terça-feira, 2 de março de 2010

A Velha Professora e o Político

Numa cidade, bem próxima de nós, aconteceu um encontro bastante interessante.
Estava perto de uma praça, uma velha professora, pedindo um pouco de dinheiro. Passava por ali um respeitável político, daqueles que só costumam aparecer em tempo de campanha política; coincidência ou não, ele estava pedindo votos para sua reeleição.
Ao ver a pobre senhora, ele não a reconheceu, mas foi logo sorrindo para ela e elegantemente foi pedindo dela o apoio que ele tanto precisava.
Ela olhou para ele e com um triste pesar, reconheceu o cidadão que ali se encontrava, tinha sido seu aluno nos tempos de escola. Ela, humildemente, perguntou:
- O que te leva a pedir meu apoio se o que fazes não condiz com aquilo que aprendeste comigo e com os outros educadores. Nós ensinamos aos senhores para que fossem, ao crescer, pessoas de responsabilidade e no final recebemos indiferença e maus tratos. Digo isto por que fui tua professora primária e sei o quanto me dediquei para te ajudar a seres o que és hoje. Tu eras aquele que falavas muito das injustiças praticadas pelos homens do poder; e, infelizmente esqueceste do que falavas. Pense um pouco, meu senhor, e veja se é certo ou não o que me pedes.
Ele ficou calado, baixou a cabeça e saiu sem dizer mais nada.

Nenhum comentário: