domingo, 1 de fevereiro de 2015

Oração
Sempre é um ato de entrega que o ser humano faz ao criador pelas bênçãos que lhe são dirigidas por Ele.
Na nossa Caminhada temos que encontrar momentos a sós para entrar em sintonia com quem acreditamos ser nosso Ser Criador. Só fazemos isto quando acreditamos na existência de um Ser Superior; digo isto porque muitos só acreditam em suas próprias capacidades e não estão abertos ainda para o transcendente.
Não estou para criticar nem corrigir ninguém, respeito a forma como cada um vive. Temos divergências, contudo somos da mesma natureza.
Fico bastante decepcionado quando vejo que muitos não respeitam a opinião dos outros. E, uma dessas divergências está exatamente na forma como se relacionam com o seu mundo interior.
Serem auto-suficientes e buscarem dentro de si resolverem suas questões mais íntimas ou procurar através de um Ser Superior as respostas para as suas perguntas e anseios, demonstram que o Homem e a Mulher desejam sempre algo que possam ter paz interior e a procura de se relacionar melhor com a natureza e com o seu semelhante.
Então, para tudo isto a melhor escolha a fazer é Oração. Ela traz muita LUZ para quem está desejando respostas; e, também, para quem busca agradecer ao seu Criador pelos benefícios que Ele tem concedido.
Um princípio Cabalístico diz que não adianta pedirmos a Deus algo e ficarmos na ilusão de que se fizermos isto ou aquilo para recebermos, seremos atendidos. Este princípio vai mais além quando diz que se a resposta for SIM é SIM e se for NÃO é NÃO, não adianta se enganar porque Deus sabe muito bem o que é melhor para nós. Não adianta corromper o Criador com insistências vãs. Agora, se o pedido for feito com o Coração voltado inteiramente para o Bem, sem interesse de barganham, a Oração pode muito bem ser atendida. É só ter o Coração puro igual à de uma criança.
Um grande Homem de oração chamado Afonso de Ligório, santo da Igreja Católica e Doutor em Oração, dedicava algo em torno de oito horas na escuta e na conversa com Deus. Um livro que merece ser destacado é A Oração onde Ele expõe como devemos nos relacionar com Deus através da Oração.
Outra Santa que merece destaque é Santa Teresa D´Ávila que também tinha consigo este belo hábito de sempre está em comunhão com Deus, através da Oração.
Jesus Cristo no Evangelho diversas vezes alerta para que tenhamos momentos de Oração e sua Vida na Terra é um grande exemplo disso.
A Oração deve estar presente na nossa existência seja ela praticada com mais ou menor intensidade, dependendo da disponibilidade de cada um. Deixar de ter momentos consigo é um grave prejuízo. Acarreta muitos danos em toda formação da nossa Vida, pois só conhecemos a nós mesmos quando paramos para conhecer nossas potencialidades e fraquezas.
Deixo um pequeno testemunho da minha vida para ser partilhado com todos.
Não sou nenhum suicida, mas tive um momento em minha vida que senti um amargor enorme que durou apenas alguns segundos. Esse amargor só foi superado quando me lembrei da Palavra de Jesus Cristo que diz: ”quando orares entra em teu quarto e fecha porta e em Silêncio conversa com Teu Pai e Ele Te ouvirá e atenderá o teu pedido”. Se não tivesse Fé em Deus, teria cometido um grave erro contra minha Vida. Porém Deus foi mais forte e me amparou.
A Oração é o amparo daqueles que crêem que tem Deus em seu Coração; e, que sempre tem como referência o Amor e o Respeito à Vida.
Sei que no agito da Vida é difícil termos disponibilidade para dedicarmos algum tempo à Oração; porém, infelizmente, temos tempo para fazermos muitas coisas que não tem muito sentido nem elevam nosso caráter e nossa conduta diante dos outros. É nesse espaço pequeno que poderíamos colocar nossa Vida para dedicarmos à construção do nosso Ser.
Um dos Pré-requisitos para a Oração é o Silêncio interior. Deixar cessar todas as forças contrárias para termos contato com nosso íntimo. Não importa no que você creia. Só depende de uma boa reflexão.
A oração é a base para se ter uma Vida equilibrada e sólida em todos os momentos, seja de Alegria, Tristeza, Sofrimento; ela é âncora para se ter uma conduta repleta de sentimentos bons. Quando o Ser Humano conhece a si mesmo, ele sabe dar valor ao próximo. Ele transcende do seu mundo e busca algo mais profundo. Shalom!!!


Nenhum comentário: