não cometer o erro.
O nosso comportamento é algo que deve ser trabalhado para que não ajamos erradamente com os nossos Amigos. Para adquirirmos uma Conduta Ética é preciso observar tudo que nos rodeia e que tenhamos uma Visão Crítica de todas as coisas que acontecem dentro de nós e das coisas ao nosso redor.
A Ética na Amizade requer que estejamos dispostos a dar o melhor de nós e dizermos e fazermos aos outros tudo que for preciso (dizer com cuidado para não ferir o outro; é saber dizer tudo na hora certa) para que não percamos um grande Amigo.
A maior inimiga da Ética é a Traição e precisamos saber que não existe Amizade se não deixarmos de lado esta atitude.
Vamos, então, cultivar bons sentimentos para podermos agir com a devida responsabilidade nas atitudes que tivermos com nosso próximo. Shalom!!!

Nenhum comentário: