quarta-feira, 24 de março de 2010

Caridade!

As nossas relações com os outros, muitas vezes, é marcada por momentos que precisamos dar ou receber algo de alguém.
É neste momento que percebemos se nossa ajuda ou a ajuda do outro é bem recebida.
Existe na Bíblia uma frase que merece uma profunda reflexão, pois diz que ninguém é tão pobre que não possa dar algo ao outro e que ninguém é tão rico que não precise receber algo de Alguém.
Uma Reflexão feita por mim, ao ler uma das Encíclicas do Papa Bento XVI (DEUS CARITAS EST), que me fez abrir meu entendimento para esta Palavra (CARIDADE), clareou minha mente quanto ao dar ou receber nos relacionamentos que temos com os outros.
É Verdade que precisamos olhar o outro como se ele não fosse nem mais ou menos importante do que nós. Muitas vezes, apenas olhamos a condição social e esquecemos que somos todos iguais diante de Deus.
Precisamos dar ao outro de acordo com nossa condição social, independente do outro ser Rico ou Pobre, pois fazendo isso nos colocamos no Patamar de quem realmente tem afeto pelo seu Semelhante.
Mas, percebo que nos relacionamentos com os outros, muitas vezes, esquecemos isto.
A Caridade é para ser observada de acordo com o princípio do que Jesus Cristo nos deixou: “Ama ao teu Próximo como a Ti mesmo”.
Madre Teresa de Calcutá é um grande exemplo a ser seguido. Sempre estava a ajudar sem levar em conta o que o outro tinha.
Sei que existe a questão da Hierarquia que deve ser levada em conta, mas estou tratando do lado Pessoal de cada indivíduo.
Se você dá ao próximo o que você tem de melhor, Você estará sendo Leal consigo mesmo e não irá criar a quem você deu sentimentos de inferioridade.
A Caridade abraça todos os dons, nela encontramos todas as Virtudes; devemos ter em mente que quando algo sai de nós, é preciso muito bom-senso da nossa Parte para que não atinjamos a dignidade do nosso Semelhante.
Deus é Amor; e, como nos diz a Encíclica, nós devemos Servir ao próximo; e, dar não do que sobra, mas dar tudo que estiver ao nosso alcance para fazer o outro sentir que é Aceito e Respeitado por nossas Ações.
Vivemos numa época em que, infelizmente, vale mais quem tem mais, e numa Sociedade muito individualista, mas o princípio da Caridade é a AMIZADE.
É na Amizade que encontramos o Verdadeiro Valor que podemos dar ao nosso Semelhante, independente de Religião, Raça, Casta etc.
A Amizade onde está presente a Caridade faz com que Ela se torne a maior e melhor riqueza que podemos dar ou receber do nosso próximo.
Existem milhões de Seres Humanos precisando de Carinho e de Afeto; se dermos apenas o que eles estão precisando e não dermos o essencial que é nossa entrega de Solidariedade que precisam, então, teremos criado mais distanciamento do que aproximação; e, não estaremos sendo sinceros com nós mesmos.
A Caridade vai desde uma coisa material que nós damos até um Ato de Sinceridade que temos para com o outro.
Sair de nós mesmos é um grande Passo para irmos em Direção ao nosso Semelhante, sem Hipocrisia (DISSIMULAÇÃO); e, nos tornarmos pessoas totalmente conhecedoras das nossas necessidades e dos outros.
A Vida é Dom de Deus e a Caridade é que nos faz se aproximar de Deus.
Deus é Amor, por isso devemos pedir o Amor que vem de Deus.
Se olharmos com Amor nosso próximo, veremos nele alguém que merece ser Respeitado e que se assim fizermos teremos conquistado o Amor que é Deus, independente se o nosso Próximo tenha ou não reconhecido nossa Ação.
Como diz Jesus: “quando deres algo a alguém, não deixe que a sua mão esquerda veja o que está na sua mão direita”.
Ser Caridoso requer que sejamos cuidadosos para que o outro não se sinta humilhado.
Grande é o Homem que não usa de Soberba para com o seu Semelhante.
Sejamos iguais, nunca superiores nem inferiores a alguém! Esta é a Regra para sermos Caridosos com os outros!!! SHALOM!!!

Nenhum comentário: