domingo, 28 de fevereiro de 2010

Individualidade:Característica de todo Ser Humano.

Quando Deus fez o Homem e a Mulher, Ele deixou claro que cada um de nós seria único no Universo. A isto se dá o nome de Individualidade.
Para Compreendermos este principio, é partir de um fundamento básico que chamamos de Livre-Arbítrio; e, ele, é a pedra fundamental para compreendermos a nossa essência como pessoas que têm dentro de si a capacidade de guardar esta Verdade de que somos seres capazes de nos resguardarmos de pessoas não merecedoras da nossa confiança.
Aquilo que nosso Criador deixou de mais profundo e também de mais íntimo é a nossa individualidade, pois nas Sagradas Escrituras, Deus (Jesus Cristo), diz que só quem conhece o coração do homem é Deus. Isto não dá o direito a ninguém especular o nosso íntimo.
É certo que nas nossas relações existem pessoas no qual confiamos nossas vidas; e, nós, as chamamos de AMIGAS.
Uma Frase de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja Católica Romana muito útil é esta: “O Amigo só se revela a outro Amigo”. É de grande importância, pois precisamos estar sempre alertas quanto às pessoas que se aproximam de nós. Tem outra palavra muito proveitosa da Bíblia que diz para não devemos confiar no ser humano e sim em Deus. É correta esta palavra, contudo está alicerçada na Lei contida no Velho Testamento. Jesus Cristo, no Novo Testamento, ao retornar para o Céu deixou para nós o Espírito Santo; e, é neste que devemos colocar nossa total confiança quanto a nos revelar ao nosso semelhante.
O Ser Humano é fruto desta Verdade. Sabedor disto o inimigo do Homem e da Mulher age de formas variadas para alcançar o interior dos humanos, utilizando-se, infelizmente, de pessoas que ainda não amadureceram no relacionamento humano; e, consegue com que elas se introduzam na vida dos outros para prejudicá-las.
Nem sempre quem sorrir para nós é Amigo; muitas vezes é preferível alguém que nos castiga por querer nosso bem, ao invés de uma que está sempre nos elogiando.
A individualidade é nossa arma contra quem não despertou para as boas práticas do Amor ao seu semelhante. Conhece-se o homem pelos seus pensamentos, pelas suas palavras e principalmente por seus atos.
O caráter de um Homem e de uma Mulher é a soma de todas as suas formas de viver no mundo. O Silêncio interior deve ser sempre guardado para que o maligno não atue na vida do Ser Humano.
Uma frase que uma Psicóloga, Amiga Minha, disse-me certa vez, é de um Santo da Igreja Católica Romana que diz: “Se queres ser feliz, torne-se misterioso”.
O Mistério do Homem está justamente no ato de saber se interiorizar e de se guardar perante pessoas que não estão ainda maduras no relacionamento com as demais.
A individualidade é o ponto fundamental para que não caiamos no meio de pessoas que não estão dispostas a ser nossas Amigas.
A nossa intimidade é o presente mais bonito que o nosso Criador deu para nós. Devemos sempre ter a cultura de não sermos pródigos quanto ao fato de não guardamos nossos sentimentos. Se não fosse assim, Deus não teria dito que o nosso coração só Ele tem o direito de sondá-lo. O nosso inimigo não tem acesso a Ele, só tem quando nós revelamos.
A individualidade por isto é nossa grande aliada para que possamos ter uma vida mais feliz e de completa intimidade com o nosso Deus; e, assim, possamos ser pessoas capazes de refletir e de saber o melhor para nós e também de observarmos qual poderá ser nossa melhor forma de ajudar ao nosso próximo.
Agindo desta forma, contribuiremos e muito para que exista uma sociedade mais alicerçada nos princípios Divinos; e, também, de procurarmos a conduta mais acertada para termos uma vida interior mais ajustada quanto ao que podemos ou não podemos falar para os outros.
Viva a Deus por nos ter dado tamanha Graça: a nossa Individualidade. Amém. Shalom.

Nenhum comentário: