quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Tikun da Amizade

É de se notar, através do comportamento humano, que a maior dificuldade que o homem e a mulher têm, é justamente o fato de, na maioria das vezes, não saber se relacionar com o seu semelhante.
A Cabala em seus ensinamentos mostra que cada ser humano vem aqui na Terra para uma determinada correção (em Hebraico: TIKUN).
Eu acredito que a correção mais difícil do ser humano é ele não saber cultivar a Amizade. É o ato falho da comunicação e também das más atitudes que ferem consideravelmente o comportamento das pessoas quanto à abertura ao diálogo e também à Amizade.
Esta correção tem obstáculos que precisam ser excluídos e evitados na hora de começarmos uma aproximação com os outros; estes obstáculos são chamados por nós de Vícios, que para termos um comportamento verdadeiro diante do nosso semelhante, precisam ser vencidos e no lugar deles devemos colocar as Virtudes.
Para crescermos nas Virtudes precisamos saber nossas limitações e vencer nossos preconceitos diante dos nossos semelhantes; deixar de lado tudo que fere nossa consciência e também aquilo que agride aos outros.
O Tikun da Amizade só terá êxito quando conseguirmos fazer pelo outro aquilo que queremos que o outro faça por nós (esta Regra de Conduta é muito Antiga; Ela é chamada de Regra de Ouro); em outras palavras devemos AMAR desinteressadamente sem olharmos os vícios dos outros.
Ler bons Livros que falam sobre como nos direcionarmos aos outros, é uma das melhores terapias que existem, pois nos encaminham para termos uma conduta de auto-ajuda e também de superação dos nossos limites. É essencial procurarmos pessoas que nos tragam boas idéias e que nos façam crescer.
Certamente, encontraremos pessoas que não trarão lembranças agradáveis na nossa caminhada por este mundo; para elas precisamos ter paciência e com Sabedoria mostrar para elas o Caminho da PAZ e do AMOR (DEUS).
Um grande obstáculo da nossa correção está no modo de querermos “amigos” famosos, ricos ou bonitos; olhamos apenas para o lado do receber e esquecemos de colher Amizades de pessoas que não são ricas nem famosas nem bonitas. Se estas “amizades” forem por interesse farão com que nossos relacionamentos sejam superficiais ferindo assim o nosso íntimo. É bem melhor a gente fazer Amigos ganhos na Humildade e na Verdade do que agirmos sem a devida responsabilidade; e, agindo assim, com sinceridade e respeito ganharemos Amigos que trarão benefícios para nossa caminhada rumo a nossa correção.
Se observarmos até aqui o que foi dito veremos que a maior alegria para o ser humano é o fato dele se dar espontaneamente sem querer nada em troca; é o dar-se para o Amor e pelo Amor. O Amigo Verdadeiro é alguém que se mostra presente e não deixa que caiamos em nenhuma falha; Ele se alegra no nosso progresso e não fica calado diante do nosso erro.
O Tikun é o processo estritamente necessário para que possamos obter da nossa Vida, os melhores frutos dos relacionamentos com nossos semelhantes.
Um Amigo conquistado honestamente é o maior tesouro que alguém pode receber de Deus na nossa existência. Ele é fruto do amadurecimento daquilo que plantamos durante a nossa caminhada aqui nesta vida.
Agindo assim, conseguiremos a maturidade necessária para a nossa correção; e, devido a isto, faremos com que os nossos semelhantes possam agir com mais sinceridade nos seus relacionamentos.
Algo ainda bom de ressaltar é que a Verdadeira Amizade não escolhe nem a origem das pessoas nem a posição social que elas têm; Ela é puramente um Dom de Deus que merece ser cultivada por todos os humanos.
O Tikun da Amizade depende do Sim de cada Homem ou Mulher. É no diálogo que o Ser Humano conseguirá resolver os seus problemas. Este é um processo que todo dia pode ser melhorado e conquistado por todos nós. É um processo que jamais se esgota. Uma frase que pode ser meditada de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja Católica é esta: “A Amizade cuja fonte é Deus, jamais se esgota”. Shalom.

Nenhum comentário: