domingo, 1 de fevereiro de 2015

Como vencer o mau-humor?


Se fosse fácil, não existiria no mundo milhões de pessoas vítimas desse mal.
Ficar chateado, irritado, com falta de sorriso nos lábios é algo freqüente na vida dos seres humanos, inclusive muitas vezes me incluo neste péssimo hábito.
Mas, para se libertar não adianta ir ao psicólogo, psiquiatra, terapia de grupo, ir a grupos de oração, tem (SIM), que haver determinação, força interior que mova montanhas (para muitos isso quer dizer: ter FÉ), assim disse Jesus Cristo.
Não que Jesus não tenha Poder para curar, mas Ele deseja que isso parta do HOMEM e da MULHER.
Muitos Santos, entre eles: Santo Agostinho, São Francisco de Assis, São Francisco de Sales, Beata Madre Teresa de Calcutá cultivaram o bom e belo bom humor.
De Santo Agostinho tiramos a frase: “quem canta reza duas vezes”. Esta frase pode ser de grande ajuda, pois ao cantar (boa música) estamos ajudando ao nosso organismo a liberar muitas energias que podem atrapalhar nosso corpo de ter bons sentimentos.
De Francisco de Assis encontramos muita Alegria em sua vida. Principalmente, o louvor à Natureza. Contemplar a Natureza pode nos ajudar a ver as maravilhas do Criador; e, assim, conseguiremos ver como é belo a criação, com isso, aos poucos, nós poderemos seguir os passos da Alegria cantada por Francisco de Assis.
São Francisco de Sales numa de suas frases deixa claro: “um Santo triste é um triste santo”. Ele tinha a docilidade nos lábios; ele tratava a todos com demasiada ternura.
Madre Tereza de Calcutá conseguia nos momentos de desprezo do outro em relação a ela, transmitir o outro lado da face. Certa vez foi pedir algo a um homem e ao dar a mão para ele, ele cuspiu a mão dela. Ela, então, disse que aquilo era o que ele tinha para dar a ela, agora lhe deu a mão e disse o que ele tinha para oferecer às crianças que ela cuidava delas. Foi perguntado certa vez a ela qual era o pior dos sentimentos do ser humano e ela respondeu que era a pessoa ser mal-humorada.
O grande exemplo que podemos seguir é o de Maria Santíssima, quando na casa sua prima Isabel, cantou o Magnificat, ela estava tão Feliz que não tinha nenhum espaço dentro dela para ficar triste.
Temos muito a aprender com nossos sentimentos. Qualquer palavra proferida, por nós ou pelos outros pode nos afetar, nós só precisamos para que isso não aconteça termos (FÉ) e acreditar que é possível sermos felizes.
A Bíblia diz que nascemos para sermos felizes. Querermos Ser felizes e sermos mal-humorados é algo que não está de acordo com a Razão e muito menos com nossa consciência.
Por que maltratar nosso ser com aquilo que não vem do AMOR? São João da Cruz diz que pensamentos que nos perturbam não vêm da LUZ (DEUS).
Outro grande desafio é o que fazer quando estamos mal-humorados.
Primeiro é saber de onde vem tal situação; depois relaxe, verifique se pode contornar tal acontecimento, se não puder, procure um lugar bem calmo e REZE, busque em seu coração quem poderá ajudá-lo; deixe Deus agir e assim se sentir que está bem Sorria, Cante, louve a Deus.
Se no momento não puder fazer isto, respire fundo e diga essas palavras que o Apóstolo São Paulo escreveu: “tudo posso naquele que me fortalece”.
Quando fiz o concurso de um banco e passei; recitava e rezava pela minha aprovação todos os dias esta frase.
Procure fazer algo pela comunidade em que vive. Seja útil a alguém que necessita de ajuda.
Agora tudo isso não terá valor se você cultivar pensamentos, palavras ruins e coisas que prejudiquem a você ou ao próximo. (Este é o pior veneno que alguém poderá beber, pois em curto prazo poderá não afetar, mas com o passar dos tempos só traz doenças, entre elas a depressão, um dos grandes males do século).
Viva para o bem, colhendo o bem, fazendo o bem e tudo o mais será dado por acréscimo.
Pode durar, mas o fruto é o último acontecimento no processo de amadurecimento de uma árvore.
Viver bem com bom humor é um grande presente que podemos dar a Deus e não custa muito, apenas um sorriso e entrega total ao nosso Criador. Shalom!!!


Nenhum comentário: