sábado, 27 de março de 2010

Discriminação: Um gesto de desamor para com seu Semelhante!!!

Será que por estar bem de Saúde sou melhor do que quem não tem a Saúde em boas condições? Quem sou Eu para olhar o outro com desprezo? Será que sou melhor do que meu Semelhante devido a minha opção sexual? Será que minha posição social me credencia a me tornar melhor do que o meu Próximo? E, a minha cor, é mais apresentável do que a do outro? Será que minha Religião pode fazer com que me sinta melhor e menospreze quem não tem a minha Crença Religiosa ou quem não acredita em Deus ou noutra Divindade?
Perguntas assim são muito freqüentes para termos em mente que só a força de muita reflexão nós poderemos deixar a nossa ignorância e passamos a enxergar os nossos Semelhantes com muita Simpatia e Consideração.
Quando observamos a variedade de situações que nos envolvem diariamente percebemos que muitas e muitas vezes nós somos discriminados pelos outros.
Sei que é muito difícil não sermos agentes discriminadores dos nossos Semelhantes, mas pode ser que isto aconteça mesmo de uma forma que não nos apercebamos disto.
Muitas vezes, Eu falo por mim, fui agente de discriminação com os outros; mas fiz uma reflexão em cima disto e procuro ao estar neste tipo de situação voltar meus pensamentos para Deus e vejo o quanto estou sendo mesquinho e procuro não plantar em meu coração o desamor que vem sobre a forma da discriminação.
Mas, como poderemos vencer este mal. O de sermos discriminados ou de sermos nós os discriminadores?
A resposta Eu colhi de um livro no qual tinha uma frase muito bem redigida que diz o seguinte: “você só se sentirá inferior a alguma forma de discriminação se não agir com serenidade e deixar que o outro o agrida, discriminando-o”.
Sentir-se melhor do que o outro é puro egoísmo ou puro orgulho.
Jesus Cristo, Buda, Maomé, São Francisco de Assis e muitas outras pessoas que a História registra como grandes Personalidades da História foram discriminadas na sua forma de pensar, falar e agir, mas permaneceram com seus ideais e pouco a pouco foram sendo aceitos por muitos que os discriminavam.
A forma como nos relacionamos interiormente ou exteriormente pode nos levar a situações de não aceitar os outros; mas, se trabalharmos com muita força de vontade e formos honestos com nós mesmos, teremos a devida Humildade de vencermos a ignorância existente em nós e passarmos a ver os outros como iguais a nós.
Mas, tudo tem um Tempo para que possamos nos relacionar melhor com os outros. É muito bom estarmos em sintonia com nossos Semelhantes; é preferível, pois se não estivermos, poderemos não enxergar que no outro existe algo de nós.
O desamor surge da discriminação; em não aceitar as diferenças.
Hoje, procuram-se nos profissionais habilitados atitudes voltadas para o bem-estar de todos, ou seja, que eles procurem métodos para que a convivência entre as pessoas possam ser mais harmoniosas e que aja menos falta de sensibilidade nos relacionamentos entre as pessoas.
Devemos Cultivar o Amor, plantar a Paz nos nossos relacionamentos, buscar meios para não sentirmos repulsa aos nossos Semelhantes, e, acima de tudo, sejamos orientados para não sermos injustos e indiferentes com nossos Semelhantes.
A Vida é Bela. Ser fiel aos nossos ideais é um Hábito que merece todos nossos Esforços para que nós consigamos uma Sociedade mais Justa e Fraterna, pois se isto não acontecer a Espécie Humana poderá a vir sofrer muito mais com a falta de Amor que infelizmente existe no seio da sociedade.
Busquemos a Concórdia e a Justiça. É na Amizade que vem de Deus a Força necessária para vermos no outro o nosso próprio Ser. Chega de tanta discriminação. Deus é Amor. Shalom!!!

Nenhum comentário: