sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Como agir para ser útil diante de algo que nos acontece?
Se queres ser útil, seja útil a começar por si mesmo. Não podemos ser displicentes naquilo que nos compete. Se somos o que somos, devemos a cada dia nos amar e procurar com que o outro também nos ame.
O maior mal que podemos fazer a nós mesmos, é não ser útil para com as situações que nos acontecem.
Então como ser útil no nosso cotidiano?
Podemos ser apenas estimulados a fazer algo sem a devida reflexão ou podemos antes de que a situação seja concretizada sermos PRÓATIVOS; isto é, vencermos nossa forma de querermos só ajudar quando somos solicitados; e, passarmos a estar sempre dispostos e pré-dispostos sempre a ajudar sem mesmo ser solicitado.
Este termo PRÓATIVO é um termo cabalístico que foi criado pelo RAV BERG, para nos fazer ver que sempre que uma situação nos envolver, devemos não ser o efeito e sim a causa, nem nos tornarmos vítimas da situação. Devemos, SIM, vencermos nosso egoísmo e não nos afastarmos de quem estiver precisando de nossa ajuda.
Se agimos por impulso, estamos sendo dominados pelo nosso EGO (egoísmo) e não conseguimos enxergar com a devida observação o que está ocorrendo a nossa volta. Só com a devida reflexão (SER PROÁTIVO) é que conseguiremos ter a devida ideia do que está se passando e o que devemos fazer para agirmos com serenidade.
O Livro: O Poder da CABALA, do Kabalista Yehuda Berg, traz uma referência como devemos observar o que nos rodeia. Ele dá a ideia de nos colocarmos num edifício em que tem vários andares. Se estivermos dentro, por exemplo no décimo andar ou no décimo segundo andar, só teremos a realidade do andar que estivermos. Agora se estivermos fora do edifício e observarmos o prédio inteiro poderemos com toda razão ver todo edifício, ou seja toda situação.
Esta referência muito bem mostrada, pede que sejamos atentos aos fatos que surgirem no nosso cotidiano. É preciso sermos hábeis para conseguirmos compreender e corresponder corretamente ao que nos rodeia.
Ser PRÓATIVOS é isso, é usar nosso SER, nossas Habilidades para de uma forma ou de outra conseguirmos controlar e vencer nossos vícios ou então ajudar a quem estiver precisando de nossa ajuda.
Agora só conseguiremos se tanto nós como o outro, se tivermos o DESEJO de sermos ajudados perante o fato.
Qualquer pessoa que aja assim, estará sempre respaldada de Razão e dificilmente cairá no erro.
Um grande Sábio, Jesus Cristo, com sua Sabedoria, conseguiu despertar nas pessoas uma das grandes riquezas que existe no nosso SER: A FÉ.
Quando realizava seus feitos, sempre dizia: “tua Fé te salvou.” Ou seja, ele criou DESEJO nos corações dos outros e foi útil na realização do que quem vinha até Ele.
A Vida está cheia de acontecimentos que precisam de uma atitude nossa de total responsabilidade; e, quando fazemos com que o realizemos com a devida sinceridade, poderemos a cada instante crescermos como cidadãos e pessoalmente. O que é ruim e se torna triste, é quando não conseguimos ou não queremos nos ajudar ou ser útil ao nosso Semelhante.
Ser PRÓATIVO, é querer sempre está na busca da nossa ascensão espiritual. Nem sempre é fácil e requer que não a busquemos egoisticamente. Um exemplo de busca da ascensão espiritual é através das drogas que a princípio pode ser bom e que só traz no futuro próximo dependência e dissociação da pessoa.
Não existe melhor forma de que ascender espiritualmente sendo útil a si próprio ou ao outro. A nossa existência só tem sentido quando aliamos nosso DESEJO e nossa PRÓATIVIDADE para nosso Bem e o Bem do próximo.
É difícil sermos e agirmos assim; contudo, cada vez que somos Bons com nosso semelhante; isso não quer dizer que façamos o que o outro deseja, mas, sim, o que for melhor para ele.
A nossa caminhada na Terra é uma jornada que precisa que tenhamos em mente que a cada gesto Bom, se não formos recompensados, teremos a certeza que foi muito bom para nós o que fizemos.
SER PRÓATIVO é acima de tudo ser leal com nosso propósito de conquistarmos a cada dia a nossa completa plenitude que é a Felicidade.
Sei que muitas vezes não correspondo bem aos fatos que me envolvem, porém procuro, através dos acontecimentos, se tiver errado, não voltar mais a cometer os erros cometidos.
O que me chama sempre atenção, é que a cada gesto de bondade que faço, fico Feliz, e infelizmente, quando erro, sinto muita tristeza dentro de mim.
Agir com Pro-atividade faz com que erremos menos e colhamos sempre o Bem que vem da LUZ. Shalom!!!


Nenhum comentário: