domingo, 7 de março de 2010

Uma Rosa Chamada Amizade!

Quem é que nunca admirou uma rosa? É uma pergunta muito fácil de responder. Agora se perguntarmos: “é fácil encontrar nos Humanos uma Amizade que seja tão bela quanto um botão de uma rosa”?
É uma pergunta que se formos meditar nela, certamente, iremos descobrir que muito falta nos relacionamentos dos Homens e Mulheres para que os frutos da Amizade que muitos nutrem, tenham o aroma e a beleza de uma pequena e efêmera Rosa.
Um livro majestoso e de linguagem profunda e envolvente, é o livro de Antoine de Saint-Exupéry: O Pequeno Príncipe.
Outro grande Livro da Humanidade é a Autobiografia de uma Bela Rosa da Igreja Católica Apostólica Romana, Doutora da Igreja na Ciência do Amor, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face: A História de Uma Alma.
Logo no início deste Livro, Ela faz uma comparação dos tipos de flores existentes no mundo com nós Humanos. É uma leitura prazerosa e edificante para quem deseja observar as maravilhas que Deus (Jesus Cristo) tem preparado para nós.
Um outro Livro, escrito por Dom Elder Câmara: Rosas para meu Deus; é um convite a termos uma vida mais harmoniosa com nosso criador e com a natureza.
São nestes três fascinantes Livros que poderemos ter uma base de como é bom e honroso cuidarmos do nosso bem-estar, olharmos os outros com respeito e atenção e de termos um contacto sincero e harmonioso com nosso Criador.
Existe também o Livro por excelência: A Bíblia; maior manancial de Sabedoria para quem deseja ser fiel e saber dar o devido valor aos Amigos que se conquista.
Podemos, então, dizer uma frase bem simples: o Amor é uma Bela Roseira que cada Rosa nascida dela, é uma Rosa de agradável odor, chamada AMIZADE; esta Rosa é o que brota do Verdadeiro Amor: Deus.
Ela é fácil de ser encontrada? Respondo que NÃO, pois muitas vezes tentamos encontra-la por meios nada corretos; e, nesta procura, cultivamos sentimentos mesquinhos e nos envolvemos apenas superficialmente, desejando apenas receber do que dar, sem darmos valor ao outro. Estes relacionamentos geram com o Tempo vários tipos de sentimentos que vão desde uma pequena mágoa até ao pior dos sentimentos: O ÓDIO. É difícil reconhecermos nossas limitações, mas se reconhecermos que somos falhos, este será nosso primeiro passo para sentirmos dentro do nosso coração o Aroma vindo da Amizade que nutrirmos pelos outros; isto é, quando buscamos verdadeiramente o outro para torna-lo nosso Amigo.
O maior aliado da Amizade é o Diálogo, sem Ele é impossível haver uma Amizade Verdadeira.
A Rosa chamada Amizade só terá Fragrância quando colocarmos a nossa vida nas mãos de Deus e nos dedicarmos mais ao nosso semelhante.
Se for difícil a caminhada para sentirmos o perfume da Amizade, não fique triste nem perca a Esperança, tenha Fé e busque dentro de Si motivos para ser um Amigo Leal e Fiel para os outros. Já diz o ditado: “para se terminar uma longa jornada foi preciso o primeiro passo”. Comece o dia sorrindo para o mundo; muitas vezes um pequeno sorriso alivia a dor de alguém que sofre e também a nossa.
Existem em nossa vida momentos em que se não tivermos coragem e se não enfrentarmos de frente às adversidades, poderemos perder completamente a noção de como viver.
Deixo meu exemplo como algo bem claro. Sinto-me como sendo uma semente que germinou do nada, pois Eu poderia hoje ser outra pessoa se desejasse dentro do meu coração, vingar-me dos meus semelhantes, mas isto não constrói, só faz destruir nossa imagem e tirar de nós a semelhança do nosso Deus.
Esta Rosa que se chama Amizade, cresce a cada dia em meu Coração. Sei que ainda precisa muito para se tornar um botão, mas Eu A estou cultivando bem calmamente dentro Dele.
Não existe outra forma de conseguir vencer a inveja, a hipocrisia, a mentira, a falsidade, o ódio, o egoísmo, o orgulho e tantas outras mazelas espirituais se não for cultivada dentro de nós, a Amizade que vem de DEUS.
A Vida é a maior dádiva que Deus nos dá. Busquemos nela sentido para descobrirmos que é através dela que edificaremos nosso ser em relação ao nosso semelhante se procurarmos com espírito altruísta ajudar aos outros. Uma das grandes mulheres da Igreja Católica Romana, Madre Teresa de Calcutá, é um belíssimo exemplo a ser seguido. Ela experimentou em sua vida o Amor que vem de DEUS: A Amizade.
Assim saberemos dar valor a Esta Eterna Rosa: A Amizade.Amém. Shalom.

Nenhum comentário: