domingo, 30 de maio de 2010

A essência do Amor.

O Amor é o começo e o fim para o qual todos nós fomos criados. É o que está escrito na Bíblia.
Reconhecer que sua essência está na gratuidade em que nosso Deus se apresenta e se doa para todos, faz com que tenhamos a devida responsabilidade para conosco e para com o nosso semelhante; e, assim, fazer com que saiamos de nosso mundo e procuremos descobrir a sua importância para nossas vidas.
Nele estão inseridas todas as virtudes. Descobri-lo e vivenciá-lo requer que o pratiquemos diariamente, seja no nosso interior, com os nossos familiares ou com a nossa comunidade.
O primeiro passo para chegarmos ao conhecimento da sua essência é colocarmos em nossa consciência de que não cresceremos se não reconhecermos a nossa incapacidade de que, sem a ajuda de Deus, não teremos o direcionamento correto dos nossos pensamentos, atos e palavras.
Este passo é o alicerce, o rumo certo para chegarmos aos poucos ao que Deus deseja de nós: a HUMILDADE.
Não existe outra forma de chegarmos ao conhecimento dessa essência se não tivermos temor a Deus.
O segundo é da abertura do nosso coração ao nosso próximo. É ser solidário e compartilhar com o outro a nossa fé e esperança, procurando ser justo e leal nos nossos atos para com o próximo.
O terceiro passo está ligado aos outros dois, é o de procurarmos colher de fontes sérias a compreensão do AMOR e sua aplicação na vida diária.
É certo que nos nossos dias, fica difícil pararmos para nos orientarmos sobre isto, pois estamos vivendo num tempo em que quase não paramos para refletirmos a respeito de assuntos ligados à nossa formação espiritual, tirando de nós a percepção das coisas essenciais para nossa alma. Ficamos cada vez mais ligados ao mundo material; e, quando este nos decepciona, muitas vezes não sabemos a orientação a ser tomada.
Este é o maior problema existente em nosso mundo: não saber dar valor ao AMOR.
Precisamos urgentemente voltar a nossa esperança e a nossa fé para sabermos de Deus o verdadeiro sentido da nossa existência.
Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face simplificou em uma de suas frases uma nova visão de ver o amor em que ela diz: “qualquer coisa que fizermos com amor, esta coisa é válida para Deus”.
A essência do AMOR transcende ao nosso conhecimento, pois Deus vai além (transcende) do infinito e da eternidade.
Não podemos ignorar a riqueza do amor. Ele nos liberta e nos restaura das nossas fraquezas e dos acontecimentos negativos do nosso cotidiano.
Devemos em tudo que acontece à nossa volta, procurarmos ver onde está presente o AMOR.
A nossa vida, tudo que existe (menos o mal), foi feito por Deus. A natureza é uma das formas de sentirmos presente em nosso meio a Essência de Deus.
Uma frase que mostra a simplicidade da descoberta do Amor escrita por D. Helder Câmara é esta: “eu te descubro, em cada rosa que se abre”.
A essência do Amor está na simplicidade do modo de vermos e agirmos em nossa caminhada diária aqui na terra.
O homem tem a capacidade de romper o horizonte; de chegar próximo a Deus, pois o homem, queira ele ou não, foi criado por Deus para ser seu amigo.
Esta essência está intimamente ligada ao fato de que não poderemos compreendê-la, se não cultivarmos a AMIZADE, de não sermos amigos de nosso próximo e de Deus e também se não formos amigos de nós mesmos.
O Amor é um dom gratuito, todos temos acesso a Ele, desde que o procuremos sem interesse de barganha ou de querer enganar a alguém.
A essência do Amor está também relacionada ao Dom do serviço, pois como Jesus Cristo disse aos seus discípulos: “Eu não vim para ser servido; Eu vim para servir”.
Estamos acostumados e de forma errada a quase nunca a servir; fato este de quase nunca amadurecermos em nossos relacionamentos com os demais.
Precisamos colher em todas as situações o que de fato é o AMOR e também deixarmos de lado o egoísmo e o orgulho que são os maiores inimigos para compreendermos a essência do AMOR. Shalom. Amém.

Nenhum comentário: