sábado, 27 de março de 2010

A Televisão: como ela influencia a formação e estruturação das famílias.

A TV por ser um instrumento de comunicação que abrange toda a sociedade, consegue fazer com que os telespectadores sejam, diretamente ou inconscientemente, envolvidos pelos programas que eles ou elas assistem.
É muita falta de lógica alguém dizer que a imagem que ela passa não a afeta, pois queira ela ou não, aquilo que ela assistiu, fica gravada na memória e pode ser prejudicial na formação da consciência crítica e íntima de quem a assiste.
Sempre é correto a família avaliar o tipo de programas que ela assiste no nosso cotidiano, pois durante o nosso dia, a televisão é vista por algum membro ou membros da família.
Agora vem uma pergunta que devemos sempre ter em mente: que tipo de programa nós devemos procurar para termos uma consciência melhor de si mesmo e de mundo?
Existem muitas opções para que possamos ter acesso a programas bons, é só observamos se este programa produz efeito benéfico para nossa mente e também se produz efeito positivo nos nossos relacionamentos com a nossa família e também com a sociedade.
Se fizermos isto, provavelmente descobriremos com a nossa pesquisa que muitos programas são ruins e perniciosos para a nossa formação e também para a construção da sociedade.
Os tipos de programas que eu digo que são ruins são aqueles que estimulam às crianças para jogos violentos; os que promovem o uso e abuso de cenas de sexo entre os atores e atrizes; aqueles onde são utilizadas pessoas para tramarem discórdias e a auto-eliminação entre os participantes (isto contribui para que aja concorrência desleal entre as pessoas na vida real); aqueles que trazem notícias mentirosas; os que utilizam a vida particular dos outros para ganhar pontos de audiência; aqueles que culturalmente e intelectualmente não acrescentam nada a formação da nossa capacidade intelectiva etc.
Estes programas desestruturam consideravelmente a família, pois atacam a parte mais sensível do nosso corpo: a nossa mente.
Quero agora mostrar também o lado bom dos programas em que são boas as suas informações; estes programas produzem em nossa mente sentimentos de Amor, Paz, Amizade etc, faz com que as pessoas que os assistem possam ter uma qualidade de vida melhor e estejam mais abertas a Deus, ao próximo e também produzam efeitos benéficos aos seus familiares e vizinhos.
Aos programas, que cito como ruins e destrutivos, deixo um conselho para os seus idealizadores: passar o tempo só arquitetando coisas que não ajudam positivamente na formação da família, é tarefa para as pessoas que não sabem colher de Deus os frutos benéficos que Ele pode dar; só colhe bons frutos quem Ama a sua criatividade em querer ajudar aos outros e nunca quem procura destruir os outros.
A televisão é um dos mais importantes meios de comunicação que o homem inventou durante a existência dele; reduzi-la a um instrumento de banalização, é um ato medíocre e sem escrúpulos que não gera bons frutos.
Devemos lutar, sim, por uma programação que traga progresso e ajude às famílias do mundo inteiro. Shalom

Um comentário:

Anônimo disse...

A comissão dos aprovados no concurso que foi realizado na gestão da então prefeita edinolia melo em Ceará-Mirim convoca a todos que foram aprovados, para se fazerem presentes nesta terça-feira ás 15:30hs na Câmara Municipal de Ceará Mirim, a sua presença será de inteira importância. Para seus maiores esclarecimentos fone: 9182-4857, 9109-7254 ou 9163-0467 Agradece....