quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Violência no Trânsito: Precisamos coibir este tipo de Comportamento!!!

É lamentável o que está acontecendo no Brasil em relação à conduta de pessoas que estão no trânsito se autodestruindo e também à Justiça que muitas vezes não age com rigor às irregularidades que a todo instante acontecem nas Cidades e Rodovias do nosso País.
Estas irregularidades vão desde um atendimento telefônico ao celular até a brutal morte de alguém no Transito.
Também muitas vezes há discussões dos senhores condutores; e, infelizmente, por um Ato irresponsável e ilegal muitos tiram a Vida do ouro com alguma Arma, seja ela branca ou de Fogo.
Mas, como fazer para que seja coibido este tipo de situação? É uma resposta bastante clara: devemos aplicar a Lei!!! Mas como vamos aplicar se grande parte dos infratores recebem uma punição bastante branda? Devemos então ver como a Lei está sendo aplicada ou se Ela não traz consigo o efeito corretivo ou punitivo.
Uma Lei para ser justa deve ter como princípio o fato de ser ao mesmo Tempo Punitiva e Educativa. Se Ela beneficia e não Pune com rigor o infrator esta Lei é falha e faz com que ele volte a praticar o Ato ou outro Ato que seja de igual ou de intensidade maior.
Se a aplicação da lei é certa, e realmente Ela for bem imposta pela Justiça, então, quem assim infringi-la pensará muitas vezes antes de cometer o Ato nocivo aos outros condutores (Isto também se aplica aos outros delitos).
A Lei, infelizmente, no nosso País, em relação ao Ato de aplicação da mesma deixa muito a desejar; isto faz com que com a certeza da impunidade muitos infratores não sejam punidos e com isto incentiva a quem age de má fé a continuar com seus Atos de vandalismo.
No trânsito um dos acontecimentos mais freqüentes é o uso da discussão que levam muitos a praticarem Atos desde a agressão Física até atitudes de desrespeito à vida, ou seja, muitos tiram a Vida dos outros por um gesto banal e funesto.
Se conseguirmos fazer com que sejam tiradas de circulação pessoas indignas de estarem com um automóvel no trânsito, fazendo barbaridades como rachas, dirigirem embriagadas, com alta velocidade, pessoas que discutem com violência com as outras, então, certamente, com estes procedimentos conseguiremos fazer com que tenhamos um Trânsito bem melhor.
Dizer não a todo tipo de imprudência no trânsito, é fator de termos no nosso dia-a-dia um padrão de conduta melhor e que nos deixará mais responsáveis e não teremos mais que se lamentar com a perda de um ente querido vítima de um acidente ou discussão no Trânsito.
É também tarefa de quem faz as Leis neste País fazê-las com que sejam vigoradas e fiscalizar quem as faz cumprir.
Um fato que me chamou bastante minha atenção é de uma discussão no Trânsito e sem nenhum motivo para que este ato nocivo acontecesse. Um dos envolvidos foi morto a queima-roupa; e o pior aconteceu na esfera do Judiciário, quem cometeu o crime foi solto com um Habeas-Corpus. Isto é lamentável e fere toda Sociedade. O elemento que praticou o crime responde processo por outro crime. Isto faz com que ele sinta dentro dele o sentimento de impunidade e ele pratique outros atos desonestos com os outros.
Outro fato lamentável eu escutei foi quando ia ao comércio estava mais ou menos oito a dez carros parados buzinando quando escutei do cidadão irresponsável que estava causando a paralisação isto: “se ele descer até aqui, eu mato Ele!”.
Se estes elementos danosos a sociedade fossem presos e sem direito a serem soltos, inibiria consideravelmente que outros praticassem atos lesivos à Sociedade.
O sentimento de impunidade fica presente quando não há o cumprimento da punição deste ato.
O problema maior do Brasil está na aplicação da Lei, pois se os infratores que cometessem fossem punidos severamente e não houvesse brecha na Lei para que eles se sentissem acima da Lei, então teríamos menos violência no trânsito e uma melhor conduta no Trânsito Brasileiro.
Melhorar a Qualidade do Trânsito é algo que teremos quando cada um perceber que como diz o Direito: “o meu Direito começa quando O do outro termina”. Shalom!!!

Nenhum comentário: