quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Amizade...
Diante de tanta vontade do Ser Humano de viver em grupo, é preciso escolher a melhor forma de se conviver entre eles.
Por diversas razões que não irei me deter, o que decide as formas de convivência é como cada um trata o outro; seja individualmente ou coletivamente.
A melhor delas, acredito, é a de colher de cada um o melhor para si e para o próximo. E, uma das condutas é de criar cada vez mais laços de Amizade, que iremos tratar agora.
Primeiro quero contar algo que me aconteceu quando em 1997, ao ler, na Bíblia, uma passagem que dizia assim: “Amigo fiel é um poderoso refúgio; quem encontrou um Amigo achou um Tesouro.”
Depois de meditar nestas palavras, escrevi em um quadro que não era utilizado pelo meu empregador esta frase: A Amizade é a maior riqueza que alguém pode dar ou receber do seu próximo.
Frase simples sem nenhuma complicação. E, embora, tenha sido escrito foi num ambiente em que não esperava maiores resistência, pois era uma frase de União, tive a rejeição muito forte do meu chefe.
Naquele Tempo estava havendo uma forte reforma na empresa onde trabalhava. Obrigaram-me a apagar a frase e lógico que resisti. Não perdi o emprego por pouco.
Conto isto para dizer que comecei a aprender o sentido da Amizade no meio à rejeição dos outros.
Fui descobrindo que o Mundo era egoísta e mesquinho, contudo descobri pessoas maravilhosas que me ajudaram e muito na caminhada que acabara de seguir.
Antes era totalmente voltado para mim; não culpa inteiramente minha, e, sim de um sistema totalmente individualista sem nenhuma abertura à Amizade que tinha colocado no quadro negro.
Passei muitas vezes. A observar qual era a melhor forma de ser Amigo; li muito e encontrei páginas belíssimas sobre a amizade.
Procurei sentido naquilo que depois do ocorrido pudesse me deixar bem próximo daquilo que chamava de Amizade. Descobri que é mais viável na Amizade haver o equilíbrio entre dar e receber. Que, muitas vezes. uma Amizade torna-se mais forte depois de uma decepção, de algo que não foi entendido.
Sei que na trajetória desses anos, fiz amigos e infelizmente perdi outros. Estou como um aprendiz. A Amizade é algo que não se vê, porém, é algo que deixa marcas profundas no nosso ser.
Não falo aqui das Amizades por interesse. Sei que elas existem, e que podem com o Tempo se tornarem Verdadeiras e também podem nos afastar da racionalidade e se voltar apenas aos nossos instintos mais negativos.
Não sou também alguém que seja doutor em amizade, procuro estuda-la e vivê-la da forma mais Humana e não estou imune a errar nela.
A Amizade é um Tesouro e como tal merece ser descoberto. É como se o Mundo começasse a ter um novo e belo sentido. Novo no sentido de que estamos nos abrindo ao outro e descobrindo um novo jeito de encarar outra realidade. Cada um vê-la do seu modo e a busca como interpreta a sua consciência.
Tenho um grande propósito de nunca querer ganhar nada de ninguém por isso, pois como é dito “Amizade comprada, Amizade roubada”.
A melhor forma de fazer Amigos é sendo a pessoa mesma. Não adianta querer enganar a si mesmo.
Certa vez, obtive de uma pessoa algo que me transformou por dentro. Ela me disse: “Você não é amigo nem de você mesmo”.
Frase indigesta, porém abriu meus olhos para a realidade do outro.
A melhor forma de sermos Amigo, é conduzi-la com prudência e também indo, aos poucos, com cuidado para não sairmos machucados nem machucarmos alguém.
Sei que diante dos acontecimentos refleti algo que me chamou atenção. Hoje, existe muitas empresas nos meios de comunicação envolvidas na questão sobre Amizade.
Não julgo nenhuma delas; apenas cada um vê a Amizade do jeito que lhe convém.
Deixo algo que escrevi a alguns dias: Veja nas coisas que acontecem motivos para colher as boas e podar as ruins.
Outra forma de ver a Amizade é quando lidamos com o comércio. Uma frase que escrevi mais ou menos no período do acontecido diz:  O Segredo nos Negócios é o Sigilo; o Segredo do sucesso na Amizade é o Diálogo.  Ou seja, tanto no Comércio quanto na Amizade valem o Sigilo e o Diálogo.
Estas frases que escrevi até aqui são reminiscências desde o primeiro momento que passei a praticá-la. Tem outras que escreverei depois.
Sei que é muito amplo o que seja Amizade, é um belo aprendizado porque nos torna mais Humanos e nos faz sentir mais abertos em ajudar ao próximo; e, quando fazemos isso ajudamos principalmente a nós mesmos. Shalom!!!


Nenhum comentário: