terça-feira, 16 de março de 2010

Um grande desafio para o Século XXI: ajudar aos mais necessitados!

É preocupante ver que no século XXI, estamos com grande parte da População Mundial passando por muitas necessidades, sejam elas econômicas, financeiras, sociais, religiosas etc.
Se formos ficar apenas como observadores e não fizermos algo para ajudá-las, estaremos contribuindo para que tenhamos sempre em nossa Sociedade pessoas carentes tanto de bens materiais como de AFETO.
Um estudo feito pela Igreja Católica intitulado: “A Fome no Mundo - Um desafio para todos: o desenvolvimento solidário” mostra claramente que se a Humanidade soubesse dividir com todos os bens produzidos no Mundo a fome não existiria.
Mas, então, porque não acontece esta distribuição correta?
A resposta está na má gestão dos Países que controlam os bens materiais. Muitos ao invés de terem uma Política séria de desenvolvimento ficam presos à “politicalha” e apenas visam a interesses mesquinhos como promoverem a Pobreza e também a autodestruição dos habitantes, ou seja, fazendo guerras que destroem as bases para o progresso da sociedade desses países.
Outro grave problema enfrentado é a falta de solidariedade entre as pessoas que muitas vezes “fecham os olhos” e agem egoisticamente para com quem muitas vezes se tivessem uma pequena ajuda, conseguiriam vencer as dificuldades e, tendo esta ajuda, conseguirem pouco a pouco vencer as carências deles.
Uma frase na Cabala diz que todos nós precisamos ajudar uns aos outros, porque todos nós somos responsáveis uns para com os outros.
Jesus Cristo no sermão da Montanha deixou as bases para termos uma Sociedade mais justa e mais solidária. A Mãe de Jesus nos mostra no Magnificat que devemos confiar em Deus, pois Ele é quem tem por nós grande AMOR.
Buda ao se deparar com pessoas necessitadas deixou tudo e foi viver fora do luxo ao qual vivia.
São Francisco de Assis, jovem que tinha uma vida voltada para as farras, teve a iluminação de se voltar para Deus e se tornou um dos grandes Homens da Igreja.
Muitas pessoas tendo muito se esquecem dos outros; muitos tendo pouco, também. Mas, muitos tendo muito ou pouco, procuram servir a quem não têm.
É só observar a nossa volta e veremos que existem, infelizmente, muitos que precisam de um apoio seja um bem material ou uma Palavra de Conforto.
Um serviço que merece de nós grande elogio é o Trabalho dos Voluntários, seja ajudando os outros com apoio educacional (entre eles Os Amigos da Escola, da Rede Globo), seja com apoio social as ONGs.
Se nos abríssemos para tirarmos do nosso Tempo algo para doar ao outro, certamente, conseguiríamos com que muitos tivessem mais Vontade para viver.
Com determinação e com Força de Vontade poderemos construir um Mundo no qual todos possam desfrutar dos bens que a Natureza nos oferece.
É Sonho ou Realidade querer que tenhamos um Mundo aonde a Paz e a Justiça imperem no Mundo?
É uma resposta que merece que tenhamos dentro de nós que enquanto tivermos alguém sofrendo neste Mundo, tanto a Paz e a Justiça estarão clamando para uma Visão mais ampla de ajuda para quem precisa de nós.
Pessoas com Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce e tantas outras no anonimato fazem a diferença para que outros possam ter em mente o DESEJO de querer ajudar.
A ajuda muitas começa com nossos Familiares, ou com nossos vizinhos.
Uma frase da Bíblia diz que ninguém é tão rico que não precise de ajuda e tão pobre que não possa partilhar algo que tenha.
Não deixemos de olhar as nossas necessidades e a dos nossos semelhantes, pois só assim poderemos fazer uma análise da nossa Conduta, e, assim, mudarmos nossos conceitos de como melhorar nossos procedimentos com os outros.
Viva a Solidariedade!!! Shalom!!!

Nenhum comentário: