domingo, 7 de março de 2010

Verdade: Palavra Forte do Amor!

O verdadeiro vencedor é aquele que em seus atos, só existe a Verdade. Este é o princípio fundamental para quem deseja ser digno de obter aquilo que conquista.
Uma frase de Aristóteles que diz claramente isto é: “A grandeza não consiste em receber as honras; mas, sim, em merecê-las”.
Se nos guiássemos pelas pessoas que têm algo a nos oferecer em relação ao crescimento pessoal, social, profissional e espiritual; certamente, teríamos neste mundo mais pessoas justas e honestas e nos abriríamos mais para ajudar nossos semelhantes.
A Verdade por ser a ordenadora da nossa consciência, está sempre a orientar a nossa vida, desde que não a deixemos de lado e demos ouvidos à mentira.
A mentira é um grave problema que existe na nossa sociedade; contudo, só acontece quando damos ouvidos às pessoas que nada contribuem para nossa evolução como seres humanos.
Partindo do princípio de que cada homem ou mulher guarda dentro de si a sua verdade, deixo este Provérbio chinês para ser refletido: “Há três pontos de vista: o meu, o teu e o Verdadeiro”.
Pode vir daí a pergunta: que tipo de ponto de vista é o verdadeiro?
A resposta é complexa, mas tem algo que pode ser dito e deixar a mesma bem explicada: o ponto de vista verdadeiro é aquele em que ambas as partes se beneficiam e há o crescimento humano através desta Verdade.
Quando existe isto, as conseqüências são totalmente benéficas para a construção de uma sociedade mais fraterna, ou seja, mais amiga.
Um exemplo bem claro está na Bíblia quando diz: “aquilo que o homem planta é o que ele irá colher”. Um ditado bem utilizado por toda humanidade é este: “quem planta vento, colhe tempestade”. É duro, mas é a Verdade.
Depois de ter refletido sobre isto veio algo muito útil para os relacionamentos dos homens e mulheres que diz: “quem planta Amor, colherá Amizade”.
A Verdade é a Palavra forte do Amor porque nela não há entrelinhas, tudo nela tem lógica e nela não há nenhum desvio da realidade. A este tipo desvio nós chamamos de “loucura” que é a falta da percepção da Realidade, contida na Verdade.
Uma frase de Albert Einstein diz: “não temos o direito de mentir a nós mesmos”, se for bem refletida por nós, trará muita Luz Espiritual e nos ajudará a entender melhor a nossa capacidade de transformarmos as nossas vidas.
Gandhi numa de suas palavras é contundente quando diz que a Verdade se mantém por si só. O Alcorão diz: “Fala a Verdade mesmo que Ela esteja contra ti”. Estes são os pilares para se libertar de um grande vício dos homens e das mulheres: a covardia.
Não podemos ser ingênuos quanto ao sentido real desta palavra tão utilizada no nosso cotidiano; pois os grandes homens e mulheres da humanidade só se tornaram conhecedores da Verdade quando se predispuseram a servir à humanidade através da Humildade. Santa Teresa d’Ávila, Doutora da Igreja Católica Apostólica Romana é clara em dizer: “A Verdade é a Humildade”. Ela também afirma numa de suas frases: “sem que o homem ou mulher tome conselho, ele ou ela erra muito”.
Jesus Cristo em suas pregações deixou o ensinamento da Verdade quando diz que quando o homem ou mulher segue o Caminho da Verdade vem para junto da Luz; e, o mesmo não acontece quando ele ou ela prefere o caminho das travas, fugindo da Luz. Ele deixou o ensinamento do Amor, através da Humildade; chegando, assim, o ser humano ao conhecimento da Verdade. Ele é enfático em dizer: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.
O homem que trilha este caminho com certeza irá desfrutar das maravilhas do Amor Divino, pois só com a Verdade é que o ser humano terá forças para acreditar que o nosso mundo poderá mudar. Shalom.

Nenhum comentário: