domingo, 31 de janeiro de 2010

Livro: o Amigo que nos faz Abrir Novos Horizontes!!!

É algo bastante proveitoso que o Homem e a Mulher tenham e cultivem o hábito de sempre reservarem algum tempo do Dia para a Leitura.
Quando o Ser Humano descobre isto, adquire conhecimento; e, uma das frases mais antigas que existe na Humanidade é a de que é através do conhecimento que o Homem se Liberta.
Encontramos, na Leitura de um Bom Livro, na maioria das vezes, a maneira como devemos nos comportar diante de uma atitude ou de um problema que precisamos resolver.
O Livro é um grande Amigo, que, embora silencioso, pode mudar a forma de vermos o Mundo e também a maneira da gente pensar, falar e agir.
Existe o Projeto: LIVRO AMIGO, da Rede INTERTV Cabugi, que dá ao Livro a devida posição que Ele merece na sociedade; Projetos desta envergadura devem ser seguidos, pois como escreveu Monteiro Lobato que um País se faz com Livros, é a pura realidade, a essência para que uma Sociedade possa ter mais condições de levar às Pessoas que fazem parte delas a terem uma visão mais crítica dos acontecimentos que A envolvem, e, assim, conseguir levar Cultura a todos.
A Leitura é, hoje, o grande diferencial para quem deseja ter uma Vida mais independente e mais atuante no Mundo em que nós estamos vivendo.
Existem Livros maravilhosos que merecem de nós a devida atenção, pois trazem em seu contexto lições que se bem assimiladas, podem nos ajudar no nosso dia-a-dia.
Mas, infelizmente, existem muitas pessoas que não dão o devido valor à Leitura; e, com isto, não conseguem ter uma visão mais apurada de tudo que acontece no mundo.
O Livro é realmente o Amigo que faz a gente descobrir Novos Horizontes; na Leitura encontramos a base para acrescentarmos novos conhecimentos ao que já temos.
Santa Tereza D’Ávila, Doutora da Igreja Católica Apostólica Romana, num de seus Livros deixa claro a importância da escolha de Bons Livros para uma melhor compreensão da Vida.
Os Bons Livros fazem com que possamos ter um procedimento mais Justo e Equilibrado das questões que a cada momento nos envolvem; sejam para nos ajudar no crescimento como Pessoas e também para que consigamos ajudar a quem precisa, através de um conselho que estava inserido Neles.
A melhor forma de alcançarmos o Hábito da Leitura é o de começarmos aos poucos. Um Professor de Matemática, disse certa vez na Sala-de-Aula que se déssemos pelo menos 15 (quinze) minutos do dia para a Leitura, certamente com o passar do Tempo obteríamos grande conhecimento. Isto até hoje está guardado na minha Memória.
A abertura para Novos Horizontes é claramente encontrada na Leitura, pois de certa forma, Ela abre a nossa Imaginação para criarmos os Personagens e as Paisagens que estão contidos no Livro.
No início é um pouco difícil para adquirirmos o costume da Leitura; contudo, existe um ditado que diz que tudo que conseguimos com dificuldade torna-se mais fascinante para nós.
A Boa Leitura faz a nossa Vida mais repleta de sentido e de querermos sempre aprender, pois existe uma frase que diz que o Homem e a Mulher são Eternos Aprendizes de tudo que os cercam.
Dar valor à Boa Leitura é valorizar os Escritores que adquiriram a capacidade de transmitir a sua sensibilidade através da Escrita. É um grande bem para a Humanidade que o nosso Bondoso Deus deu a Inteligência e o Discernimento para Eles deixarem para a Humanidade tudo o que eles assimilaram durante a vida deles; e, assim, fazer com quem busca o Conhecimento através dos Livros uma das mais brilhantes ocupações do Ser Humano: A Boa Leitura.
Abra um Livro, Nele, caro Leitor ou Leitora, encontrará um Bom Amigo que auxiliará sua Vida para que Ela seja mais repleta de Paz e de Felicidade para todos. Shalom.

Nenhum comentário: