domingo, 18 de abril de 2010

Qual é o Valor da Honestidade?

Todos nós temos o Dever de sermos sinceros com nós mesmos e com as nossas atitudes perante nossos semelhantes e com o Deus da nossa Crença.
Este é o princípio para que tenhamos em nossa vida algo que é fundamental para não ficarmos com o peso da consciência nos acusando de que não estamos sendo verdadeiros.
Aí, precisamos analisar nossos procedimentos e ver onde estamos errando ou sendo corretos conosco.
A vida nos ensina que quando não damos valor a estes procedimentos, estamos tirando, não dos outros; mas, sim de nós mesmos. É o que ensina a Sabedoria Universal.
A Honestidade é Fundamento da Verdade e requer uma profunda reflexão, pois se não somos Verdadeiros, a nossa existência passa a ser apenas de aparências e com o Tempo isto faz com que as nossas más ações retornem para nós. Este princípio está assinalado nos Livros Sagrados das Religiões e principalmente na Cabala que diz: “aquilo que o Homem planta, colherá”.
Então, qual será o Valor da Honestidade? Para que vale ser Honesto se os valores da sociedade, infelizmente, estão sendo colocados de lado ou simplesmente ignorados por grande parte dos Homens e Mulheres nos dias atuais?
Ser Honesto requer Espírito Altruístico e a certeza de que muitas vezes poderemos perder algo que nos é caro.
Deixo uma pergunta: você faria algo por alguém sabendo que não ganharia algo em troca; e, também se nesse Ato você saísse perdendo?
É uma resposta difícil de ser respondida; contudo, se formos sensatos para o mundo, dificilmente esse Ato poderia ser concretizado, pois a nossa educação na maioria das vezes nos leva a só fazer se depois tivermos de ganhar alguma coisa em troca.
Várias pessoas conseguiram ser Honestas consigo mesmas e com o seu próximo; entre elas cito Jesus Cristo, Gandhi, Buda, entre outras. Elas trouxeram grande ensinamento para a Humanidade. Souberam ser Honestas perante as suas caminhadas na Terra. Devemos saber que muitas perderam a Vida por não abdicarem dos seus pensamentos e atitudes quando pessoas desonestas tentaram fazer que Elas negassem os seus ensinamentos e modo de mostrar aos outros os meios para se chegar a Paz do mundo.
O Valor da Honestidade está em não abrir mão daquilo que representa ser íntegro e verdadeiro para a construção do Caráter e da Personalidade nas atitudes perante os acontecimentos que acontecem na existência de nossa Vida. A busca de um sentido para se conhecer o real direcionamento para termos nossa conduta moldada na Honestidade é o princípio de encontramos motivos para dizermos a Verdade mesmo que Ela não esteja ao nosso lado; este ensinamento é bem dito no Alcorão.
Ser Honesto requer uma contínua reflexão dentro do nosso interior; e, assim conseguirmos moldar nossos pensamentos, palavras e ações para que não agridamos nosso Semelhante, pois queiramos nós ou não Ele um dia teve ou tem algo de nós.
A Honestidade tem o Valor de cultivarmos bons sentimentos, de procurarmos o melhor para todos, de não sermos egoístas, de buscarmos incessantemente a Paz, de cultivarmos a Amizade, de sermos responsáveis pelos nossos atos, de nunca recusarmos ajudar quem nos procura; é muito difícil fazer isto, mas procuro quando erro procurar a causa para não mais errar.
Abrir-se para o Semelhante é a melhor forma de se exercitar para se obter uma Vida mais sadia e descobrir que embora sejamos imperfeitos, a Honestidade produz em nós uma conduta onde podemos chegar próximos à perfeição que é Deus. A Bíblia diz: “sede perfeitos como meu Pai é Perfeito”, Palavra de Jesus Cristo.
Este é o maior Valor da Honestidade: buscar a Perfeição que só encontramos em Deus. Shalom.

Nenhum comentário: