quinta-feira, 29 de abril de 2010

Moeda forte: A Amizade!

Sempre o homem para se relacionar com os outros nos negócios, procurou uma forma de moeda para assim trocarem aquilo que tinha por alguma coisa que não estava em suas posses.
Muitas foram as moedas; entre elas destacam-se: o sal, o ouro, a prata etc.
Para os nossos dias estas moedas não são mais utilizadas; hoje a maioria é mercadoria.
Utilizamos o papel-moeda e o cartão de crédito em quase todas as nossas transações comerciais.
Então, deixo uma pergunta: por que estas moedas aparecem e desaparecem do nosso cotidiano dando lugar a novas moedas? -A resposta é que com o tempo o homem aprimora as moedas ou simplesmente elas caem em desuso pelo mau uso delas e também pela escassez delas.
Neste mau uso, estão a ganância, o jogo de poder, o desrespeito pelo próximo (aqueles que estão negociando com o outro), as trapaças, o “amor” desenfreado pelo dinheiro, todo tipo de engodo e o principal é a falta de sinceridade e humildade dos negociantes.
Hoje as moedas fortes que existem são, na maioria das vezes, frutos deste tipo de negócios, muitas vezes fraudulentos e desonestos; deixando claro que no mundo ainda existem negócios honestos e sinceros entres as partes.
Aí vem outra pergunta? – Qual deve então ser a moeda que fará com que as pessoas possam se beneficiar sem que exista furto ou engodo entre as partes?
Partirei deste princípio: eu estava certa vez assistindo a um programa religioso quando o Arcebispo D. Eugênio Sales disse: “o reino de Deus é o Amor e o seu fruto é a Alegria”.
Peguei esta frase, meditei e adicionei outra palavra, ficando assim: “o Reino de Deus é o Amor, a Moeda é a Amizade e o seu Fruto é a Alegria”.
De uma frase que acredito ser admirável, dos escritos de Santa Catarina de Sena diz: “A Amizade, cuja fonte é Deus, nunca se esgota”.
É destas duas frases que irei agora mostrar ao mundo que se Deus estiver no centro do coração do homem e da mulher, e se ele e ela cultivarem a Amizade em seus relacionamentos; então, logicamente, o que poderá brotar nesses relacionamentos é a alegria entre os homens e mulheres.
É para ser refletido e analisado isto, pois no mundo em que vivemos, na maioria das vezes, não encontramos este tipo de procedimento.
Outra vez, refletindo sobre a Palavra Divina, colhi esta outra frase que de tão alegre que fiquei, distribuí a muitas pessoas. Ela é a seguinte: A Amizade é a maior riqueza que alguém pode dar ou receber do seu próximo.
Sou sincero em dizer que este caminho se for trilhado com muita sinceridade entre os homens e mulheres, este mundo deixará as guerras e desrespeito de lado e passarão a praticar o que chamamos de ECUMENISMO, em que todos irão compartilhar tudo que existe de bom entre as nações e procurarão a PAZ na VERDADE que é a HUMILDADE, na AMIZADE; pegando outra frase de Santa Tereza D’Ávila.
O mundo passa por um momento crítico em que uns querem a Paz através de meios pacíficos e outros não.
Pelos meios violentos sabe-se muito bem que não gera nem de longe a Paz; o que se provoca é mais afastamento através de ódio, mágoas e ressentimentos.
Está na hora de o homem ou a mulher que gostam dos meios pacíficos como forma de se chegar a Paz, se engajarem e se unirem em prol desta Moeda tão forte e bela como é a AMIZADE.
O maior beneficiado será Deus, pois somos todos filhos dele; e, fazendo assim, sentiremos verdadeiramente a presença do Pai Eterno em nossas vidas.
Viva a AMIZADE. Shalom.

Nenhum comentário: