domingo, 18 de abril de 2010

Corrupção: Mal Moral e Ético que fere toda a Sociedade!

Hoje é comum sair nos noticiários da Mídia muitos assuntos ligados à Corrupção e que mesmo sendo denunciadas, na maioria das vezes, as denúncias feitas são levadas ao Poder Público; e, depois de apuradas os corruptores conseguem de alguma forma burlar o Judiciário e nos deixam com a sensação de impunidade.
Infelizmente, isto é como fica nas conversas cotidianas do nosso dia-a-dia; é o sentimento de que não há a devida atenção e de que pouco se pode fazer na punição de quem se deixa levar por este procedimento tão nefasto e obscuro que existe na nossa Sociedade.
A Corrupção não está só no fato de subtrair de alguém; Ela nos rouba a nossa Consciência de sermos Justos com nós mesmos. Ela está presente em todas as atitudes que fazemos e que trazem prejuízos, mesmo os menores. Ela subtrai a nossa Moral e rouba todos os bons ensinamentos que aprendemos com as pessoas de boa índole.
Mas, então como poderemos combater este Mal que consegue minar a Consciência e também a dignidade de muitos, sejam Eles os corruptos ou os corrompidos?
Um Ensinamento muito antigo contido na Cabala e em muitos Livros das Religiões, entre Eles a Bíblia, o Corão entre outros, mostram que tudo que tiramos das outras pessoas desonestamente, isto será de alguma forma ou de outra tirada de quem agir assim.
Buda, Jesus Cristo, Maomé entre outros, são exemplos de que a Honestidade é o melhor Caminho para sermos Justos com tudo que nos rodeia.
A corrupção destrói sonhos, transforma pessoas em simples trapos Humanos, leva muitos jovens ao crime, às drogas e a prostituição, faz com que muitos passem fome, não tenham seus direitos garantidos etc.
No outro lado estão pessoas que agem de má fé para que, infelizmente o que foi citado acima, eles fiquem totalmente insensíveis ao Sofrimento do outro.
É um fato lamentável e deprimente que faz com que a Sociedade não possa gerar riquezas para todos na necessidade que cada Cidadão precisa para suas necessidades básicas.
Qual é então a Raiz da Corrupção?
A Raiz desta nefasta ação é a de não termos a sensação de Punição. Temos no nosso País uma Legislação frágil quanto à aplicação das Leis. É um verdadeiro Paraíso para a Corrupção. Não há uma Legislação eficaz para o Combate à Corrupção. Infelizmente, este fato leva a não acreditarmos nas Leis deste País que pune uma Mulher por ter tirado de um Supermercado Leite para se alimentar (está errado fazer isto, mas existe Lei que neste caso é possível fazer o que Ela fez) e deixa solto um bando de Corruptos que roubam a Nação, que saem milionários a custa de uma População que fica indignada, vendo a Riqueza do País sendo aviltada por elementos egoístas, perversos e sem nenhum sentimento de remorso ou consideração aos outros, sem ter esperança de ver o que foi roubado ser devolvido aos cofres do Estado.
É sem sombra de dúvidas a Corrupção o pior Mal que existe na Sociedade. É uma das formas de se conseguir dos outros benefícios ilegítimos e ilegais.
Dizer NÃO a qualquer investida de pessoas sem caráter que queiram nos corromper é um passo enorme para que tenhamos adquirido o senso de Cidadãos Honrados que tanto prima a Moral e a Ética.
Só temos verdadeiramente aquilo que conseguimos quando o que temos é fruto do Trabalho Honesto e de Presentes que nos dão, sem que haja a intenção de nos corromper.
O senso da Moral e da Ética é o primeiro passo para conseguirmos vencer a tentação de sermos levados tanto a corromper quanto a sermos corrompidos. É não deixarmos que as “facilidades” vençam nosso brio.
Devemos nos contentar com o que temos e através deste Ter almejarmos tudo que quisermos conseguir.
Abaixo a Corrupção! Viva a Moral e a Ética! Shalom!!!

Nenhum comentário: