terça-feira, 27 de abril de 2010

A Amizade inserida na vida familiar

A família tendo sido a primeira instituição que Deus formalizou na história do homem, tem através dos tempos sido alvo de muita perseguição em todos os períodos da passagem do homem aqui na Terra.
Ela, até agora, conseguiu sobreviver porque existem pessoas que a tem como instituição formadora das futuras gerações; e, que também estão comprometidas tanto na formação dos seus filhos quanto na preservação dela como centro e célula principal da sociedade.
Os maiores aliados nesta luta que se estende de longa data são, em primeiro lugar, o comprometimento dos senhores familiares em preservá-la; a sinceridade de sentimentos dos membros dela, fazendo com que ela não se dissolva pelos ataques de pessoas que não sabem respeitá-la e que tentam minar e destruir a estrutura familiar; existe também outro aliado que é o maior e mais sólido de todos o Amor existente entre todos para a perpetuação dela que gera, assim, um laço de profunda harmonia cultivada entre os participantes da mesma: A Amizade.
Chegando até este ponto, poderemos chegar a uma conclusão bastante eficaz para dizer com toda certeza que as famílias que primam pela Amizade, geram o diálogo entre os membros da família, solidificam significativamente a manutenção e o fortalecimento da família por toda história dela na face da Terra.
A Amizade sendo a pedra angular da família e tendo Deus o seu Arquiteto, faz dela uma instituição forte que o maior inimigo dela, o Demônio, não consiga destruí-la.
Infelizmente, quando uma família se estrutura não na base do Amor e sim por outros motivos alheios a sua real vocação, fica esta enfraquecida e pode vir a ser facilmente destruída pelo inimigo de Deus, já citado anteriormente.
Quando de outro modo, a família se estrutura no Amor, este Amor gera Amizade; e, esta Amizade fortalece cada vez mais a família.
Sei que cada pessoa tem sua personalidade e seu temperamento; antes de ser um problema é uma grande forma de inteiração entre os familiares, pois cada membro de um corpo, como diz São Paulo exercem várias funções, porém todos contribuem para que o corpo funcione e que exista harmonia entre eles.
Cada ser humano é um universo diferente e tem que ser tratado com dignidade e respeito; e, tendo na família a devida atenção voltada para a Amizade, haverá o engrandecimento de todos que fazem parte dela.
A melhor forma de se adquirir o fortalecimento desta instituição é dando valor ao diálogo entre as partes, porque só conhecemos bem os outros quando mantemos contato com eles; e, assim, descobriremos nos nossos familiares traços semelhantes que nos farão mais próximos uns dos outros.
A mais sublime de todas as vocações é a constituição de uma família; mais bonito ainda, quando um homem e uma mulher estão conscientes de que o Amor existente entre os dois, está alicerçado na Amizade e nos ensinamentos de Deus.
Viva a mais bela das instituições: A FAMÍLIA. Amém. Shalom.

Nenhum comentário: