quinta-feira, 18 de março de 2010

Desejo.

O que é que move alguém a fazer algo? Esta pergunta é muito propícia para começarmos este pequeno Artigo.
A Sabedoria Cabalística diz que não movemos nenhum membro nosso se não tivermos DESEJO para isto.
Tem um Livro do Monge Beneditino Anselm Grun que retrata bem este Assunto: Seja Fiel aos seus Sonhos; Ele trata de forma bem acessível este Assunto.
Outro Livro muito bem escrito é O Poder da Cabala, do Rabi Yehuda Berg, ele é muito útil para nos relacionarmos melhor com nossas atitudes e de como nos orientarmos para melhorarmos como Pessoas.
No nosso dia-a-dia se pararmos para percebermos o que estamos fazendo, descobriremos que se não sentíssemos Desejo, ou seja, Vontade para termos realizado o que fizemos, não teríamos feito tal Ato ou proferido tal Palavra.
A Nossa Vida é repleta de Atitudes, umas boas outras, infelizmente, ruins; mas podemos melhorar a cada dia para que possamos chegar ao Estado de Perfeição que Deus DESEJA de Nós: Sermos Seres Humanos Livres dos Vícios.
Todos Nós podemos se bem orientados fazer dos nossos Desejos a Fonte da nossa Felicidade. Os desejos ruins Nós podemos com bastantes discernimentos tirá-los de nossas Atitudes. Isto requer muito desprendimento, pois o vício quando entra em nossa Vida fica difícil de ser tirado, basta termos o DESEJO de querer mudá-lo e de se tornar VERDADEIRAMENTE a fonte de nossa mudança seja Ela de comportamento, ou seja, depende do nosso comprometimento de passarmos a utilizá-los para nosso modo de ver o Mundo.
Os Desejos bons, As Virtudes, nós devemos utilizá-la a nosso Favor SEMPRE, pois isto faz com que tenhamos procedimentos que farão com que sejamos bem vistos pelos outros. Um Desejo bom é a chave para sermos bem-sucedidos na Vida. É preciso muita força de vontade para alcançar isto, pois lutaremos com forças interiores como inveja, cobiça, egoísmo etc., ou seja, com vícios que nos tornarão difíceis alcançarmos o que Desejamos de bom para nós e nosso Semelhante.
Deus quando fez o Ser Humano o dotou de extrema percepção daquilo que DESEJAVA dele, ser o seu cooperador nas coisas Dele. Nossos primeiros pais se desvirtuaram disto e com isto criaram DESEJOS nada bons.
Para Deus não existe rico ou pobre, branco ou preto, sadio ou doente etc.; para Ele o que existe é o SER HUMANO; apenas desejos ruins (vícios) que entraram no Homem como preconceito e discriminação que começaram a rotular o Ser Humano.
O DESEJO é o bem maior que Deus deixou para o Homem; Ele deve ser sempre analisado e medido para não causar males como corrupção, guerras, contendas, miséria etc.; deve ser posto no lugar disto o DESEJO de ajuda e de Solidariedade entre as Pessoas.
O Desejo é o que distingue o Ser Humano Bom do Ser Humano que precisa mudar suas Atitudes.
Se todos nós cultivássemos bons DESEJOS e repelíssemos os maus desejos, certamente, não teríamos tanta falta de Amor entre nossos Semelhantes e construiríamos um Mundo mais Amigo e voltado para o bem-comum.
Muitos Seres Humanos contribuíram para isto: entre Eles Jesus, Antoine de Saint-Exupéry, Gibran, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá etc.; isto deve ser bem observado, pois o que diferencia o Ser Humano do Outro são as Atitudes que eles têm para com os outros, e o que enaltece o Homem são as boas atitudes, algo que estes Seres Humanos souberam muito bem fazer.
Somos todos frutos da mesma árvore, só precisamos às vezes podar o que está sem sintonia com a nossa Natureza. Buscar nos bons DESEJOS nosso Crescimento Espiritual é a Fonte de toda nossa Felicidade.
O Ser Humano precisa ser orientado desde cedo, na sua infância a cuidar dos seus DESEJOS; isto é, saber o que é Bom e o que não é Bom, pois sendo feito isto dificilmente Ele irá proceder de forma errada.
O DESEJO constrói Castelos, mas se mal administrado facilmente será destruído. É um dever de quem cuida do Ser Humano que está construindo sua Personalidade dar as diretrizes para que não tenhamos pessoas que não saibam discernir o bom do mau DESEJO.
Só Deus é a Fonte de Todo DESEJO que edifica o Homem e a Mulher; sem ele todo desejo é vão; só o Bom desejo vem de Deus; busquemos, pois a Deus e colheremos os Bons Desejos!!! Shalom!!!

Nenhum comentário: