quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A Política da Amizade!!!

Tudo que existe no Universo é regido por normas e preceitos. Todos nós queiramos ou não, temos de nos adaptarmos à sociedade em que vivemos. E, se não desejarmos segui-la, corremos o risco de ficarmos à margem dela e também de sermos deixados no ostracismo.
É claro que se numa sociedade existe erros, devemos com o nosso exemplo, mostrarmos às pessoas que a compõem o lado correto de agir; não com crítica destrutiva, mas, sim, com os nossos atos, pois são os atos que mostram realmente nosso jeito de ser; e, é através disto que devemos nos guiar para obtermos sempre uma contínua melhora nos nossos relacionamentos com os outros.
Então, fazer com que os outros sintam que nosso procedimento na comunidade está bem direcionado; certamente, será um grande aliado para demonstramos que agindo com respeito e responsabilidade com os outros, poderá tocar no ponto em que as pessoas costumeiramente não observam na conduta delas.
Uma das grandes dificuldades para acontecer à transformação de um hábito vicioso num hábito saudável, é o de procurarmos cultivar e explorar a Política da Amizade.
Como poderemos fazer isto é muito difícil, pois, na maioria das vezes, procuramos o nosso bem-estar e deixamos nosso semelhante bem distante das nossas preocupações.
Deixo agora uma das mais Belas Páginas escritas na Bíblia sobre como poderemos ser Amigos do nosso Próximo; Ela está no livro do Eclesiástico Cap. 22,19-26 (Bíblia de Jerusalém). Existe nesta Passagem Divina, uma das mais Puras e Enaltecedoras maneiras de agirmos com todos os Humanos.
Um dos maiores exemplos de Amizade que existe na Bíblia é a do Rei e Profeta Davi e do Filho do Rei Saul, Jônatas, que a Bíblia relata que os dois de tão Amigos que se amavam como Verdadeiros Irmãos.
Observando essa Passagem Bíblica, podemos ver que Davi e Jônatas tinham tudo para serem inimigos, mais o AMOR que vinha de Deus para os dois era tão grande que às adversidades não foram capazes de deixar que eles se tornassem Amigos de Verdade.
Na História da Humanidade, encontramos vários exemplos como vários Homens e Mulheres foram transformadas pelo exemplo que muitas pessoas deram ao deixar o mundo de vícios e se apegar totalmente a uma Vida de Virtudes e de transformação do Caráter. Um dos grandes exemplos está em São Paulo, que foi um dos maiores perseguidores da Igreja Cristã, pois Ele julgava correto fazer tão procedimento; e, depois de ter um Encontro com Jesus Cristo modificou sua forma de ser e de agir perante os Homens e Mulheres Cristãos.
Outro grande exemplo da Igreja está na Vida de São Cipriano, homem mundano afeiçoado à feitiçaria, que teve sua Vida modificada quando encontrou uma Serva de Deus, Justina, que transformou a sua Vida, depois que Ele tentou enfeitiça-la para obter dela coisas nada Cristãs.
Existem Cristãos que não acreditam na Amizade que possa existir entre os Homens e Mulheres, porém, digo com toda certeza: é possível, se não fosse assim Jesus não teria alicerçado a Igreja no Amor Fraterno (Amizade).
Se, na nossa caminhada não encontramos Amigos, não devemos desanimar nem deixarmos de fazer o Bem, pois um Princípio Cabalístico deixa claro que fazer o Bem acima de tudo é Bom para nós.
A nossa maior conquista, acredito, não é adquirir grandes fortunas (não recrimino quem as têm), é a de conquistarmos Amigos.
O Homem ou a Mulher que ainda não encontrou na Amizade o Caminho a seguir, Eu deixo um conselho: só encontramos o Verdadeiro sentido do Amor quando descobrimos o Valor da Amizade; ter Amigos é Fundamental para nos sentirmos Bem e aceitos pela sociedade.
A Política da Amizade está Alicerçada no princípio deixado por Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Fora deste princípio tudo é hipocrisia.
Descobrir que é cultivando Amigos, sem querermos ter vantagem nisto, fará de nós verdadeiros agentes da Paz para o mundo.
Chega de Política voltada para a Guerra, precisamos de Homens e Mulheres capazes de cultivar a Política da Amizade, reforçando o convívio com os Amigos e buscando nos novos relacionamentos o ponto de equilíbrio para termos uma sociedade mais justa; e, assim, possamos ser mais um Agente da Paz para o mundo. Amém. Shalom.

Nenhum comentário: