terça-feira, 2 de março de 2010

A importância da comunicação e a sua contribuição para a formação da sociedade.

Vive-se bem, quem se comunica bem. Esta é uma das frases essenciais dos nossos dias.
A comunicação traz em si, para a sociedade, elementos que modificam e que podem ou não melhorar para as pessoas o modo de se relacionarem com as outras.
Ela, através das mais variadas formas de interação entre os homens, pode ser um meio capaz de produzir avanços, mas também o seu uso irresponsável pode, na pior das hipóteses, destruir uma sociedade.
A sociedade se bem dirigida, pode trazer para os seus integrantes o respeito e a ajuda mútua; e, se mal estruturada, pode tornar a maioria alienada e sem saber o rumo em que deve ir, gerando assim pessoas que visam o seu próprio bem-estar; muitas vezes denegrindo pessoas ou grupos nela existentes.
Vamos falar agora de alguns fatores que contribuem para que uma sociedade possa ter cidadãos conscientes e sabedores do papel que devem exercer na sociedade.
O primeiro fator e o mais importante: a Educação. Sem ela as pessoas ficarão sem ter um horizonte de melhora e não saberão resolver os obstáculos que possam surgir.
O segundo e o mais delicado é o de formar uma consciência nas pessoas para valorizarem sua saúde, respeitando e ajudando quem estiver com a saúde debilitada.
O terceiro é o de formar pessoas capazes de divulgarem para a sociedade, notícias que primem pela exatidão e seriedade dos fatos, deixando aquelas que não primam pela exatidão e seriedade dos fatos à margem dela.
O quarto é o das pessoas se conscientizarem de que nem sempre as notícias são colocadas da forma como elas aconteceram. Elas têm que recorrer a outras fontes de notícia para saberem se os fatos narrados são verdadeiros ou se são apenas fabricados por pessoas sem responsabilidade e sem personalidade.
O quinto para muitos não é importante, pois muitos não querem passar por esta etapa que é a de saber ouvir; muitos só querem falar, poucos querem ouvir o que o outro tem a dizer. A maioria das pessoas só se cala diante de um aparelho sonoro ou quando pega um livro, uma revista ou um jornal para ler.
A comunicação é a maior arma do homem para a construção e organização da sociedade.
O homem já nasce querendo se comunicar, querendo colher informações. Ninguém cresce, seja em que ambiente for, se não estiver devidamente inteirado daquilo que os outros querem dele.
Muitos distúrbios da comunicação ou são causados pela falta de diálogo correto entre as partes ou então pela falta conhecimento daquilo que foi repassado de um para o outro.
É necessário que tenhamos mais atenção ao que aprendemos e ensinamos, pois se não aprendemos a se comunicar não saberemos nos expressar e muito menos saberemos dar valor às informações que colhemos no nosso dia a dia.
Cabe a cada pessoa saber avaliar e a procurar desenvolver suas habilidades de comunicação, pois a comunicação só se torna eficaz quando ela traz progresso para o indivíduo e para a sociedade.

Nenhum comentário: