segunda-feira, 15 de março de 2010

A Sabedoria do Silêncio

Qual a importância que podemos dar ao Silêncio nos dias de hoje, onde a maioria não sabe o quanto é Fundamental darmos o devido valor ao mesmo?
A Sabedoria Universal prima por dizer que o Homem e a Mulher silenciosos são considerados como pessoas Sábias.
Será que isto é Verdade? Será que realmente isto tem um Alicerce Sólido?
A resposta requer um amplo questionamento, pois muitas vezes o falar demais é mais observado do que ficar calado.
É certo que quando estamos no lazer isto é perfeitamente compreensível; mas, se quisermos ler um livro ou então formos para um lugar para descansarmos isto se torna indesejável e nós não ficaremos tranqüilos enquanto o Silêncio se torne mais presente.
Outro ponto é o de muitas vezes querermos apenas emitir nossas opiniões sem deixarmos que nossos Semelhantes exponham as opiniões Deles. É mais sensato primeiro ouvir do que falar. Respeitar é o primeiro passo para que possamos ser ouvidos quando falarmos.
Também muitas vezes quando estamos reunidos tanto no Trabalho quanto numa reunião formal ou informal, suprimimos alguém que estiver falando, nós nos tornamos inconvenientes e devido a não adquirirmos o Hábito de saber deixar que o outro fale, somos muitas vezes tidos pelos outros mesmo que não nos digam como mal-educados e que não sabemos respeitar o Direito do outro se expressar.
Muitas vezes também Eu errei nestes pontos, mas, procuro ficar em Silêncio, embora erre em não fazê-lo.
A Bíblia, no Livro dos Provérbios diz que até o tolo por ficar calado é tido por Sábio.
Agora vem a pergunta: é melhor calar ou falar diante dos nossos Semelhantes?
Digo que o melhor é a reflexão daquilo que está acontecendo diante de nós do que falar sem a devida reflexão.
Sei também que existe o Silêncio que acontece para que não sejamos pegos em algum erro. A Cabala ensina que ao errarmos devemos ver até onde vai repercutir este erro, e se errarmos e formos humilhados deveremos receber a humilhação não como castigo, mas sim como forma de aprendermos a não cometermos mais os erros. Só há crescimentos quando refletimos e nos dispomos a ouvir mais a Voz da nossa Consciência.
A Sabedoria do Silêncio está em termos nosso Ser mais aberto para sentirmos que poderemos aprender e a crescermos nas Virtudes e deixarmos de lado os Vícios. É Fundamental que passemos a ouvir com atenção tudo que nos rodeia.
Falar é muito bom para que possamos nos comunicar com todos que nos rodeia. Mas é melhor medirmos o que temos a dizer, pois como diz o ditado: “Palavra dita não se volta atrás”. A Palavra precisa ser bem refletida, pois depois de dita pode ferir e muito quem as ouve, mesmo que seja a Verdade.
Se todos nós passarmos a Cultivar o Silêncio, saberemos distinguir com mais facilidade a olharmos a situação que nos rodeia com mais Percepção. Ser Silencioso faz com que os outros nos vejam com bons olhos.
Ao falar precisamos buscar o que há de melhor em nós e procurarmos não ferir, não humilhar, não mentir e não caluniar ninguém.
A Sabedoria do Silêncio nos molda a sermos mais receptivos com os nossos Semelhantes e a escutarmos o nosso querido Deus naquilo que Ele deseja de nós que é Amarmos a Ele, ao nosso Próximo (seja Ele quem for) e nós mesmos, e o melhor que podemos fazer é começarmos com nossa Família, colegas de trabalho, nossos amigos e as pessoas que nós ainda não aprendemos a Amar. Só nos colocando em Silêncio e procurarmos Verdadeiramente sermos melhores é que saberemos Crescer como Pessoas voltadas para o nosso crescimento e da Humanidade. Shalom!

Nenhum comentário: