sábado, 8 de maio de 2010

A Família de hoje

É muito importante nos nossos dias perguntarmos em que ponto está a nossa família; como estão sendo orientados os nossos filhos e mais ainda questionarmos se estamos ajudando aos nossos jovens a terem uma visão de família cristã coerente com a palavra de Cristo Jesus.
Muitos dos distúrbios existentes hoje em nossa sociedade é justamente a falta de diálogo dos pais em relação aos filhos.
Outro ponto relevante é da maioria dos senhores pais não estarem diretamente ligados na educação de seus filhos. Deixam que eles sejam educados pela mídia; muitas vezes trazendo informações que só fazem denegrir a imagem dos jovens. Programas, notícias, campanhas maliciosas etc; promovendo a promiscuidade entre os jovens, banalizando aquilo que Deus deixou de mais bonito para nós: o nosso corpo.
Também outro ponto importante é o fato de que muitos pais simplesmente deixam a educação dos seus filhos nas mãos de outras pessoas que muitas vezes não tem carinho nem atenção pelos seus filhos. Agindo assim, os genitores perdem o vínculo afetivo com suas proles. Assim com o passar dos dias essas crianças interiormente se sentirão carentes de apoio paterno e materno, podendo com o tempo tornar-se uma chaga muito ruim e pode até chegar a ser um mal irreparável para a mente delas; afetando todo o seu ser.
Tem mais um fator que pode ser mencionado: o descuido dos senhores genitores em relação às companhias de seus filhos. Muitas vezes levando os jovens a terem uma conduta agressiva e desordenada dos padrões exigidos pela sociedade.
É lógico que existem famílias ajuizadas, levando aos seus jovens uma educação condizente com os padrões exigidos pelas normas da moral e ética cristã.
Nessas famílias, acredito, é que deveriam se espelhar as outras famílias.
Nas famílias ajustadas existe entre os pais e filhos um diálogo, uma meta, um programa valorizando a amizade entre as partes. Não há educação proveitosa sem que as partes não se entendam.
Infelizmente, muitas famílias começam sem que exista nenhum planejamento, simplesmente começam apenas pelo impulso de paixões desordenadas e muitas vezes começam apenas com um relacionamento de uma noite apenas. Isto mancha consideravelmente a instituição mais bonita que o nosso criador Jesus Cristo deixou para o homem: A FAMÍLIA.
Sei também que o problema não é fácil de resolver, mas quando as forças são voltadas para uma mesma direção, então há um horizonte favorável para a melhoria dos problemas gerados pela falta de diálogo entre os mais velhos e os mais novos.
Então basta cultivarmos em nossos semelhantes à centelha divina que há em nós; deixarmos nosso egoísmo de lado e tratarmos os outros como gostaríamos de ser tratados, ensinamentos das religiões sérias do mundo.

Nenhum comentário: