sábado, 3 de abril de 2010

Por que sorrir?

É bom para o Homem e a Mulher na atualidade cultivar o Sorriso?
Uma frase muito bem elaborada que vi numa revista era a seguinte: “quem não tem senso de humor, fica a mercê dos outros”.
Ela fez com que refletisse bastante, pois muitas vezes o meu senso de humor dá lugar à minha falta de humor.
Nós vivemos num Tempo em que não dispomos de senso de humor por vários motivos, e, não cultivamos o sorriso e a tolerância como formas de termos uma Vida mais Feliz.
É difícil isto acontecer porque nos distanciamos e nos fechamos ao nosso próximo. Motivado por termos muitos acontecimentos ruins, ou seja, falta de honestidade, individualismo, egoísmo, orgulho, traição, assaltos, assassinatos, entre outros, fazem com que nos coloquemos em constante desconfiança dos nossos semelhantes.
É muito compreensível este isolamento... Mas, se não tivermos a medida certa para isto, podemos adquirir doenças que podem comprometer o nosso comportamento diante de nós mesmos e dos outros, podendo ficar deprimidos, termos desconfiança de tudo, nos isolarmos a ponto de não termos mais o convívio com os outros, não vermos motivos nenhum para a nossa existência podendo com isto, infelizmente, cometermos o suicídio.
Então, como conseguir vencer o mal deste isolamento? – É vermos o mundo com os olhos do bom humor, da tolerância, da confiança (observar se a pessoa que se aproxima de nós tem bons sentimentos), procurar fazer boas Amizades, de sermos solidários com os outros e acima de tudo ver o mundo com uma boa dose de Sorriso.
Pode ser difícil no início, mas com o Tempo e com esta prática fará um bem muito grande, pois o melhor remédio contra a depressão é o Sorriso.
Muitas vezes vou fazer compras e vejo os funcionários sem o menor estímulo. Falta o Sorriso, e muitas vezes quando sorriem para mim percebo que o sorriso não vem de dentro... É artificial.
Mas, como mudar isto? – É começarmos a dar valor às coisas que muitas vezes ignoramos... A olhar o Mundo com muita vontade de Viver... Sorria... É o que dizem todos os manuais de boa convivência... Nunca desistir de Sorrir... Buscar nos acontecimentos e relacionamentos uma Lição de Vida... Observar que por mais difícil que seja nosso dia-a-dia, é possível que aprendamos a ter uma Vida onde podemos ser úteis aos outros... Deixo mais uma vez isto: SORRIA!!!
É difícil adquirirmos o Hábito do Sorriso, mas, se começarmos a termos o Sorriso como nosso aliado, nós passaremos a ter uma Qualidade de Vida melhor. Se procurarmos obter o melhor para nós teremos conquistado o equilíbrio para nossa Vida.
Existem Livros que nos condicionam a termos uma Vida mais Feliz e a darmos mais Valor ao que nos é dada e ao que nos cerca. Uma boa alimentação, uma boa conversa com um Amigo, uma melhor convivência com os outros, um bom motivo para Sorrir, uma boa caminhada, uma visita ao Médico para ver como está funcionando nosso corpo, participar de Eventos tanto sociais como religiosos e também profissionais, ter momentos de lazer, descansar para repor as energias, relacionar-se com os outros no intento de ser cordiais e sinceros com eles.
O Sorriso é uma grande arma contra o mau-humor; e, é muito bom para o nosso equilíbrio mental, psíquico e espiritual.
Aprender a sorrir é uma Arte; arte esta que Charles Chaplin soube muito bem cultivar. Numa frase para ser refletida, Ele diz: “um dia sem Sorriso é um dia perdido”.
Quando nos abrimos para o Sorriso nossa Vida torna-se mais bonita.
Vamos com muita força de vontade nos abrir para o Sorriso... Shalom!!!

Nenhum comentário: