sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Como Vencer a negatividade que há em nós?
Existe alguém no Mundo que não tenha negatividade? Existe alguém que seja totalmente positivo? Como lidar com a negatividade dentro de nós e como utilizá-la para que possamos ser mais úteis ao próximo e a nós mesmos?
Perguntas são feitas a cada instante no meio dos Agentes de Saúde; e, cada vez mais descobrimos que para cada situação, existe um tipo de resposta.
Não gosto muito de falar deste termo NEGATIVIDADEDE; e, como Ele será tratado aqui, pois sei que muitas vezes, em determinadas Ordens, ela é tratada apenas para definir os opostos. O termo correto, acredito, seria Obscuridade.
Estar imune a ela é muito difícil e muitas vezes não nos damos conta de possuí-la. É algo que desde as nossas origens estamos a conviver com ela.
Existem frases que acho interessantes; e, uma delas é a seguinte: “não queira negócio ou fique perto de pessoas negativas.”
Então, cria-se uma redoma que muitas vezes não conseguimos ver em nós mesmos, traços de negatividade.
O primeiro passo é assumirmos que não somos totalmente perfeitos; e. se pudermos devemos procurar entender o que faz com que a gente ou nosso próximo precisa para mudar seu comportamento.
Na Kabbalah, a Sabedoria mais antiga que temos, Ela mostra que nossos traços mais difíceis podem ser modificados, se tivermos o pleno conhecimento da Origem deles e se realmente quisermos transformá-los em algo Bom.
Por que digo Bom? Bom porque como diz a Kabbalah é Bom para nós.
Um dos aspectos mais difíceis de mudarmos é a nossa Ira. Um Livro que é muito interessante de ser Lido (e merece, mesmo) é a Cabala da Comida, Inveja e do dinheiro do Rabino Nilton Bonder.
Também, quando conseguimos detectá-la e dominá-la, temos grandes chances de sermos mais positivos; e, com isso, deixarmos de lado nossa negatividade.
A Negatividade em si nem é boa nem má, é a forma de como lidarmos com ela que faz com que seja por nós trabalhada para o nosso bem ou mal.
Jesus Cristo, foi um dos Homens da nossa História que conseguiu ser totalmente Positivo.
Os Kabalistas grandes conhecedores da Alma Humana são exemplos a serem seguidos, pois nos mostram como nós somos (sem Máscaras ou engodo).
Tornar-se Positivo é um grande desafio para nós porque requer abertura e abnegação de não cultivarmos pensamentos, Palavras ou Ações ruins.
O Ser Humano pode a cada dia ser um Elo de ligação entre si e entre os outros. A Kabbalah ensina que estamos aqui para nos corrigir de algo que fizemos no Passado.
Poderíamos, então, dizer que só precisamos de nós mesmos.
Mas a Kabbalah explica que também somos responsáveis uns pelos outros. Ou seja, devemos cuidar dos outros. Direta ou indiretamente, somos responsáveis uns pelos outros.
A frase que citei no início, é bem negativa no sentido da palavra, pois erradamente nos torna melhores do que os outros. (É claro que devemos ter em mente, que ajudar a quem precisa, requer que nós tenhamos um perfeito domínio sobre como proceder com o outro; e, também precisamos nos resguardar quanto nossa individualidade)
A Vida é repleta de desafios e precisamos cuidar dela com muito Amor e Carinho. Quando nos descuidamos destes princípios, muitas vezes deixamos que a negatividade entre em nossas vidas; e, assim, deixamos que os vícios entrem em contato com nosso ser.
É um perigoso Caminho quando deixamos que a negatividade entre em nossa Vida. Basta olharmos com bons olhos nosso interior e buscarmos com sinceridade onde estamos precisando ser transformados.
A nossa negatividade serve, como diz a Kabbalah para nos orientarmos e procurarmos transformá-la em algo positivo. (Ajudar ao próximo é uma das melhores formas de vencermos a nossa negatividade)
Se tem algo a ser mudado, ele tem que ser mudado, não para agradar quem quer que seja, mas como diz a Kabbalah, é para nosso próprio bem.
Ser fiel aos nossos traços de positividade é premissa para construirmos, dentro de nós mesmos, a nossa própria conduta diante de procurarmos sermos melhores.
A Luz que é totalmente BOA, vem ao nosso auxílio e requer de nós uma abertura para as coisas boas. Quando A deixamos fazer parte Ativa na nossa existência, conseguimos vencer todos os nossos traços de negatividade. Isso é para que nos conscientizarmos que somos Luz e que viemos da Luz e não das trevas.
Vencer a Negatividade é um grande desafio, contudo requer que tenhamos Força e Vontade para que saiamos de um grande abismo. que faça com que os outros, queiram nossa presença.
A nossa Vida é um grande ensinamento. Um dos grandes Kabalistas do nosso Tempo Rav Berg sempre esteve aberto a quem quer que fosse. Nunca estive com ele pessoalmente, porém eu tenho um profundo agradecimento a lhe fazer: ele tornou possível, através da Kabbalah que eu a cada dia, possa vencer a minha negatividade. Shalom!!!


Nenhum comentário: