domingo, 7 de março de 2010

Como retribuir a alguém pelo bem que me fez?

O homem ou mulher para se situar bem na vida, precisa se comunicar, ajudar, ser ajudado e acima de tudo inteirar-se com o seu semelhante.
Quando isto não acontece, pode acontecer dele ou dela adquirirem algum tipo de doença, deixando de exercer todas as suas potencialidades que Deus deixou para ele ou ela.
Por isto, é sempre necessário que ele ou ela estejam sempre dispostos a servir ao próximo. É um dos mandamentos mais preciosos que existe no Universo.
Daí vem um pequeno impasse, é o de que sempre quando ajudamos, queremos que os outros se sintam na obrigação de nos agradecerem ou de nos fazerem seus salvadores.
É daí que vem a pergunta feita no início...
A GRATIDÃO é o caminho mais justo de alguém demonstrar seus sentimentos a quem o ajudou.
Não falo da gratidão em que quem faz, deseja que a pessoa fique presa a ele ou ela pelo resto da vida, pois esta gratidão é prejudicial e mesquinha, tornando quem recebeu a ajuda escrava, ferindo consideravelmente a liberdade dele ou dela.
Infelizmente, é o que mais acontece nos relacionamentos entre os homens e mulheres nos nossos dias.
Então, como fazer para que o outro se sinta livre de prestar outro favor em troca daquilo que fazemos por ele ou ela: a palavra é LIBERDADE; deixe o outro livre para expressar a verdadeira gratidão, da forma que ele ou ela desejar.
Muitos podem dizer: “isto é bobagem, pois só acredito que a pessoa está grata comigo quando ela depois faz algo em troca para mim”.
Pensamento que eu acredito muito infantil, porque se a outra pessoa não me faz outro favor, certamente em algum lugar ela estará sempre falando bem de mim; e, se assim não proceder, Deus me dará o merecido prêmio.
É muito difícil enxergar que a maior de todas as bênçãos provém de Deus e não dos homens e mulheres; e, também, que estamos neste mundo para sermos solidários com todos.
A GRATIDÃO quando verdadeira gera em quem a recebe sentimentos de boa vontade para com quem faz um bem a nós.
Existe um ensinamento ROSACRUZ que diz claramente: “nunca esquecer um bem que alguém te fez”.
De uma forma bem simples vai um recado que sai do fundo do meu coração: espere em Deus, deixe que o outro se sinta livre para expressar a gratidão que assim desejar; peça a Ele (Deus) que nas orações dele, estejam sempre presentes coisas boas para a humanidade e que nunca seja preciso que ele o retribua pensando em estar devendo algo para você.
Também se a pessoa quiser retribuir com algum bem material o bem que lhe foi feito, receba de bom grado; pois, assim, a pessoa que lhe devolveu a gentileza ficará feliz em poder ter retribuído o favor.
Agora, vai um pequeno ensinamento muitas vezes esquecido: se alguém quiser devolver a gentileza, seja sutil, peça que ela faça esta retribuição para alguém que não tem nada.
A vida ensina que só é feliz quem faz e não olha para traz aquilo que foi feito. O homem ou mulher para ser instrumento de PAZ deve fazer tudo pensando no AMOR que é Deus (Jesus Cristo).
A verdadeira retribuição é aquela que fazemos e não demonstramos que fizemos, deixamos que Deus olhe; e, se assim Ele desejar, venha a nos retribuir, pois a gratidão é um DOM que vem do Pai das Misericórdias. Bendito seja Deus por isto. SHALOM.

Nenhum comentário: