quinta-feira, 29 de abril de 2010

Perdoar... Por que perdoar?

É gratificante quando alguém nos faz algo de bom. Temos essa pessoa como algo especial que encontramos na vida.
Não poderemos dizer o mesmo quando um semelhante nosso fizer algo que nos prejudica. Esse acontecimento gera sentimentos que ficam, infelizmente, guardados em nossa memória; fazem com que tenhamos sempre recordações ruins a respeito dele.
Esses sentimentos podem ir até o final da nossa vida. E, isso faz com que sempre quando esse sentimento venha na nossa mente, fiquemos com nosso semblante irritado.
Um exemplo bem claro é quando sujamos algo. Se não limparmos esse objeto ficará sempre sujo. Não importa qual sejam nossos sentimentos negativos em nossa mente; se, não procurarmos removê-los, eles jamais sairão de nossa mente.
Uma pergunta pode ser feita: “Como posso remover esses sentimentos ruins da minha mente?”
Podemos dizer: é fácil, o tempo se encarrega disso.
Resposta que não é a correta, pois se um tumor não for tratado, ele nunca irá desaparecer e poderá com o tempo, levar a pessoa a óbito.
Deixo agora, um bem que irá fazer a sua vida mais feliz. É a Virtude chamada Perdão.
Pode a princípio ser fácil praticar esta Virtude, mas é difícil porque na maioria das vezes, não cedemos quanto ao nosso orgulho.
Mas, se quisermos viver com boa qualidade de vida então teremos que abrir mão do nosso amor-próprio, e, assim passaremos a ter uma vida mais harmoniosa com os outros.
É difícil aceitar um conselho desse tipo porque muitos de nós dizemos que perdoar não é tarefa fácil.
Certa vez um Senhor disse para mim: “li num livro que se desejarmos mudar algo em nós; e, se é difícil de conseguirmos, então o melhor é começarmos aos poucos. Se todo dia conseguirmos mudar 5%, então com o tempo nós poderemos alcançar esse objetivo”.
Outro exemplo que poderemos seguir é o da oração do Pai-Nosso no momento que pedimos a Deus-Pai para que sejamos perdoados, existe uma condição para que Deus-Pai nos perdoe: é que devemos perdoar a quem nos ofende.
Perdoar é Divino; e, é também Humano. Se não fosse assim, nosso Deus não teria deixado esta Oração Magnífica.
Pesquisas recentes mostram que o Perdão faz bem para nosso organismo. Jesus, Nosso Deus Querido, já deixou bem claro no Evangelho.
Então, perdoar por quê?
A resposta é bem clara: para sentirmos nosso coração leve e livre dos vícios e das impurezas.
Descobriu-se também que grande parte das doenças existentes é psicológica. Provêm muitas delas da falta de perdão.
Existe outro fator que nos impede que perdoemos: a traição. Ela é, sem sombra de dúvidas, o maior obstáculo para o perdão.
Na Bíblia, no Livro de Provérbios, está um versículo que diz: “com o proceder do homem, Deus faz com que até os inimigos dele se reconciliem com ele”.
Tudo nesta vida é questão de desejo e de boa vontade. Depende de cada um querer se sentir tocado a dar o perdão ao seu semelhante.
É bom também que quando ofendemos o outro, nós busquemos o perdão de quem nos ofendeu. Se não conseguirmos o perdão dele, entregue a Deus e não fique com esta atitude negativa na sua mente.
Os Santos e os Justos guardam dentro de seus corações esta semente que brota de Deus: O Perdão. Se não Perdoarmos, não entraremos no Reino de Deus. O Perdão é a principal arma dos Humildes de Coração. Deixo um pequeno conselho: vivencie o perdão e colha de cada ofensa um motivo para se sentir amado por Deus. Amém. Shalom.

Nenhum comentário: