sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Amizade como meio de promover a paz no mundo, através dos grupos e associações de amigos.

A Amizade como meio de promover a paz no mundo, através dos grupos e associações de amigos.
Tenho notado, graças a Deus, uma crescente procura das pessoas pela paz, através da AMIZADE.
Para mim, isto é excelente, pois um amigo pode muito bem fazer parte de outro grupo; e, assim, promover a união desses grupos.
Alguém pode dizer: “não quero fazer parte do outro grupo porque não gosto de tal elemento”.
Tenho apenas a dizer sobre isto: é puro orgulho; e, isto, é ruim para a saúde de quem diz tamanha falta de caridade.
Esse alguém pode dizer: “este elemento me fez muito mal, não quero conversa com ele”.
Digo outra coisa: quando não perdoamos sofremos por guardar rancor, mágoas, ressentimentos e muitas vezes o pior (ÓDIO); isto acaba com nossas emoções e torna nosso sistema imunológico fraco e propenso a doenças.
Sei que escrever desta forma é muito confortante, mas digo claramente que já passei por isto; e, é péssimo. (Eu não vivia, vegetava).
Vamos agora voltar nossas atenções para o nosso artigo.
Seria muito bom se deixássemos de lado tudo aquilo que nos prende às coisas ligadas ao egoísmo e ao orgulho; e, partíssemos pelo início de todas as virtudes: A HUMILDADE.
Na humildade, encerra-se todo conhecimento e nela conhecemos o que DEUS deseja de nós. Ela é a Mãe de todas as Virtudes, inclusive é ELA que nos direciona para sabermos o que é certo e o que é errado. Diz Santa Tereza D’Ávila em seus escritos: “A Humildade é a Verdade”.
Se os grupos formados (de amigos) não estiverem alicerçados neste principio de ajuda e de sinceridade; então, não haverá progresso espiritual, haverá apenas jogos de intrigas, interesses e falsas amizades.
O homem, infelizmente, ainda está engatinhando rumo a conseguir a PAZ, embora já esteja há muito tempo sobre a face da terra. Tudo tem seu tempo e acredito que o melhor tempo é este.
Só alcançaremos a Paz quando Ela for compartilhada e exercida com lealdade e solidariedade por todos os humanos.
É na entrega desinteressada e altruísta que estes grupos obterão êxito; e, assim, através do SIM sincero de cada membro, o AMOR terá lugar principal no coração de todos os homens e mulheres.
Sei que é difícil, porém não é impossível. Se somente uma pessoa quiser a PAZ ficará quase impossível alcançá-la; agora, se com o exemplo bonito de AMIZADE que outras pessoas assim demonstrarem, então, aquilo que era quase impossível pouco a pouco se tornará possível.
O primeiro a dar exemplo é sempre quem traz a sugestão. Sem exemplo não há verdade de sentimentos, pois o homem é um pouco daquilo que pensa e fala; e, um muito daquilo que pratica.
E, tem mais: o homem é aquilo que pensa, fala e pratica.
Vamos, então, nos unir pela união de grupos que estão compartilhando a AMIZADE: a maior riqueza que existe no universo. SHALOM – AMÉM.

Nenhum comentário: